CNN negocia entrada na TV aberta em SP
Após demitir cerca de 120 funcionários para cortar custos, a CNN Brasil está negociando uma entrada definitiva na TV aberta para ampliar seu alcance de audiência contra a GloboNews e, principalmente, Jovem Pan News. O canal de notícias conversa com a Rede Mundial de Comunicação, do empresário Paulo de Abreu, para o arrendamento de 24 horas do canal 52 de São Paulo.
João Camargo, presidente do conselho de administração e responsável direto pelas mudanças que ocorrem na empresa liderada por Rubens Menin, é quem cuida da operação. Hoje, o canal 52 exibe atrações independentes e programas educativos da TV Escola.
Segundo informações do Notícias da TV, do Uol, a CNN Brasil fez uma proposta para assumir a programação a partir do segundo semestre de 2023. Até lá, o canal espera ter consolidado sua nova programação, que será lançada após o Carnaval. Programas vão estrear nos próximos meses, e a linha editorial dará mais destaque a notícias quentes.
O aluguel do canal é mais barato por causa da frequência "distante" das grandes emissoras de São Paulo. Globo, Record, SBT e Band são sintonizadas nas numerações mais baixas --correspondem aos canais cinco, sete, quatro e 13, respectivamente. Na prática, o telespectador zapeia com mais facilidade entre as emissoras tradicionais e dificilmente chega até o canal 52 para ver o que está passando.
A direção da CNN ofereceu cerca de R$ 200 mil mensais para fechar o negócio, e a Rede Mundial tem interesse, já que não fatura nada com a concessão. Com o aluguel, arrecadaria R$ 2,4 milhões.
Voltar para a TV aberta é um desejo do chairman João Camargo. Em entrevista recente ao UOL, o executivo confirmou as intenções sem dar maiores detalhes. Ele tem boa relação com Paulo de Abreu. Ambos são amigos e investem em rádio. Camargo é dono da 89 FM e sócio da BandNews FM com o Grupo Bandeirantes. Já Abreu é comandante da Kiss FM e da Top FM.
A ideia da programação da CNN Brasil migrar para a TV aberta é antiga. Douglas Tavolaro, primeiro chefão da CNN Brasil, conversou com emissoras como a TV Gazeta para uma possível parceria. Renata Affonso, antiga mandatária, também tentou alugar o canal 32, frequência da antiga MTV Brasil (1990-2013).