O Planeta TV

Audiência de vídeo em Agosto: Youtube segue imbatível e GloboPlay distante da Netflix

Participação da TV Linear representou 73,1, enquanto formatos de vídeo online (streaming) obtiveram 26,9%, durante o mês de agosto.

por Redação, em 12/09/2023

Dados do Cross-Platform View™, solução da Kantar IBOPE Media que apresenta a audiência de TV Linear e de Video Online (streaming), apontam o cenário do share de consumo de vídeo domiciliar em agosto de 2023, ou seja, a participação do consumo de vídeo em todos os dispositivos ligados.  

Para representar o nosso universo atual de medição regular, contamos com uma amostra de domicílios distribuídos 15 regiões metropolitanas: Gde. São Paulo, Gde. Campinas, Gde. Rio de Janeiro, Gde. Belo Horizonte, Gde. Vitória, Gde. Porto Alegre, Gde. Curitiba, Gde. Florianópolis, Gde. Goiânia, Distrito Federal, Gde. Salvador, Gde. Fortaleza, Gde. Recife, Belém e Manaus.   

Para identificação do conteúdo, utilizamos o peoplemeter DIB 6, um dispositivo moderno utilizado nos países da América Latina para a medição de audiência de TV. Além disso, a partir de um robusto investimento em tecnologia, a Kantar IBOPE Media também utiliza o Focal Meter, um medidor lançado no mercado em 2021, capaz de mensurar o consumo de vídeo de todas as telas em uma rede de internet doméstica - ou seja, desconsiderando o consumo de rede de banda larga móvel. Dessa forma, é possível oferecer aos clientes, em um único painel, dados de TV Linear e plataformas de Video on Demand. A informação é entregue de forma regular para os clientes assinantes da solução Cross-Platform View™.  

O gráfico abaixo reflete a participação de diferentes players, em agosto de 2023, em domicílios nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media. Os dados demonstram o consumo em aparelhos de TVs – conectadas ou não – e devices como smartphones, tablets e laptops – excluindo conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV (consoles, games etc.).  

Com base no Cross-Platform View™, o share de consumo domiciliar em agosto foi dividido em: TV Linear (73,1%) e Plataformas de Vídeo Online (26,9%).  

As plataformas de vídeo online de maior share de consumo em domicílio são YouTube (16,3%), Netflix (3,9%), TikTok (3,9%), GloboPlay (0,9%), Prime Vídeo (0,7%) e HBO Max (0,3%).

A plataforma de TV Linear é divida em emissoras abertas e por assinatura. E o share de consumo foi: TV Aberta (63,3%) e TV Paga (9,8%).

O detalhamento de cada plataforma está disponível neste link, no site da Kantar Ibope Media.


Deixe o seu comentário