Levantamento conduzido pela Preply em sete países descobriu as novelas e os filmes brasileiros favoritos e outras preferências cinéfilas na região.
Um estudo* realizado pela Preply, plataforma de aprendizado que conecta alunos e professores online, identificou as principais preferências de consumo audiovisual de moradores de sete países da América Latina, incluindo o Brasil. O material mostra ainda que 50% dos respondentes da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru assistiram pelo menos uma vez às novelas brasileiras e 33% deles tiveram contato com algum filme brasileiro.
Segundo o levantamento da Preply, algumas produções de grande sucesso lideram o ranking das mais vistas pelos países de origem hispânica. O destaque é para Avenida Brasil, que é a novela brasileira mais vista por 45% dos entrevistados, com O Clone em segundo lugar (41%) e Escrava Isaura como terceira colocada (35%).
Já quando perguntados sobre os longas preferidos, Cidade de Deus está à frente dos demais para 34% dos respondentes, seguido por Dona Flor e Seus Dois Maridos (29%) e Tropa de Elite (22%). No Brasil, o filme estrelado por Wagner Moura é o favorito para 77%, com Minha Mãe é uma Peça (70%) em segundo lugar e Cidade de Deus e O Auto da Compadecida (69%) empatados logo após em terceiro.
Um outro dado interessante obtido pela Preply é que 66% dos paraguaios já assistiram novelas brasileiras, ou seja, 16% acima da média do continente. Por outro lado, a porcentagem mexicana é mais baixa: apenas 26% tiveram acesso a esse tipo de conteúdo nacional.
Produções nacionais dominam preferência dos latino-americanos
Apesar da forte influência de conteúdos cinematográficos norte-americanos nos países da América Latina, todos os territórios pesquisados, inclusive o Brasil, afirmaram que assistem mais às próprias produções nacionais do que às obras hollywoodianas. O destaque é do México, onde 91% dos entrevistados consomem conteúdos da sua própria nação, frente à média de 64% da região.
Assim, as séries e os filmes dos Estados Unidos ficam em segundo lugar nessa listagem, seguidos da preferência dos latino-americanos por conteúdos espanhóis (53%), com exceção do brasileiros, que optaram pelos mexicanos (47%).
Além disso, foi descoberto que 48% dos países de língua espanhola preferem ver produções cinematográficas estrangeiras com legendas nesse idioma, enquanto 46% dos brasileiros assistem às obras internacionais de forma dublada em português e outros 43% optam pelas legendas na mesma língua.
Por fim, o estudo detalhou os motivos por trás dos países da América Hispânica assistirem conteúdos audiovisuais brasileiros. Para 33% dos entrevistados, o enredo é o fator mais atraente, sendo que as recomendações positivas de amigos e familiares estão em segundo lugar, com 32%. Além disso, 27% afirmaram que consomem filmes e novelas do Brasil para aprender português, sendo que os paraguaios (42%) se destacam nesse quesito.
Confira o Top 10 das novelas brasileiras mais assistidas na América Latina
Confira Top 10 dos filmes brasileiros mais assistidos na América Latina
Metodologia
*A pesquisa da Preply foi realizada em setembro de 2023 e entrevistou ao todo 1.147 pessoas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru por meio de questionários online. O estudo listou os principais filmes, séries, minisséries e novelas nacionais para avaliar os mais vistos pelos países de origem hispânica e questionou os entrevistados sobre as preferências pelas origens dos títulos assistidos e sobre o uso de legendas para consumir os conteúdos.
Sobre a Preply
A Preply é uma plataforma online que reúne alunos e tutores. Nosso site apresenta milhares de professores, localizados em todo o mundo, ensinando uma ampla variedade de assuntos a preços que cabem em qualquer orçamento. Nosso principal produto compreende aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos. Para mais informações, acesse https://preply.com/pt/.