O Planeta TV

Em edição especial, "Altas Horas" conta a história da banda Titãs

Integrantes que se conheceram no colégio, entre os anos 1970 e 1980, reencontram amigos e professores da época e recordam passagens do início da banda

por Redação, em 22/09/2023

Foto: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Já é conhecida a reunião dos integrantes originais da banda Titãs neste ano, especificamente para uma turnê que vem agitando os fãs de todo o país com a possibilidade de vê-los juntos novamente no palco. Agora, o que nem todo mundo sabe, é que Serginho Groisman acompanhou o surgimento do grupo quando coordenou, entre os anos 1970 e 1980, a área cultural do colégio em São Paulo onde os integrantes se conheceram. Neste sábado, dia 23, o Altas Horas faz uma viagem no tempo ao recordar histórias daquela época numa edição dedicada aos Titãs.

Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belloto ocupam o palco Milton Nascimento, e são surpreendidos por uma plateia com convidados especiais. Entre eles familiares, amigos do tempo da escola - como a atriz Ciça Meirelles e o cineasta Cao Hamburger -, pessoas que são parte da história da banda, como o fotógrafo Dimitri Lee, responsável pela capa do primeiro álbum, e músicos, como Fernando Salem, Supla e Dé Palmeira. E, ainda, a enriquecedora presença de alguns ex-professores que viram de perto surgirem composições e a parceria entre os amigos se entender para a musical, e por isso compartilham curiosas histórias dos integrantes como estudantes.

Charles Gavin e Tony Belotto são exceções por não terem estudado no mesmo colégio dos demais integrantes, mas eram próximos dos alunos e das atividades culturais propostas pela escola. Juntos, relembram a convivência daqueles anos, como o início dos Titãs, o quanto escreviam e transformavam textos em composições, além dos primeiros ensaios. “Antes de ser Titãs a gente já compunha junto. ‘Bichos Escrotos’, por exemplo, escrevemos antes de termos a banda. Na verdade, formamos a banda para mostrar as composições que a gente já fazia, nunca fomos instrumentistas”, revela Arnaldo Antunes.

Altas Horas é ainda o único programa de TV em que os músicos aparecem apresentando canções ao vivo. Com participação de Liminha, responsável pela produção de uma série de álbuns da banda, mostram “Sonífera Ilha”, “Marvin”, “Epitáfio”, “Cabeça Dinossauro” e “Bichos”. A edição dedica ainda homenagem a Marcelo Fromer, ex-integrante falecido em 2001. Alice Fromer, filha de Marcelo, se une aos artistas na apresentação da música “Toda Cor”.

Altas Horas tem apresentação de Serginho Groisman, direção geral de Serginho Groisman e Adriano Ricco, e vai ao ar aos sábados depois de Terra e Paixão.


Deixe o seu comentário