Tião e sua família passam a morar na fazenda do coronel e nem imaginam o que o destino lhes reserva.
Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) conseguem convencer Dona Patroa (Camila Morgado) e Egídio (Vladimir Brichta) a acolherem Tião (Irandhir Santos) e sua família na fazenda. Entretanto, a história toma um rumo tenso quando Egídio, ao conhecer a esposa de Tião, fica obcecado por ela.
Com segundas intenções, Egídio decide mostrar suas terras para Tião, revelando-lhe que recentemente reassumiu o controle da propriedade que pertencera a seu pai por muitos anos.
Fascinado com a vastidão das terras, Tião ouve atentamente enquanto o coronel expõe a dificuldade de contratar mão de obra formalmente registrada.
"Não consigo empregar tanta gente com carteira assinada, entende?" explica o coronel.
"Entendo, sinhô", responde Tião, visivelmente desconfortável com a terminologia.
Surpreso, Egídio questiona se Tião sabe o que é "carteira assinada".
"Não sei, sinhô", responde Tião, humilde.
Aproveitando-se da situação, Egídio propõe a Tião um tipo de contrato, no qual o catador de caranguejos receberia uma parte das terras do coronel.
"Eu forneço a terra, e você, o trabalho... dividimos os lucros ao meio. [...] Você terá direito a uma parcela de terra para cultivar no seu tempo livre, além da casa. No entanto, terá suas responsabilidades aqui na fazenda, como todos os outros", explica Egídio.
Tião, agradecido pela suposta generosidade, promete dedicar-se integralmente ao trabalho na fazenda.
"É tudo que peço, Tião: que você demonstre seu valor aqui... no trabalho!" conclui Egídio, com um sorriso astuto.
"Renascer" é uma novela reescrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Com uma previsão de 197 capítulos, o remake permanecerá no ar até 27 de setembro, sendo exibido de segunda a sábado após o "Jornal Nacional".