O Planeta TV

Em Ilhéus, Marcos Palmeira, Theresa Fonseca e Juan Paiva gravam as primeiras cenas de "Renascer"

A releitura da novela tem estreia prevista para o dia 22 de janeiro de 2024.

por Redação, em 29/10/2023

Foto: Fábio Rocha/TV Globo/Divulgação

Marcos Palmeira, Theresa Fonseca e Juan Paiva passaram cerca de três semanas em Ilhéus, na Bahia, gravando as primeiras cenas de "Renascer". Eles foram fotografados em meio a fazendas de cacau, ambiente que será reproduzido na cidade cenográfica dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. 

Marcos Palmeira participou da versão original, na pele de João Pedro, que agora será interpretado por Juan Paiva. Com um facão pendurado na cintura, Palmeira dará vida a um papel que desejou na juventude:

Lembro-me como se fosse hoje. Numa das gravações de “Renascer” (em 1993), virei para o diretor Luiz Fernando Carvalho e falei: “Será que quando eu tiver 60 anos vou fazer um coronel numa das novelas de Benedito Ruy Barbosa?” Ficava olhando Antonio Fagundes, José Wilker, Raul Cortez e Tarcisão (Meira) interpretando grandes fazendeiros... E eu tinha o desejo de fazer o mesmo — rememora.

30 anos depois, Palmeira é convidado para um papel parecido com aquele tipo que tanto cobiçou: o fazendeiro José Inocêncio.

Theresa Fonseca ficou com um dos papéis mais aguardados (e complexos). A jovem atriz  dará vida a Mariana, heroína ambígua que busca se vingar de José Inocêncio, mas acaba se enamorando por ele e pelo filho.

A parte central da história — adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa — gira em torno da relação atabalhoada entre José Inocêncio (interpretado por Humberto Carrão na primeira fase desta nova versão) e os quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva), o caçula. Com este último, Inocêncio, dono de uma fazenda de cacau na Bahia, desenvolverá um profundo rancor depois de perder a mulher, Maria Santa (Duda Santos), no parto. As intrigas ganham força após o patriarca se casar com Mariana (Theresa Fonseca), moça muito mais jovem do que o fazendeiro e também ex-namorada de... João Pedro. 

"Renascer" será ambientada na atualidade. Símbolo de virilidade, Zé Inocêncio — que em 1993 aparecia vestido com colete de botão e sapato de couro — surge agora com camiseta de algodão e bota de plástico, igual a qualquer peão da roça. 

O elenco da releitura é ainda composto por Antonio Calloni, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Irandhir Santos, Enrique Diaz, Jackson Antunes, Adanilo, Matheus Nachtergaele, Fabio Lago, Maria Fernanda Cândido, Samantha Jones, Chico Diaz, Breno da Matta, Edvana Carvalho, Rodrigo Simas, Marcello Melo Jr, Renan Monteiro, Xamã, Sophie Charlotte, Gabriela Medeiros, Juliane Araujo, Ana Cecilia Costa, Livia Silva, Julia Lemos, Almir Sater, Quitéria Kelly, Belize Pombal, Evaldo Macarrão, Mell Muzzillo, Uiliana Lima, Pedro Neschling, Flávia Barros, entre outros. 

"Renascer" é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 


Deixe o seu comentário