O Planeta TV

Chitãozinho & Xororó celebra 30 anos da música Evidências

Hit campeão nos karaokês brasileiros é uma espécie de “hino não-oficial” do país.

por Redação, em 19/04/2018

Foto: Divulgação/TV Globo

“Acima de todas as divisões e rancores, o Brasil está unido em torno de um símbolo da pátria”. É assim que Pedro Bial se refere a “Evidências”, música que completa 30 anos de sucesso na voz da dupla Chitãozinho & Xororó. No Conversa com Bial desta sexta-feira, dia 20, o apresentador recebe os sertanejos e discute as razões que levaram o hit a entrar no imaginário nacional. “É a combinação de uma melodia legal, de uma métrica ajustadinha e de uma mensagem bacana”, palpita Chitãozinho. A atração conversa também com o compositor José Augusto, responsável por dar letra à melodia que ganhou as rádios na década de 90. 

Outros motivos do sucesso vêm da modernização da música sertaneja, da qual Chitãozinho e Xororó foram pioneiros. Segundo eles, a dupla procurava fazer uma música mais pop quando nasceu “Evidências”. A característica foi alvo de críticas por parte de veteranos do ritmo. “Depois entenderam que modernizamos sem deixar a nossa origem. Usávamos a viola e falávamos da linguagem do caipira”, explica Xororó. E o sucesso foi absoluto: depois de três décadas, “Evidências” figura em memes da internet e, ganhou, no ano passado, o título de música mais cantada em karaokês do país. O levantamento foi feito pelos organizadores do Campeonato Mundial de Karaokê, que mostrou que o hit é tocado cerca de 5,2 vezes por noite em cada estabelecimento. “A voz do karaokê é a voz do povo”, brinca Bial.

Pensando nisso, o Conversa com Bial vai a diferentes karaokês de São Paulo para conhecer como a canção mexe com as pessoas, conquistando até fanáticos pelo rock. Além disso, um casal que está na plateia conta como como a música os uniu 21 anos depois da separação. Para completar a homenagem, a banda do programa mostra que é possível tocar “Evidências” em diferentes ritmos, como reggae, rock, pagode e bossa nova.

Exibido após o ‘Jornal da Globo’, ‘Conversa com Bial’ tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.
 


Deixe o seu comentário