O Planeta TV

Carcereiros: Conheça a nova série da Globo estrelada por Rodrigo Lombardi

Superprodução retrata o sistema penitenciário sob um novo olhar com depoimentos reais.

por Redação, em 07/06/2017

Adriano (Rodrigo Lombardi). Foto: Globo/Ramón Vasconcelos

A TV Globo disponibilizará na Internet, a partir de amanhã (08/06), no Globo Play, os episódios da série Carcereiros, que conta a história do agente penitenciário Adriano (Rodrigo Lombardi).

Os dias, por mais que pareçam se repetir, têm lá suas particularidades dentro do sistema penitenciário. Quem convive com essa realidade, sem descanso, sabe que nada se repete, nada é previsível. Mas um sinal é capaz de fazer acender o alerta máximo: o silêncio. Adriano (Rodrigo Lombardi) sente na espinha o frio que precede o calor de uma bomba prestes a estourar. E o que poderia ser apenas mais uma rotina de trabalho tem tudo para se transformar em caos. Valdir (Tony Tornado) acompanha os passos do companheiro e, com muito mais bagagem acumulada depois de décadas trabalhando em presídios, confirma a tese de Adriano. 

O que vem a seguir são os dilemas que Adriano tem de enfrentar ao lado dos colegas, como Juscelino (Aílton Graça), Vinícius (Jean Amorin) e Isaías (Lourinelson Vladmir), agentes penitenciários que têm personalidades e objetivos distintos nesta carreira. Enquanto um das áreas já está “virada”, tomada pelos detentos, Adriano e Valdir são feitos reféns em outra ala. A única condição para que sejam liberados é que Adriano tire Binho (Diogo Salles) do local onde a rebelião já acontece e o leve para o pai, conhecido como Engenheiro (Thogun Teixeira), onde ele e o colega estão encurralados. É o tipo de situação em que o carcereiro não tem escolha. Ou ele resolve ou sua vida e a de Valdir chegarão ao fim.

Adriano (Rodrigo Lombardi). Foto: Globo/Ramón Vasconcelos

Esse é só mais um dia na rotina da Vila Rosário. Os problemas parecem terminar quando Adriano deixa a penitenciária para trás; ele volta para casa, humilde e não necessariamente da maneira como gostaria que fosse, e se depara com questões que não podem ser resolvidas do mesmo jeito que tem aprendido a lidar ao longo da vida. “As pessoas tinham que visitar um presídio e saber como é viver ali, para saber o preço que se paga quando você está em um lugar como este. Qual é o valor que a vida toma quando você está em um sistema penitenciário? Este já foi um sistema de correção, mas, hoje, é um sistema de penitência”, comenta o protagonista Rodrigo Lombardi.

Assim tem início ‘Carcereiros’, série da Globo em coprodução com a Gullane Filmes e a Spray Filmes e que tem lançamento exclusivo de todos os 12 episódios nesta quinta-feira, dia 8, pelo Globo Play. Assinada por Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho, escrita com Marcelo Starobinas e livremente inspirada no livro homônimo de Drauzio Varela, a obra tem direção geral de José Eduardo Belmonte e direção de episódios de Belmonte e Fernando Grostein. A série conta ainda com um grande número de participações especiais em seus episódios. Cada um deles terá histórias com início e fim, lançando luz sobre determinado personagem, que é interpretado por nomes como Matheus Naschtergaele, Chico Diaz, Thogun Teixeira, Projota, Letícia Sabatella, Carol Castro, Caco Ciocler, Gabriel Leone, Samantha Schmutz, entre outros.


Deixe o seu comentário