O Planeta TV

"Encantado's" ganha novas aventuras em 12 de março, repleta de samba, humor, emoção e participações especiais

Episódios inéditos da série trazem de volta a trupe do mercado e da escola de samba, com novos personagens.

por Redação, em 07/03/2024

Foto: Manoella Mello/Globo

 Abram alas, que a turma de ‘Encantado’s’ quer passar! É isso mesmo, para quem estava com saudade dos personagens do supermercado que à noite se transforma em uma vibrante quadra de escola de samba, a série de humor Original Globoplay ganha novas aventuras em 12 de março, repleta de samba, humor, emoção e participações especiais. Os 12 episódios inéditos estreiam juntos no Globoplay, com novos personagens e tramas que prometem agitar a história. Na segunda temporada, da série criada por Renata Andrade e Thais Pontes, com redação final de Antonio Prata e Chico Mattoso e direção artística de Henrique Sauer, também tem novidade no time de roteiristas, com a entrada de Hela Santana. Então, pode anotar na agenda e se preparar: vem maratona de confusões hilárias por aí.

Na primeira temporada, o público conheceu a magia do mercado Encantado’s e da agremiação Joia do Encantado, que dividem o mesmo espaço no estabelecimento da família Ponza, em uma mistura de personagens apaixonados por ambos. De dia, é Olímpia (Vilma Melo) quem administra o comércio, sucesso entre os moradores do bairro, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. “Não tenho dúvida de que o sonho da Olímpia não é só pagar as dívidas, mas transformar o Encantado’s’ na maior rede de supermercados do país. São as trapalhadas que a tornam divertida”, descreve Vilma Melo. Quando anoitece, é hora de arrastar as prateleiras e abrir espaço para o samba, a maior inspiração na vida de Eraldo (Luis Miranda). E é encarando as adversidades e levando o dia a dia com leveza que esses irmãos mantêm a união para tocar os negócios herdados pelo pai, Geraldo Ponza, também interpretado por Luis Miranda.

Depois de o desfile apoteótico que emocionou a avenida, Olímpia, Eraldo e toda a turma enfrentam novos desafios nos capítulos que desembarcam no Globoplay. Se a disputa entre os irmãos foi a base para a primeira temporada, agora, sem deixar de lado os conflitos da dupla, que passa pela sobrevivência dos seus empreendimentos para contornar os resultados negativos dos investimentos frustrados que fizeram, as relações familiares ganham diferentes camadas e histórias dos personagens que vivem no entorno dos protagonistas são aprofundadas. “Temos uma mistura e uma dinâmica maior entre os personagens. São mais participações e convidados, e uma aventura que percorre para além da trilha de Eraldo e Olímpia, mostrando a comunidade a partir dos olhares dos outros. Mas, com certeza, temos um Eraldo sempre na luta de promover o melhor”, analisa Luis Miranda.

Mergulhando nas novidades da temporada, no mercado, Maria Augusta (Evelyn Castro), influencer digital e mulher de Eraldo, salva o Encantado’s da falência e se autoproclama como gerente, sendo mais um problema para a cunhada, Olímpia. “Definimos que falaríamos sobre uma das mazelas do Carnaval, principalmente o da série D. Então, temos dois pontos de partida na nova temporada: no Carnaval, a falta de engajamento da comunidade, e, no mercado, uma sobrecarga da Olímpia”, explica a criadora e roteirista Thais Pontes. Já no bairro, a vilã da vez é Dalva (Eliane Giardini), que ocupa o lugar de Madurão (Tony Ramos), com objetivos que vão muito além da mera compra do terreno dos Ponza. Após ter aprontado com Eraldo e quase levado a Joia do Encantado ao rebaixamento no último episódio da primeira temporada, Madurão (Tony Ramos) é rechaçado por Marlene Ponza (Dhu Moraes). A matriarca da família não aceita as desculpas do bicheiro, que acaba ridicularizado pela comunidade. Mas antes de ser enviado para um ponto menor, o mandachuva consegue articular sobre quem o substituirá na contravenção: entra em cena Dalva, personagem de Eliane Giardini. A princípio, a chegada da mãe de Ceroto (Leandro Ramos) parece trazer alívio para a família Encantado’s, mas as aparências enganam, não é mesmo? “A Eliane chegou de forma brilhante. A Dalva é ainda pior do que Madurão na minha leitura, porque ele tem um objetivo comercial muito claro. Ela é muito mais passional, toca em questões que atingem outras pessoas além dos irmãos. Ela conseguirá ser manipuladora, maquiavélica e, ao mesmo tempo, não parecer isso”, comenta Renata Andrade, criadora e roteirista.

Foto: Manoella Mello/Globo

A série fala de afetos, relações, superação. E, desta vez, para além do núcleo familiar dos Ponza, a cada episódio ficam evidentes um pouco mais das relações e características das figuras que compõem tanto o supermercado como a Joia do Encantado. Com um elenco primoroso, o caminho para a expansão desses personagens foi algo natural para os autores e celebrado pelo diretor artístico Henrique Sauer. “Temos uma escalada na relação da Melissa (Ramille) com a Ponza (Dhu Moraes) e uma nova relação da Melissa com Pedro (Dhonata Augusto); a próxima etapa da relação do Flash (Digão Ribeiro) com Pandora (Dandara Mariana). Já na relação dos irmãos, o cabo de guerra entre os dois dá lugar ao fato de eles estarem lidando com outra informação nova, que é a ascensão da Maria Augusta. Tem a relação de Eraldo e Leozinho (Augusto Madeira) que estremece em um dado momento”, enumera.

Os roteiristas e redatores finais contam ainda que investiram na ousadia e nas situações surreais, dentro do humor característico de ‘Encantado’s’. Chico Mattoso pontua que o público pode esperar mais e melhores confusões, sem perder o traço de ternura que marca a série e a relação dos dois irmãos: “É uma temporada que testa até o limite os laços que unem os nossos protagonistas”. Para Antonio Prata, esse novo momento dá o tom às questões de Olímpia e Eraldo. “Agora eles estão, como eles mesmos dizem, desaplaudidos. Apesar de eles terem empolgado a galera com um desfile sem fantasia, sem alegoria, com tudo improvisado na hora, e não terem caído, eles estão mal. A questão do Eraldo é trazer a comunidade de volta, levar as pessoas para a escola de samba. E a Olímpia, além de lidar com as loucuras do Eraldo, tem que lidar com as loucuras da nova gerente sem noção, a Maria Augusta, que acha que entende de trabalhar com o consumidor, porque é influencer, embora não influencie ninguém”, detalha.

A segunda temporada de ‘Encantado’s’ reúne ainda em seu elenco Neusa Borges, Luellem de Castro, Ludmillah Anjos, João Côrtes, Romeu Evaristo, Lidiane Ribeiro, além de participações especiais. Criada por Renata Andrade e Thais Pontes, é escrita por elas em parceria com Antonio Prata, Chico Mattoso e Hela Santana, com redação final de Antonio Prata e Chico Mattoso. A série tem direção artística de Henrique Sauer e direção de Nathalia Warth e Naína de Paula. A produção é de Bruna Ferreira, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.


Deixe o seu comentário