O Planeta TV

Conheça Tião Galinha, personagem de Irandhir Santos em "Renascer"

O catador de caranguejos consegue um emprego na fazenda de Egídio (Vladimir Brichta).

por Redação, em 19/02/2024

Foto: Globo/ Leo Rosário

Aqui está a primeira imagem de Irandhir Santos em "Renascer", no papel de Tião Galinha, originalmente interpretado por Osmar Prado na primeira versão da novela. Tião é um catador de caranguejos, casado com Joana (Alice Carvalho), e nutre o sonho de alcançar melhores condições de vida.

Na trama, após receber ajuda do padre Santo (Chico Diaz) e do pastor Lívio (Breno da Matta), Tião consegue um emprego na fazenda de Egídio (Vladimir Brichta), porém, enfrentará condições de trabalho extremamente exploratórias. A história promete explorar as nuances do personagem, destacando os desafios e aspirações que permeiam sua jornada na trama de "Renascer".

Tião, impulsionado pelo desejo de transformar sua realidade, torna-se obcecado pela história do "cramulhão" na garrafa de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Após uma conversa com o coronel, ele adota um comportamento peculiar, passando a carregar uma galinha debaixo dos braços para cima e para baixo, acreditando que isso protegerá a ave que chocará o ovo, concedendo-lhe o tão almejado "diabinho".

Tião Galinha e Joana e a vida no mangue

Quem também aparece pela primeira vez na trama é Tião (Irandhir Santos), um homem que está no mangue tentando pegar um caranguejo. Com um bichinho nas mãos, ele avisa:

"Ah... agora ocê num me escapa... Ai, mas num me escapa e é de jeitcho ninhum! Se escapá eu num me chamo..."

Foto: Divulgação/TV Globo

Mas não é que o caranguejo escapa?

"Mai ôtra veiz?!", Reclama Tião.

Depois de um dia de trabalho, Tião caminha até a vila, onde fica o seu casebre. Lá, ele encontra Joana (Alice Carvalho) e seus dois filhos. Uma das crianças lamenta que a família esteja passando fome, mas Joana o recrimina. Tião sente o baque e diz:

"Que vida é essa que tâmo dâno a esses minino?"

"A mêma vida que Deus deu pra nóis", responde Joana.

"Foi Deus quem deu essa vida ou fômo nóis que num tevêmo corage de pedir ôtra mió?", questiona o catador de caranguejos.

Os dois começam a debater sobre o assunto, até que Tião abandona o almoço e volta para o mangue, para espanto de Joana. Lá, ele tem uma conversa com ele mesmo:

"Qué que eu fiz pra merecê uma vida como essa, meu Pai do céu? Qué que feiz meus minino pra tê que arrastá a mêma sina qui eu? Diz pra eu, diz... diz..."

Joana chega e Tião conta a sua decisão: ele quer ir embora em busca de uma vida melhor. E diz que vai com ou sem ela.

"Renascer" é uma novela reescrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.  


Deixe o seu comentário