O Planeta TV

Coletiva de "Cine Holliúdy" reúne elenco, autores e diretores

A série estreia no dia 07 de maio, depois de "O Sétimo Guardião".

por Redação, em 30/04/2019

Foto: TV Globo/Estevam Avellar

Um remanescente dos tempos de glória do cinema de rua, o Roxy Copacabana, reconhecido como marco referencial na cultura cinematográfica do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para o lançamento da série ‘Cine Holliúdy’, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, e que tem justamente como argumento o embate entre a sétima arte e a chegada da TV na cidade fictícia de Pitombas, no Ceará, nos anos 1970. O evento reuniu elenco, autores, diretores e convidados em uma verdadeira sessão de cinema - com pipoca, como manda o ritual - para assistir com exclusividade ao primeiro episódio da série, que estreia dia 07 de maio na Globo.

Pelos corredores, o burburinho das falas rápidas e do sotaque inconfundível apontavam que parte da turma veio de longe. Foi o caso do criador do longa ‘Cine Holliúdy’ e diretor na série, o cearense Halder Gomes. “A gente quis imprimir essa pulsação para que o nordestino se sentisse presente na série. Os autores foram brilhantes em retratar esse universo, preservando o sabor do Nordeste e brincando com os gêneros de cinema. O resultado é uma pluralidade incrível”, comemora Halder, que faz sua estreia na TV. 

Patrícia Pedrosa, que assina a direção artística da série, também ressaltou a mistura entre o elenco que já havia participado do filme com os atores convidados para a série. “Tínhamos o desafio de juntar esses dois grupos. Trabalhamos três semanas direto nessa preparação e tivemos uma excelente afinação entre eles”, conta. “Esse casamento foi fundamental. O grupo ficou muito unido”, emendou o roteirista Cláudio Paiva, que faz a supervisão de ‘Cine Holliúdy’.

Frank Menezes, Solange Teixeira, Haroldo Guimarães e Carri Costa, Facão e Solange Teixeira. Foto: TV Globo

O lançamento da série foi também uma grande festa para o elenco, que se reencontrou mais de um ano depois do final das gravações. Edmilson Filho, que interpreta o protagonista Francisgleydisson, veio especialmente da Califórnia, onde mora com a família, para prestigiar o evento. “É muito interessante fazermos esse lançamento justamente em um cinema de rua. A série fala desse embate entre TV e cinema nos anos 1970, e hoje, 40 anos depois, sabemos que não só o cinema sobreviveu como coexiste com a TV e muitas outras plataformas”, disse Edmilson. Matheus Naschtergaele, que vive o prefeito Olegário, concorda. “‘Cine Holliúdy’ é a junção do cinema brasileiro mais profundo e puro com a melhor televisão que podemos fazer hoje no Brasil. É uma série para a gente se divertir neste mundo que está tão difícil”.

A atriz Heloísa Périssé lembra com carinho dos meses de convivência com elenco e equipe na pequena Areias, no interior de São Paulo, que serviu de cenário para a série. “Foram três meses muito intensos, a gente se mudou para Areias, e Areias virou a nossa Pitombas. Toda a população da cidade viveu com a gente essa fantasia, acompanhando e participando das gravações. Foram momentos especiais”, recorda.

‘Cine Holliúdy’ é uma série de Marcio Wilson e Claudio Paiva, baseada no longa-metragem homônimo escrito e dirigido por Halder Golmes. A direção artística é de Patricia Pedrosa e a direção de Halder Gomes e Renata Porto D’Ave. A série estreia no dia 07 de maio, depois de ‘O Sétimo Guardião’, e será disponibilizada na íntegra para os assinantes do Globoplay amanhã, dia 30 de abril. A obra conta com participações especiais de Ney Latorraca, Chico Diaz, Miguel Falabella, Ingrid Guimarães, Falcão, Tonico Pereira, Bruno Garcia, Rafael Infante, Rafael Cortez, entre outros. 


Deixe o seu comentário