O Planeta TV

Globo: Brasil em dose dupla nos campos de futebol

Emissora transmitirá a Copa do Mundo feminina e Copa América.

por Redação, em 05/06/2019

Galvão e Ana Thaís. Foto: Globo/João Cotta

Se a paixão do brasileiro pela seleção tem uma força capaz de unir gerações, sotaques e gêneros, de aproximar torcedores rivais e de mobilizar o país, imagine a potência desse sentimento quando estimulado em dobro. É que o Esporte da Globo vai mostrar, neste mês, as duas seleções brasileiras em campo. Na França, a equipe feminina, comandada pela craque Marta, busca o inédito título do Campeonato Mundial. Em casa, o time masculino conta com a torcida verde e amarela em cinco cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre) para levantar pela nona vez a taça da Copa América. Um show de futebol, que o torcedor pode acompanhar na Globo, no SporTV ou no Globoesporte.com. 

Copa do Mundo feminina

No dia 9, dois dias depois da cerimônia de abertura, a seleção feminina começa sua caminhada na Copa do Mundo. Pela primeira vez, a Globo transmite a campanha do Brasil, com uma equipe de craques na narração, comentários e reportagem. Galvão Bueno narra a primeira partida, contra a Jamaica, que marca outra estreia: a de Ana Thais Matos como comentarista da Globo, dividindo a função com Caio Ribeiro. Cléber Machado e Luis Roberto fazem os outros jogos do Brasil na primeira fase. Na França, as repórteres de campo nos jogos do Brasil são Carol Barcellos e Lizandra Trindade, enquanto Raphael de Angelis e Guido Nunes acompanham as outras seleções.

Além dos dribles de Marta e Cristiane com a camisa verde e amarela, vai ser possível acompanhar craques dos Estados Unidos, time tricampeão da competição, da bicampeã Alemanha e de outros 21 países no SporTV, que transmite, ao vivo, 49 jogos do torneio (outros três tem transmissão pelo Globoesporte.com). Para essa maratona, estão escalados os narradores Luiz Carlos Jr, Gustavo Villani, Milton Leite, Bruno Fonseca, Daniel Pereira, Eduardo Moreno, Jader Rocha, Jota Jr, Julio Oliveira, e Sergio Arenillas; e os comentaristas Nadja Mauad, Raphael Rezende, André Loffredo, Carlos Eduardo Lino, Grafite, Lédio Carmona, Mauricio Noriega, Paulo Nunes, Sergio Xavier e Wagner Vilaron - uma equipe de peso, que ainda conta com o reforço da rainha das embaixadinhas Milene Domingues, comentarista convidada do SporTV e do Globoesporte.com para a competição. Na Central do Apito, o torcedor ganha toda a experiência de Paulo César Oliveira, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci. 

Bem antes de a bola rolar, o futebol feminino e o Mundial já são atração nas plataformas do Esporte da Globo. O ‘Esporte Espetacular’ exibe uma série sobre a modalidade no país. No ar no próximo domingo, dia 9, o último episódio destaca a seleção atual e a chance derradeira de ver Marta, Cristiane e Formiga na mesma equipe. O ‘Globo Esporte’ prepara para o início de junho um top 5 da Marta, com os cinco lances mais impressionantes da melhor jogadora do mundo. Carol Barcellos prepara três matérias especiais para o ‘Bom Dia Brasil’: sobre a época em que o futebol feminino era proibido no país; sobre Formiga, exemplo de longevidade no futebol e recordista de participações em Copas do Mundo; e sobre a seleção brasileira que vai disputar essa edição do torneio, formada por uma mistura de gerações. Na semana em que a competição tem início, o ‘Encontro com Fátima Bernardes’ exibe perfis das jogadoras Andressa Alves, Tamires, Cristiane, Formiga e Marta. Elas debatem assuntos como diferença salarial, preconceito, machismo, gravidez no esporte e empoderamento feminino. 

Foto: Globo/João Cotta

No SporTV, o ‘SporTV News’ traça, até o início do evento, um panorama sobre país-sede, um mapeamento do histórico da competição e perfis de importantes personagens do Mundial. No ‘Globoesporte.com’, o torcedor encontra um guia da competição, com informações e estatísticas de cada participante, matérias especiais, ilustrações de Mario Alberto e análises sobre o futebol feminino no Brasil e no mundo. 

Copa América

Enquanto as meninas brigam por uma taça inédita do outro lado do oceano, a equipe do técnico Tite conta com o calor da torcida brasileira para superar outros 11 candidatos ao título da Copa América a partir do dia 14 de junho. Globo e Globoesporte.com transmitem todos os jogos do Brasil, com Galvão Bueno, Casagrande e Junior, e outros quatro confrontos (Argentina x Paraguai, Uruguai x Equador e Catar x Argentina, pela primeira fase, e mais um jogo das quartas de final), nas vozes de Cleber Machado, Luis Roberto e Gustavo Villani e com comentários de Caio Ribeiro e Roger Flores. A transmissão é a mesma na Globo e no Globoesporte.com mas, além do conteúdo online exclusivo antes e depois dos jogos, com a equipe de narradores e comentaristas da Globo, o portal ainda oferece uma segunda opção de transmissão nos dias de jogos do Brasil, feita pelos humoristas Caito Mainier, Daniel Furlan, Raul Chequer, Leandro Ramos e David Benincá do ‘Falha de Cobertura’.

O SporTV transmite os 26 jogos do torneio com os narradores Gustavo Villani, Luiz Carlos Junior, Milton Leite e Rogerio Corrêa, e com comentários de Alex Escobar, Junior, Lédio Carmona, Mauricio Noriega, Muricy Ramalho, Paulo Nunes, Raphael Rezende, Ricardinho e Roger Flores. Para completar o time de comentaristas do canal durante a competição, o brasileiro Zé Roberto, campeão da Copa América em 1997 e 1999, participa do ‘Seleção SporTV’, enquanto o uruguaio Lugano e o paraguaio Gamarra falam no ‘Troca de Passes’. Na Central do Apito, Paulo César Oliveira, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci comentam os lances relacionados à arbitragem. 

Desde a apresentação na Granja Comary, em Teresópolis, o Esporte da Globo acompanha cada passo da equipe de Tite. A repórter Julia Guimarães está pela primeira vez no grupo escalado para essa missão, ao lado de Tino Marcos, Eric Faria e André Galindo. Durante a competição, Mauro Naves e Bárbara Coelho se revezam nos flashes ao vivo durante a programação da Globo. E para marcar de perto nossos mais tradicionais rivais, foram convocados Richard de Souza, que vai revelar os segredos do Uruguai, e André Hernan, de olho em cada movimentação da Argentina, do craque Lionel Messi. 

Para esquentar o clima na Globo, o ‘Esporte Espetacular’ exibe, há duas semanas, a série ‘Rivais da América’. Em quatro episódios, o repórter Marcos Uchoa percorre países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, para mostrar as fronteiras do futebol sul-americano. O programa também vai relembrar os títulos da Copa América que o Brasil conquistou em casa, em 1919, 1922, 1949 e 1989. 

No SporTV, os apresentadores Glenda Kozlowski e Fred Ring se revezam para ancorar o ‘Tá Na Área - Especial Copa América’ de estádios da competição nos dias 14, 22, 24, 27 e 28 de junho e 2 e 3 de julho. O ‘Redação SporTV’ apresenta uma edição extra no dia 30 de junho e o ‘SporTV News’, nos dias 22, 23 29 de junho e 6 de julho. Este último também conta com uma série especial sobre lembranças de jogos da seleção nos seis estádios que receberão a competição.


Deixe o seu comentário