Globo está empenhada em ser mais inclusiva com participação de mulheres nos eventos esportivos transmitidos pela emissora.
A Copa do Mundo do Catar será importante para a Globo que possui planos para o futebol feminino. Com a participação de mulheres como narradores e comentaristas, a emissora acredita ser uma importante virada de chave para o esporte feminino: o Mundial de feminino de futebol que será sediada na Austrália e na Nova Zelândia em 2023.
Em entrevista ao Notícias da TV, do Uol, Joana Thimoteo, a diretora de eventos esportivos da Globo, fala que a emissora fez esforços para ser inclusiva em todas as áreas esportivas. Um dos principais pontos dessa inclusão está presente na cobertura das transmissões: a escalação de Ana Thaís Matos, como comentarista dos jogos da Seleção Brasileira, e Renata Silveira, que se tornará a primeira mulher narradora de Copa Masculina.
"Esse é um dos compromissos mais importantes do Esporte da Globo nos últimos anos. Investimos em ter mais mulheres, mais negros, mais pessoas LGBTQIA+ na nossa equipe, não só para trazer mais diversidade de ideias e perfis, mas também para que quem esteja do outro lado da tela se identifique e se reconheça. Somos um país plural e queremos falar com todo mundo especialmente em um evento da magnitude da Copa. É a Copa de todos para todos", comenta Joana.
"O aumento do número de mulheres nas transmissões passa diretamente por isso. Temos mulheres ocupando todas as funções nessa cobertura.Estamos investindo também em um maior protagonismo do futebol feminino como um todo, com mais transmissões de competições femininas no SporTV e na TV Globo; 2023 é ano de Copa do Mundo Feminina! E temos certeza de que será um sucesso", torce a executiva.
Além de Ana e Renata, Natália Lara vai narrar no SporTV. Outras mulheres participarão de programas e transmissões esportivas. . "Junto da Renata Mendonça, trouxemos os reforços das jogadoras Formiga, Cristiane e Tamires, que vão dar suas visões em atrações e jogos ao vivo", exemplifica a diretora.
Para 2023, ainda está em estudos quantos jogos a Globo vai transmitir. A intenção é exibir algo além das partidas que a Seleção Brasileira estiver jogando, pois a exibição será nas madrugadas, que será um elemento facilitador. A emissora já exibiu o sorteio dos jogos do grupo da seleção brasileira na Copa Feminina, sendo a primeira vez na história que isso ocorreu.