"Foi o ápice dele [seu avô] enquanto novelista", reforça o neto de Benedito Ruy Barbosa.
Em coletiva de imprensa virtual para a apresentação de "Renascer", Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, admitiu que após "Pantanal" não queria mais adaptar obras de seu avô. No entanto, foi convencido pela direção da TV Globo: "O Villamarim (José Luiz Villamarim, diretor do núcleo de teledramaturgia da Globo) despampou a garrafinha do cramulhão. Fui provocado pela Globo e não resisti” admitiu.
O dramaturgo explicou que tem uma ligação mais do que especial com o folhetim que narra a saga de José Inocêncio, que no remake será interpretado por Marcos Palmeira: “Renascer é a novela que mais me toca. Eu tinha apenas 5 anos e foi a primeira novela que vi as coisas acontecerem. Meu avô escrevendo e as coisas e os personagens ganhando vida. Tenho essa lembrança muito viva. Acho que meu avô tem dois marcos em sua carreira: Pantanal e Renascer, mas com esta última, foi onde ele conseguiu andar na ponta dos cascos, atingiu o ápice dele enquanto novelista e contador de história, com personagens míticos que entraram no imáginário do público”, argumentou.
Juliana Paes também participou da reunião e enalteceu a sua personagem, que no passado foi defendida por Fernanda Montenegro: “A Jacutinga da Fernanda é um acontecimento e o já foi feito com perfeição não pode ser copiado, refeito, precisa ser reinventado, e acho que é isso que o Bruno pensou quando me entregou essa Jacutinga. O público pode esperar por uma outra mulher e outro tempo, com um outro olhar sobre a vida. A minha Jacutinga pertence muito aos dias de hoje, ela é atual, defende muito a luta das mulheres de nosso tempo”, ressaltou a atriz.
Jacutinga é uma mulher de grande força e sabedoria. Acolhedora, torna-se uma segunda mãe para Maria Santa (Duda Santos) quando a jovem é abandonada à sua porta pelos pais. É ela quem promove o casamento de Santinha e José Inocêncio (Humberto Carrão) em sua casa e realiza o parto dos quatro filhos do casal. Jacutinga tem um carinho especial por Norberto (Matheus Nachtergaele) até o dia que vai embora sem revelar o seu destino.
Humberto Carrão, que faz o protagonista na primeira fase da novela que terá 13 capítulos, comentou que não se preocupou muito com as comparações com a versão anterior: “A gente não fica comparando como foi tal cena e fala pouco sobre isso. Minha relação com Renascer é de muito respeito, admiração, e tomara que a gente chegue perto do que foi", cobiça.
"Renascer" é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Com previsão de 197 capítulos, "Renascer" substituirá "Terra e Paixão" a partir do dia 22 de janeiro de 2024 e ficará no ar até 27 de setembro. O remake terá a missão de manter o crescimento que a sua antecessora tem apresentado, com médias próximas aos 30 pontos de audiência na Grande São Paulo.