A emissora decidiu creditar o elenco no encerramento dos capítulos, exibindo os nomes em uma versão compacta de 15 segundos.
A Globo enfrentou uma reclamação formal do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ) devido à ausência da vinheta de abertura na reprise de Tieta, exibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo. A principal queixa do sindicato é a falta de créditos adequados aos profissionais envolvidos na produção original, exibida entre 1989 e 1990.
Embora a emissora não tenha emitido um comunicado oficial, a decisão parece estar ligada à presença de cenas de nudez na vinheta. A atriz Isadora Ribeiro, que estrelou a abertura icônica, opinou sobre o caso em suas redes sociais: "Sou contra censura exagerada, mas posso compreender no caso da abertura de Tieta que a emissora precise seguir as diretrizes e fazer adequações devido à mudança do horário original", afirmou Isadora.
Nesta segunda-feira (16), a Globo fez uma tentativa de contornar a situação. Em 15 segundos no encerramento do capítulo, exibiu os créditos principais, incluindo os nomes do elenco, dos autores e dos diretores. A solução parece uma medida paliativa para atender às reivindicações do sindicato, mesmo sem restaurar a vinheta de abertura original.
Inicialmente, cogitou-se modificar a abertura para cobrir os seios da atriz Isadora Ribeiro, mas a direção artística da Globo optou por não alterar o conteúdo original, preferindo removê-lo completamente.
Baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela é ambientada na fictícia Santana do Agreste e narra a história de Tieta, uma jovem expulsa de casa pelo pai conservador que retorna à cidade, 25 anos depois, rica e bem-sucedida. Sua volta desafia os valores tradicionais do local.
Claudia Ohana interpretou Tieta na fase jovem, e Betty Faria deu vida à personagem na fase adulta.
A reprise de Tieta não tem registrado os índices expressivos de sua antecessora, Alma Gêmea, mas supera a média de Paraíso Tropical.
Apesar da controvérsia envolvendo a abertura, Tieta continua sendo uma novela relevante no catálogo da Globo, com seu sucesso ressoando até hoje pela crítica social e personagens marcantes.