O Planeta TV

Entenda qual é o processo por trás da montagem de cenários de novelas

Emissoras brasileiras utilizam truques comuns do cinema global, em muitos casos reaproveitando cenários já finalizados.

por Redação, em 08/07/2024

Créditos: Instagram @marixioficial/iStock

Existem tantas novelas sendo transmitidas nas emissoras brasileiras diariamente que, em algum momento, é comum se perguntar como eles conseguem montar tantos cenários. Os truques envolvidos por trás da ambientação de produções audiovisuais costumam ser os mesmos em qualquer tipo de gravação, então o processo permanece igual para novelas, séries de TV e no cinema, onde se originou grande parte dessas técnicas.

No geral, existem dois tipos de cenários em produções audiovisuais: os fixos e os móveis. Como o nome já entrega, os fixos seriam cenários que não são desmontados após as gravações e, muitas vezes, acabam sendo reutilizados em outras obras com leves adaptações. Já os móveis são os cenários temporários, criados somente para gravar cenas específicas e desmontados logo em seguida para que outros possam tomar seu lugar.

Nem todo cenário fixo fica alocado dentro de um estúdio, apesar de a maioria se tratar de ambientes cinematográficos. Existe a rara exceção de certos espaços serem lugares reais, especialmente quando são residências. Contudo, isso se aplica mais em produções cinematográficas, já que nas novelas quase todo ambiente interno é criado dentro de um estúdio.

De acordo com os Estúdios Globo, maior produtor de novelas do país, cerca de 40% de todos os cenários são fixos e reaproveitados em diversas produções. O objetivo é reduzir custos e otimizar tempo, já que construir novos ambientes é sempre muito trabalhoso. Além disso, a “reciclagem” de cenários também é um ato sustentável, pois economiza diversos recursos utilizados em abundância na criação desses espaços.

Os cenários fixos costumam ser construídos com materiais de maior qualidade, pois são feitos para durar. Já os móveis não possuem tanto cuidado nesse quesito, então muitos elementos são apenas simulados para transmitirem a sensação de serem reais. A madeira é um dos materiais mais utilizados, servindo para imitar cimento, paredes de alvenaria e muito mais. Pisos e revestimentos são comumente adaptados para diferenciar os ambientes de forma mais superficial.

Em ambientes internos, toda a mobília e decoração é real, independentemente do tipo de cenário. Já a simulação de ambientes externos também acontece com muita frequência nos estúdios, em sua maioria em cenários fixos (o que justifica o fato de as ruas serem muito semelhantes). Para criar o efeito de luz do sol, os produtores utilizam vários holofotes posicionados ao redor da cena, criando uma falsa sensação de que os atores estão realmente ao ar livre.


Deixe o seu comentário