Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa salvou dezenas de judeus, contrariando as regras impostas.
Mário Teixeira já está envolvido em seu próximo trabalho na Globo. Depois de assumir Liberdade Liberdade com a saída de Márcia Prates, o autor prepara uma minissérie baseada na vida de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), brasileira envolvida no salvamento de judeus dos nazistas.
Aracy, que foi a segunda mulher do escritor Guimarães Rosa, era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo (Alemanha), nos anos 1930. A brasileira chefiava a seção de passaportes e, por iniciativa própria, salvou a vida de dezenas de judeus, que com sua intervenção conseguiram emigrar para o Brasil, fugindo da perseguição nazista.
Aracy, evidentemente, corria riscos, já que contrariava o Itamaraty, durante o Governo Getúlio Vargas. Os consulados na Alemanha eram instruídos a não conceder vistos de entrada para judeus.
Mario Teixeira vai focar no heróismo de Aracy. A minissérie tem título provisório de Aracy: o Anjo de Hamburgo. Jayme Monjardim é o diretor escolhido pela Globo para esta minissérie.
As informações são de Flávio Ricco.