O Planeta TV

Com estreia confirmada para o dia 26, Globo lança Carcereiros em São Paulo

Série é estrelada por Rodrigo Lombardi.

por Redação, em 07/04/2018

Foto: Divulgação/TV Globo

Na recepção, já era possível identificar que chegavam a um lugar diferente. Carcereiros reais recebiam os convidados do evento de lançamento da nova série da Globo, Carcereiros, que estreia no dia 26 de abril. Ao entrar no galpão localizado no bairro da Quarta Parada, em São Paulo, jornalistas, elenco, autores e diretores da obra puderam conhecer as instalações dos presídios cenográficos construídos no local para a segunda temporada. Série vencedora do Grande Prêmio do Júri do Mip Drama, em Cannes, no ano passado, Carcereiros chega à TV com 15 episódios, sendo três inéditos além dos doze já disponíveis no Globoplay. 

Todos assistiram, juntos, a um clipe com cenas que mostram toda a tensão e o drama que cercam a vida de Adriano (Rodrigo Lombardi). Para o protagonista, Carcereiros está entre seus melhores trabalhos. “Estar na penitenciária é a experiência máxima de onde o ser humano pode ir. Ali ele chega ao seu limite. Ao assistir às cenas, você se coloca no lugar do personagem e se questiona se faria ou se poderia fazer diferente”, analisa. 

Além de seu trabalho de preparação de elenco, o diretor-geral José Eduardo Belmonte teve o apoio de pessoas que conhecem bem a rotina carcerária para dar mais veracidade ao trabalho. “Foi muito importante contar com as experiências dos carcereiros reais, que nos deram consultoria na preparação e no set”. Envolvido desde o início no projeto, Fernando Grostein, da Spray Filmes, assina a direção de episódios ao lado de Belmonte e tem uma ligação de anos com a temática. “Eu já conhecia esse universo e até ajudei a reativar um grupo de teatro criado por agentes penitenciários na Desembargador Adriano Marrey. Fiz um filme com os atores desse grupo e depois surgiu a oportunidade de fazer um documentário a partir do livro do Drauzio Varella”, explica.

A experiência conquistada com os anos de vida – e de carreira – não foram suficientes para preparar Tony Tornado para esse trabalho. “O Fernando Grostein, um dos nossos diretores, apesar de ser muito jovem, tem toda uma convivência dentro dos presídios. Então, ele me ajudou muito até, acredite, a ter coragem de entrar em um presídio, que é muito difícil para mim”, conta o veterano. O ator Ailton Graça concorda que gravar dentro do presídio trouxe muita realidade e até uma certa tensão ao set. “Gravar uma série em um lugar como esse é sempre difícil. É difícil para mim, como artista, encontrar os momentos de respiro – quando digo respiro, é para tentar arrancar um riso, ou a ternura dentro de um sistema que é criado para oprimir”. 

Foto: Divulgação/Globo

Othon Bastos já fez diversos papeis ao longo da carreira, mas encara esta produção como algo especial. “Tudo o que fizemos nesta série foi com muita dignidade. O Tibério diz: ‘A única coisa que dei ao meu filho foi a ética e a moral. Quando ele erra, caio em cima dele’”, relembra. O núcleo familiar do carcereiro Adriano tem a presença marcante da atriz Mariana Nunes, que interpreta sua esposa, Janaína. “A Janaína faz parte de um outro lado da vida do Adriano, mas sofre as consequências desse trabalho dele. Ela entende o que ele passa, mas tem as necessidades próprias também. E cobra que ele esteja junto, um apoiando o outro, como qualquer casal”, resume.

No final da coletiva, a imprensa foi convidada a fazer um tour pelas instalações da carceragem cenográfica, acompanhados tanto pelos carcereiros reais como por ex-detentos que, atualmente, fazem parte do grupo de teatro Do Lado de Cá, da penitenciária Desembargador Alexandre Marrey, de Guarulhos.

Carcereiros é uma série assinada por Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho, escrita com Marcelo Starobinas, livremente inspirada na obra de Drauzio Varella. Coprodução da Globo com a Gullane e a Spray Filmes com direção-geral de José Eduardo Belmonte e direção de episódios de Belmonte e Fernando Grostein. Além de Rodrigo Lombardi, Othon Bastos, Mariana Nunes, Aílton Graça e Tony Tornado, a série conta com Giovanna Ríspoli, Lourinelson Vladmir, Jean Amorim e Nani de Oliveira e tem participações especiais de Chico Diaz, Matheus Nachtergaele, Projota, Letícia Sabatella, Carol Castro, Caco Ciocler, Gabriel Leone, Samantha Schmutz, entre outros.


Deixe o seu comentário