O Planeta TV

Camila Pitanga exalta legado de 'Lado a Lado' na carreira: 'Colocou negros na vanguarda'

A atriz celebra os 10 anos da obra que faturou o Emmy Internacional.

por Redação, em 07/09/2022

Camila Pitanga exalta legado de 'Lado a Lado' na carreira: 'Colocou negros na vanguarda'

Não é todo dia que se ganha um Emmy Internacional, não é mesmo?  E "Lado a Lado" não só ganhou, como desbancou o fenômeno "Avenida Brasil" na categoria de melhor telenovela. Claro que esse sucesso de João Ximenes Braga e Claudia Lage não poderia ficar de fora do episódio do podcast Papo de Novela, que celebra tramas icônicas de 2012.

E quando se fala desse novelão, é impossível não citar a interpretação de milhões de Camila Pitanga, que brilhou na pele de Isabel: mulher negra, batalhadora e que enfrentou muitos obstáculos no início do século XX, quando o fim da escravidão ainda estava muito recente.

"O legado da Isabel é de muito orgulho de fazer algo que você acredita, fazer uma novela que fala sobre um período pouco explorado na dramaturgia brasileira. E, mais do que isso, colocar negros críticos sobre o seu tempo, na vanguarda do seu tempo. Foi muito marcante não só para mim, eu lembro da repercussão. Claro que tem a cereja do bolo, que é o Emmy – e que cereja!

Volta por cima

Se a gente ama ver uma história de superação, imagina só acompanhar a trajetória de uma mulher à frente do seu tempo, em uma época em que não davam o menor suporte para a ala feminina, e muito menos, para os negros?

Para Camila, "Lado a Lado" foi muito importante ao abordar o tema sob um novo ângulo:

"A Isabel é uma mulher vitoriosa, que consegue ser muito bem-sucedida, inclusive, desenvolvendo uma carreira internacional e voltando à sua terra, fazendo questão de resgatar sua identidade brasileira e fazer uma repactuação com sua própria vida. Ela apontava já para um novo paradigma, que a gente precisa ver, que é como mulheres negras são retratadas na teledramaturgia."

"A novela, ao apontar feridas de preconceitos, apontava de maneira muito progressista, muito para frente. Era de uma modernidade incalculável."

Emmy

Se a gente ficou orgulhoso ao ver "Lado a Lado" ganhando o Emmy, imagina o elenco? Grata com a conquista, Camila confessa que o prêmio foi uma grata surpresa, mesmo sabendo do alcance e da importância da trama.

"O radar que a gente estava mirando era muito voltado para o Brasil, mas que surpresa incrível poder ter esse reconhecimento! É um reconhecimento que abrange todas as áreas – não só no conteúdo que a novela se propôs a abordar, falando sobre racialidade, protagonismo feminino, união de mulheres, mas a qualidade artística dos escritores, da maquiagem, da cenografia, dos atores... Todo mundo foi laureado com esse Emmy!"


Deixe o seu comentário