Autores da Globo estão chateados com mudança nos créditos

Uma reunião está marcada para discutir o assunto.

Publicidade

De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, O Globo, os autores da Globo estão insatisfeitos com a nova forma da emissora creditar os roteiristas.

Segundo consta, os autores fizeram uma carta aberta à direção da Globo. Em vez de “uma novela de fulano”, a emissora passou a usar “uma novela escrita por fulano” ou ainda “criada e escrita por fulano”. Não agradou.

Uma reunião está marcada para a próxima semana para discutir o assunto.

Comentários (3) Postar Comentário

João Malon
João Malon comentou:

Boa noite.
Alguém que entende do assunto poderia explicar a distinção entre "novela de Fulano" e "novela criada e escrita por Fulano"? Eu gostaria de entender.

Rock
Rock respondeu:

"escrita por" é uma tradução do inglês "written by" que geralmente os roteiros americanos são creditados no cinema, talvez uma encomenda apenas, que não sintetiza o real trabalho de autor de televisão, que cria todo o universo "sozinho".

Thiago
Thiago respondeu:

Porque do segundo jeito poderia fiCar subjetivo que a sinopse não foi criada por eles é que eles só desenvolveram, mas é besteira, mas não sei se eles perdem algo com isso, com questão de registro da novela ser deles ou não

Lucas
Lucas respondeu:

"novela criada e escrita por Fulano" da a entender que a novela em si foi criada e escrita SOMENTE por aquele fulano, o que nos sabemos que não é verdade, a maioria dos autores não desenvolve uma sinopse sozinha, principalmente os veteranos. Colocando desta forma, entende-se algo que nem de longe é verdade.

Rodrigo
Rodrigo respondeu:

“Novela de fulano” da crédito para o autor principal que criou a sinopse da novela. Já “criada e escrita por fulano” da créditos para todos que escrevem a novela (autor principal e colaboradores). A segunda maneira meio que tira o crédito e posto chefe do autor principal.

leo
leo comentou:

Que palhaçada. Não é tudo a mesma coisa. Não intendi, porque ficaram tão chateados a ponto de fazer uma carta de reclamação.

ALTAMIRO RÔLERRETÉ
ALTAMIRO RÔLERRETÉ comentou:

Novela "de" dá o sentido de posse. O autor é dono da história. Novela "criada e escrita" dá o sentido de que o autor é só um funcionário, entende? Só um executor de um trabalho. Há perda de importância e glamour do trabalho do autor. No fim, é apenas uma questão de vaidade.