O Planeta TV

Depois de Liberdade Liberdade, Mário Teixeira prepara minisssérie sobre nazismo

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa salvou dezenas de judeus, contrariando as regras impostas.

por Redação, em 04/09/2016

Foto: Luciana Whitaker/Folhapress

Mário Teixeira já está envolvido em seu próximo trabalho na Globo. Depois de assumir Liberdade Liberdade com a saída de Márcia Prates, o autor prepara uma minissérie baseada na vida de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), brasileira envolvida no salvamento de judeus dos nazistas. 

Aracy, que foi a segunda mulher do escritor Guimarães Rosa, era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo (Alemanha), nos anos 1930. A brasileira chefiava a seção de passaportes e, por iniciativa própria, salvou a vida de dezenas de judeus, que com sua intervenção conseguiram emigrar para o Brasil, fugindo da perseguição nazista.

Aracy, evidentemente, corria riscos, já que contrariava o Itamaraty, durante o Governo Getúlio Vargas. Os consulados na Alemanha eram instruídos a não conceder vistos de entrada para judeus.

Mario Teixeira vai focar no heróismo de Aracy. A minissérie tem título provisório de  Aracy: o Anjo de Hamburgo. Jayme Monjardim é o diretor escolhido pela Globo para esta minissérie.

As informações são de Flávio Ricco.


Deixe o seu comentário