O Planeta TV

"É pra quem gosta de novela!", diz diretor sobre "Verão 90"

O profissional fala sobre a ambientação da época e entrosamento com o elenco.

por Redação, em 19/01/2019
Publicidade

Foto: Globo/Paulo Belote

Tá chegando a hora! Faltam só dez dias para a estreia de Verão 90, a próxima novela das sete da TV Globo. Para ir esquentando os tamborins, Jorge Fernando contou ao Gshow, portal de Entretenimento da Globo, a história por trás da história que começa a ser contada dia 29/01. Diretor artístico e codiretor geral da trama, ele adiantou que vai ter de tudo e que o público pode esperar uma novela, ágil, clara e solar: "Quem é bom, é bom, e quem não tem caráter, não tem... É pra quem gosta de novela!", avisou o diretor.

Apesar de começar nos anos 80, logo no início de Verão 90 acontece uma passagem de tempo e a trama avança para 1990. Por isso, Jorge Fernando e a equipe encaram o desafio de trazer essa década que marcou época para a atualidade.

“É saber que tudo em volta não existe mais e você tem que criar uma atmosfera pra manter esse clima e gravar com segurança e praticidade na cidade cenográfica”, comentou o diretor.

O entrosamento entre o elenco ficou evidente no lançamento da novela, em que os atores apresentaram um flashmob. O diretor explicou que essa harmonia entre eles foi conquistada com as aulas de dança que fizeram na preparação: "Como eu comecei a trabalhar só com seis atores nas viagens, botei o resto do elenco todo dançando junto. Eles tiveram aula de vários ritmos, de lambada a James Brown, e isso criou uma liga bem legal. Cada ator vem com um tom e precisa ter a sua grife (vitrine) dentro da trama".

O diretor orientando Humberto Martins e Dira Paes. Foto: Divulgação/TV Globo

Essa novela marca o retorno de Jorginho, como carinhosamente costuma ser chamado pelos colegas, ao trabalho. Ele sofreu um AVC em janeiro de 2017 e após o período de recuperação está de volta. O diretor acredita que o tempo que passou hospitalizado lhe despertou um novo olhar para a TV.

"Eu nunca vi televisão como eu vi nessa época do hospital. E igual a mim acho que tem milhões de pessoas passando por isso; agora e na hora que a novela estrear... eu não pensava nesse público (...) É legal falar disso.", confessou.

Verão 90, escrita por Paula Amaral e Izabel de Oliveira, estreia em 29/01 e tem colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão e Luciane Reis, direção artística de Jorge Fernando, direção geral de Jorge Fernando e Marcelo Zambelli e direção de Ana Paula Guimarães e Diego Morais.


Deixe o seu comentário


Publicidade


Comentários (3) Postar Comentário

Ana Paula comentou:

O fã clube Natalia do Vale de Niterói gostaria muito de ver nossa grande atriz nesta novela. Ela poderia aparecer em Verão 90 assistindo ela mesma como a Débora de “Olho no Olho”, novela de 1993. Hoje ela tá mais linda, poderiam borrar a imagem da novela daquela época para valorizar mais ela atualmente.

doly comentou:

Espero que essa novela tenha sucesso,porque antes de começar a globo faz o maior expectativa como se fosse um grande sucesso,no decorrer do tempo decola,vocês deveriam perceber que o telespectadores não engolem qualquer historinha,não é como vocês querem e sim o que o público gostam,porque a tb vivem de audiência.

Mario comentou:

é a alegria das novelas. Não gosto das novelas do sílvio sem ele, olha
o que foram rainha da sucata e próxima vítima com ele, e as outras das nove,
sem ele.


Publicidade

Veja também

Publicidade