O ator viverá o libanês na primeira fase da novela, passando o bastão para o pai, Almir Sater, na segunda fase.
"Turco não, libanês!". Essa frase era repetida constantemente por Rachid, personagem que marcou a primeira versão de Renascer, em 1993. Vivido na época pelo saudoso Luís Carlos Arutim, o mascate aparecia logo no primeiro capítulo da novela para salvar a vida de José Inocêncio, protagonista da trama. Na primeira versão, o "coronelzinho" foi vivido por Leonardo Vieira.
Diferentemente de Luís Carlos, que ficou com o personagem nas duas fases da trama, o Rachid da nova versão ficará com dois atores: Gabriel Sater e Almir Sater, pai e filho na vida real. Na história escrita por Bruno Luperi, e que estreia em janeiro de 2024, Rachid continuará sendo o anjo da guarda do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão). É o libanês quem costura sua pele de volta ao corpo e o salva da primeira e mais impressionante tocaia que Inocêncio sofrerá ao longo de sua trajetória.
Na versão original, toda vez que era chamado de "turco", Rachid fazia questão de corrigir, dizendo: ‘Turco não. Nós é libanês!’. O jargão marcou o personagem na exibição da novela em 1993. Sempre vivo nas lembranças e nos "causos’ contados por José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), Rachid surpreende ao voltar a Ilhéus muitos anos depois e confirmar a história do "coronelzinho", que sobreviveu depois de ter a pele costurada.
Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A previsão de estreia é no dia 22 de janeiro de 2024.