O Planeta TV

Cine Holliúdy: Um prefeito cearense nas rédeas da primeira-dama importada de SP

A série estrelada por Matheus Nachtergaele estreia dia 7 de maio.

por Redação, em 23/04/2019

Foto:  Globo/Marcos Rosa

O prefeito Olegário (Matheus Nachtergaele) é o típico político populista, daqueles bem escorregadios. Dono de discursos prolixos, tem como marca registrada curiosos neologismos, tudo no mais puro estilo nordestino. Olegário é um diplomata nato, acostumado a levar o povo na lábia. Não chega a ser mau, só não é muito correto. Afinal, ele sabe que o caminho que leva à honestidade é cheio de atalhos. 

“O que move um personagem como o Olegário são os interesses próprios, os interesses particulares. Como a gente está em uma comédia bufa, uma comédia farsesca, isso é levado ao extremo do hilário. As características do querer tudo para si se transformam em um egoísmo quase infantil, em narcisismo, em ignorância. É uma crítica social política de um jeito que só a comédia pode fazer”, comenta o ator Matheus Nachtergaele ao descrever seu personagem na série ‘Cine Holliúdy’, que tem estreia prevista para 07 de maio na Globo.

O roteirista Marcio Wilson endossa a visão de Matheus e aponta que o realismo fantástico entra na série como um recurso narrativo na hora de trazer um pouco de leveza a assuntos que seriam mais densos. “O fantástico é pensado como uma metáfora com tinta mais forte, ele nos ajuda a trazer para frente, de maneira mais lúdica, o que a gente contaria de maneira mais séria”, explica. “Na comédia farsesca, a gente abre um leque em que pode quase tudo”, complementa Claudio Paiva, supervisor final do texto.

Macho cheio de pompa e apetrechos, o prefeito Olegário manda e desmanda na cidade com uma prepotência proporcional ao tanto que é frouxo. Quem vê o mandachuva falar grosso no gabinete da prefeitura de Pitombas, cidade fictícia do interior do Ceará, não imagina a doçura do cabra quando fala com a nova esposa, importada diretamente de São Paulo. Maria do Socorro (Heloísa Perissé), ou “Currinha” para o apaixonado prefeito, é vaidosa e ciumenta, controla Olegário na palma da mão e sempre consegue o que quer, mesmo que a custo dos cofres da Prefeitura. Chega a esse fim de mundo trazendo na bagagem a filha, Marylin (Letícia Colin), e o desejo de ser uma primeira-dama do futuro. 

Foto:  Globo/Marcos Rosa

“Essa mulher é vaidosa, cheia de poses, mas tem o coração bom, é apaixonada pela filha. Chega a Pitombas numa pompa e a cidade a acolhe. E ela vai transformando o Olegário, ele morre de medo dela. É engraçada a relação dos dois. O prefeito grita com um, se faz de macho com outro, mas com a Maria do Socorro ele é um passarinho”, satiriza a atriz Heloísa Perissé

E é Maria do Socorro, para a desgraça de Francisgleydisson (Edmilson Filho), quem manda o prefeito tratar de arrumar logo uma televisão para distrair a filha. Com mais medo da mulher do que de ter suas falcatruas descobertas, Olegário só faz obedecer a esposa. Com receio de ser acusado de desvio de verbas, coloca a TV em praça pública para que todo o povo pitombense possa assistir. E faz isso com a ajuda de seu atrapalhado assessor e motorista Jujuba (Gustavo Falcão). Com uma índole honesta, Jujuba vive questionando a ética na política, para irritação do seu patrão. Sua aspiração de vida é se tornar amigo íntimo de Olegário. Em busca da aprovação dele, consegue transformar qualquer incumbência em uma possível catástrofe. 

Com estreia prevista para 07 de maio, ‘Cine Holliúdy’ é uma série de Marcio Wilson e Claudio Paiva, baseada no longa-metragem homônimo escrito e dirigido por Halder Golmes. A direção artística é de Patricia Pedrosa e a direção de Halder Gomes e Renata Porto D’Ave. A obra de 10 episódios conta com participações especiais de Ney Latorraca, Chico Diaz, Miguel Falabella, Ingrid Guimarães, Falcão, Tonico Pereira, Bruno Garcia, Rafael Infante, Rafael Cortez, entre outros.


Deixe o seu comentário