O Planeta TV

Chitãozinho & Xororó comemoram a estreia de "As Aventuras de José & Durval", série original do Globoplay

Protagonizada em diferentes fases pelos irmãos Rodrigo e Felipe Simas e pelos atores mirins Pedro Tirolli e Pedro Lucas.

por Redação, em 18/08/2023

Foto: Bob Paulino/TV Globo

Pedro Tirolli e Pedro Lucas estreiam como atores com chave de ouro. Eles interpretam Chitãozinho & Xororó, ou melhor: José e Durval, respectivamente, nos três primeiros episódios da série dramatúrgica ‘As Aventuras de José & Durval’, que chegam juntos hoje, 18 de agosto, ao Globoplay. Inspirada na trajetória e nas canções da famosa dupla, a produção Original de oito episódios mergulha na obra dos artistas desde a infância, quando a música já era presente em suas vidas, até a consagração nos palcos.   

José e Durval vieram ao mundo com o dom de cantar e com a missão de mudar o rumo da família Lima. Com início nos anos 1968, a trama retrata o cotidiano dos protagonistas ainda crianças, no interior do Paraná, e percorre a vida da dupla durante as décadas de 70, 80 e 90, mostrando o convívio familiar, a paixão pela música, as descobertas ao embarcarem em turnês e as dificuldades enfrentadas até se transformarem em uma dupla sertaneja de sucesso.     

Nos três primeiros episódios, período em que a série relembra a infância dos músicos, os atores mirins são os responsáveis por darem vida aos protagonistas e esbanjam talento não somente na atuação como também na cantoria. Antes de passar no teste para viver José/Chitãozinho, Pedro Tirolli já era apaixonado por música. Natural de Assis, o ator mora em Palmital, São Paulo, é cantor, compositor e toca violão e viola desde os 7. “É uma honra e satisfação interpretar dois gigantes da música. Essa experiência vai ficar marcada na minha vida para sempre”, diz Tirolli, que ainda destaca a parceria com seu irmão de cena: “desde o início, já percebemos algumas semelhanças entre nós, tanto na forma de atuar como na de cantar”. “Parece que somos irmãos mesmo”, concorda Pedro Lucas. Assim como Tirolli, o pernambucano de Petrolina compartilha da mesma paixão. O intérprete de Durval/Xororó na infância mergulhou no universo musical desde os 2 anos de idade e já soltou a voz em programas de TV, como o ‘The Voice Kids’. “A série significa muito para mim, mudou a minha vida. Foi uma experiência maravilhosa mergulhar na história de Chitãozinho & Xororó”, celebra Pedro Lucas.      

A partir de 25 de agosto, tem início a fase adulta da dupla na série, com episódios semanais protagonizados por Rodrigo Simas, o José/Chitãozinho da ficção, e Felipe Simas, interpretando Durval/Xororó. “Assim como a maioria das pessoas, nós conhecíamos os artistas, mas desconhecíamos suas respectivas histórias e personalidades. Agora todos vão conhecer realmente quem são José e Durval”, analisa Felipe. Segundo Rodrigo, a realidade e a ficção se uniram para compor a trama. “O fato de sermos irmãos na vida real representa muita coisa. Para mim e para o Felipe é uma oportunidade significativa em nossa trajetória profissional. Tudo que nós dois vivemos, desde pequenos, não deixa de ter nos ajudado neste trabalho”, completa Rodrigo.      

José e Durval da vida real, Chitãozinho & Xororó também estão empolgados com a chegada da série ao Globoplay e contam o que o público pode esperar. “Há muitos anos os fãs pedem para assistir a nossa história em um longa, mas ficamos pensando como contar mais de 50 anos de carreira sem perder tantos detalhes importantes. Na série dá para contar com mais detalhes muitos momentos especiais que vivemos”, comenta Xororó/Durval. Para Chitãozinho/José, “é até difícil explicar a emoção, a mágica que é ver a sua história sendo contada. É um privilégio de poucos, uma experiência muito especial”, reflete o artista.   

Foto: Arquivo Pessoal

Original Globoplay em parceria com a TV Globo e produção da O2 Filmes, 'As Aventuras de José & Durval' também conta com Andréia Horta, Marco Ricca, Màrjorie Gêrardi, Larissa Ferrara, Augusto Madeira, Thiago Brianti, entre outros. A série tem produção de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, direção geral de Hugo Prata e direção de episódios de Hugo Prata e Kitty Bertazzi. Os roteiros são de Duda de Almeida, Dan Rosseto, Diogo Leite e Rafael Lessa, que assina como roteirista-chefe.    

Entrevista com Chitãozinho & Xororó   

Como surgiu a ideia para criar a produção?  

Xororó/Durval: Há muitos anos os fãs pedem para assistir a nossa história em um longa, mas ficamos pensando como contar mais de 50 anos de carreira em um tempo menor, como é de um filme, sem perder tantos detalhes importantes. Na série dá para contar com mais detalhes muitos momentos especiais que vivemos.      

Qual foi sua reação ao ver a história da vida e das canções de vocês transformada em série?   

Chitãozinho/José: Já assistimos a todos os episódios e é até difícil explicar a emoção, a mágica que é ver a sua história sendo contada. É um privilégio de poucos, uma experiência muito especial.    

A série mistura realidade e ficção. Quais lembranças vieram à tona das épocas retratadas na trama?   

Xororó/Durval: São muitos momentos especiais, mas a lembrança principal foi de quando cantamos pela primeira vez. Apesar da série misturar ficção e realidade, é difícil escolher só uma cena. As lembranças vêm à tona a todo momento.    

Conte um pouco mais sobre o envolvimento de vocês na produção.   

Chitãozinho/José: O nosso maior contato foi com a equipe de roteiristas, o diretor Hugo Prata e a produtora Andrea Barata. Todos nos deram muita segurança e, de acordo com o profissionalismo de cada uma das equipes, tanto do Globoplay quanto da O2 Filmes, ficamos tranquilos. 

O que tem na série de biográfico, de vida pessoal ou carreira, que ainda não tinha sido divulgado e será uma surpresa para o público?   

Xororó/Durval: Foi uma grande surpresa, uma experiência muito diferente assistir a série. Quando assistimos a nossa própria história sendo contada, vemos detalhes que vivendo passaram despercebidos. Vendo “de fora”, vemos o quanto foi sofrido, você vê a tristeza que a gente viveu em alguns momentos.    

Vendo a produção, o que falariam para a versão de vocês na infância?  

Chitãozinho/José: Falaria que valeu muito! Foi uma infância saudável, com liberdade, em contato com a natureza, brincadeiras da época e, claro, a música que tivemos contato tão cedo e que foi muito importante na nossa história e na nossa carreira.     

Hoje, vendo a série pronta, como avaliam o trabalho do Rodrigo Simas e do Felipe Simas de darem vida a vocês na trama? Acreditam que o fato deles serem irmãos ajudou nesse processo?   

Xororó/Durval: Gostamos muito da atuação deles, os dois são muito talentosos e o fato de serem irmãos, como nós, ajudou muito na conexão entre eles.     

E sobre Pedro Tirolli e Pedro Lucas?   

Chitãozinho/José: Os dois são muito talentosos também e têm um futuro brilhante pela frente. É muito bom que a produção tenha descoberto dois talentos especiais com sensibilidade e atuação voltada para a música, eles interpretaram de uma forma muito profissional, mesmo sendo tão novos e iniciando na carreira. Desejo muita sorte e que tenham ao longo da carreira uma recompensa grande diante do talento que eles têm.     

Foto: Globo/Gustavo Scatena

Nesses 50 anos de carreira, o público acompanhou de perto a história e carreira de vocês. Com isso, o que acham que será mais surpreendente na série para os espectadores?  

Chitãozinho/José: A parte que me surpreendeu muito, que ficou dramática, foi dos momentos difíceis que passamos durante a doença de nossa mãe, isso me impressionou porque está bem interpretado. Não sou uma pessoa que fica muito apegada ao passado, penso muito no futuro e, então, reviver tudo aquilo foi muito emocionante, me tocou bastante, tenho certeza de que essa emoção vai chegar no público e especialmente em quem conhece a nossa história e a nossa carreira muito bem.  

Sobre o Globoplay     

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda, para ver quando e onde quiser. Só o Globoplay possibilita, ainda, a aquisição de combos complementares de outros grandes serviços de streaming. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos, além de podcasts que são sucesso na podosfera. 

Sobre a O2 Filmes  

A produtora fundada em 1991 já produziu longas-metragens e séries que  participaram e receberam  prêmios nos principais festivais de cinema do mundo como Cannes, Berlim e Veneza, ou premiações como o Emmy, Oscar e BAFTA.A O2 realiza projetos independentes e em parceria com grandes estúdios internacionais e emissoras de televisão, e hoje é considerada uma das mais criativas e importantes produtoras no mercado internacional, sendo a única do Brasil com 5 indicações ao Oscar®, produzindo conteúdo reco


Deixe o seu comentário