O Planeta TV

Bruno Luperi celebra nova versão de "Renascer"

"Mais um presente que o destino me reservou", diz o neto de Benedito Ruy Barbosa.

por Redação, em 20/10/2023

Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Foto: TV Globo

O desafio é grande, mas nem por isso menos prazeroso. Coube novamente a Bruno Luperi a missão de escrever a nova versão de Renascer, grande sucesso de 1993, criado pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa. (Vale lembrar que Bruno foi o responsável pela releitura de outro grande sucesso de Benedito, Pantanal.)

A saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que fez história na dramaturgia brasileira em 1993, será a próxima novela das 21h na TV Globo e estreia no ano que vem, 31 anos após a sua primeira exibição. A direção artística é de Gustavo Fernandez.

"Renascer pisa em um Brasil mais profundo de forma mais potente. Assim como Pantanal, são obras épicas, atemporais e que estão na memória afetiva do público e da televisão, e que agora temos a possibilidade de trazê-las para os dias de hoje. Porque o tempo escreve com a gente. E os valores foram muito ressignificados de 30 anos para cá. Isso determina a maneira como abordar e tratar as narrativas e de como se traduz aquela cena ou dramaturgia para os dias atuais. Ter essa chance de novo é mais um presente que o destino me reservou.”, diz Bruno Luperi

Primeiras imagens

As gravações iniciaram neste mês em Ilhéus, na Bahia, região onde a história é ambientada nas duas fases, e as primeiras imagens foram divulgadas nesta quinta, dia 19, no Upfront Globo, evento que divulga as novidades da empresa para o mercado publicitário. 

Humberto Carrão como José Inocêncio. Foto: TV Globo

Grandes nomes

Assim como na primeira versão, a releitura de Renascer contará com grandes nomes. No elenco, Marcos Palmeira, Humberto Carrão, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Duda Santos, Antonio Calloni, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Irandhir Santos, Enrique Diaz, Jackson Antunes, Adanilo, Matheus Nachtergaele, Fábio Lago, Maria Fernanda Cândido, Samantha Jones, Chico Diaz, Breno da Matta, Edvana Carvalho, Rodrigo Simas, Marcello Melo Jr., Renan Monteiro, Xamã, Sophie Charlotte, Gabriela Medeiros, Juliane Araujo, Ana Cecília Costa , Livia Silva, Julia Lemos, Almir Sater, Quitéria Kelly, Belize Pombal, Evaldo Macarrão, Mell Muzzillo, Uiliana Lima, Pedro Neschling, Flávia Barros, entre outros.

A trama

Entre lendas e mistérios, na vastidão das plantações de cacau, um homem sem posses e sozinho no mundo finca seu destino aos pés de um jequitibá rei, tendo a natureza exuberante da região como testemunha e estabelecendo um pacto que o acompanhará ao longo de toda a sua trajetória. "Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer... nem de morte matada... nem de morte morrida!" .

Com um olhar renovado para seus personagens e tramas, a novela assinada por Luperi nesta nova versão segue atemporal com seus mistérios, dramas, amores, vingança e lendas. ‘Renascer’ conta a história de José Inocêncio, um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida, mas que desenvolve uma difícil relação com o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva) desde seu nascimento.

Duda Santos como Maria Santa. Foto: TV Globo

Assim como a semente de cacau, José Inocêncio (Humberto Carrão) também cria raízes naquela terra. E ele renasce pela primeira vez ao sobreviver a uma impressionante emboscada. O episódio não deixa apenas cicatrizes pelo corpo, mas espalha a fama de que o ‘coronelzinho’ tem o corpo fechado para morte. Não demora muito para José Inocêncio se tornar uma figura mítica e o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau.

Mas talvez a maior de suas conquistas seja o amor da jovem e pura Maria Santa (Duda Santos). A arrebatadora paixão entre os dois gera quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e o caçula, João Pedro (Juan Paiva), o único que não teve a oportunidade de conviver com a mãe, que morre ao dar à luz. A fatalidade com Maria Santa provoca a revolta em José Inocêncio, que por toda a vida culpa João Pedro pela morte de seu grande amor.

A indiferença e a mágoa marcam a relação entre o patriarca e o caçula ao longo dos anos. Apesar do desprezo e de ter tido negadas as oportunidades que foram concedidas aos irmãos, João Pedro sente enorme admiração por este pai. Seu único desejo é ter o amor paterno. Anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) colocará à prova todos esses sentimentos quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher. A situação faz renascer sentimentos que estavam adormecidos ou que até então eram desconhecidos para ambos.


Deixe o seu comentário