O Planeta TV

Comida e Cultura: Rita Lobo é a convidada do "Conversa com Bial"

Pedro Bial também recebe o cineasta Fernando Grostein Andrade, outro amante da cozinha.

por Redação, em 01/11/2019

Foto: TV Globo/Divulgação

Para a convidada de hoje, cozinhar é como ler e escrever: todos deveriam saber. Rita Lobo é hóspede do "Conversa com Bial" desta quinta-feira, dia 31, para contar como é ser porta-voz da comida de verdade e falar sobre sua missão de levar as pessoas para a cozinha, desmistificando a ideia de que apenas os grandes chefes podem preparar boas refeições. Ainda durante o programa, Pedro Bial chama o cineasta Fernando Grostein Andrade, também um grande entusiasta da gastronomia.

Rita Lobo começou a carreira como modelo, mas hoje assume o papel de chef, empresária, apresentadora de TV e escritora. Conhecida como a guru da culinária prática, a paulista começou a escrever sobre comida em 1995, mas foi em 2000 que passou a ser conhecida pelo grande público, quando lançou o primeiro site de receitas testadas exclusivamente para a internet brasileira, o Panelinha. Defensora das refeições feitas em casa, Rita fala abertamente: “É importante as pessoas entenderem que precisam fazer comida em casa. Cozinhar é a única ferramenta que temos para combater esse sistema que privilegia os alimentos ultra processados. Sabemos que eles estão ligados ao problema da obesidade e doenças correlacionadas ao sobrepeso. ”

O discurso da convidada vai além do alimento como fonte de energia e necessidade fisiológica. Para Rita Lobo, cozinhar é um gesto de amor: “Eu acho que a comida tem tudo a ver com a forma como é preparada. Você percebe quando alguém cozinha com pressa ou raiva. Eu acho que é um gesto de afeto”. Sobre a correria do dia a dia e a escolha das pessoas de comer alimentos prontos, ela tem certeza: “Ao abrir mão de preparar a própria refeição, estamos abrindo mão da nossa humanidade. Digo isso porque a mesa não é só o lugar onde alimentamos o corpo, alimentamos nossa alma, nosso coração e nossas relações.”

Também para falar de comida, mas em outro contexto, o cineasta Fernando Grointein Andrade sobe ao palco do programa para dividir a conversa com Rita Lobo. Ele admite gostar muito de cozinhar e afirma que o ato tem tudo a ver com demonstrar amor e afeto. Não à toa, o cineasta conta a Pedro Bial sobre a escolha de levar essa paixão também para o seu trabalho, ao escrever e dirigir o filme “Abe”, lançado no começo do ano, com Seu Jorge no elenco: “O filme demorou 13 anos para ser feito e traz a história de um jovem, aprendiz de um chefe de cozinha brasileiro, que ama a gastronomia e tenta usar desse artifício para manter sua família unida.”

"Conversa com Bial" vai ao ar depois do "Jornal da Globo".


Deixe o seu comentário