A personagem de Duda Santos enfrenta na novela o mesmo problema vivido pelo irmão na adolescência: ‘Ele não comia, não tomava banho e repetiu de ano’
Em “Travessia”, Glória Perez aborda com Theo (Ricardo Silva) um problema que atinge a muitos jovens: o vício na internet. Na história, o jovem, filho de Monteiro (Ailton Graça) e Lais (Indira Nascimento), deixa de tomar banho, comer e troca a vida social aqui fora para passar horas em frente ao computador, em um mundo virtual criado por ele. Na vida real, Duda Santos, a atriz que faz a Isa, irmã do personagem, também já passou por um drama como esse em sua família.
Carioca da Vila da Penha, a atriz de 21 anos lembra que o irmão Rhuan, na época com 17 anos, agia como Theo. Com a ausência da mãe, Raphaela Isis, 38, que precisava trabalhar para sustentar sozinha os três filhos – ela e os irmãos Maria Paula, 15, Pedro, 18, e Rhuan, 20- o adolescente aproveitava para ficar o dia inteiro e também a noite no computador jogando. Duda lembra que, como o Theo da novela, Ruan também deixou de comer, tomar banho e a gota d´água foi repetir de ano. Até que Raphaela se revoltou:
“Como eu era a mais velha, comecei a tomar conta do comportamento do Rhuan. Minha mãe não sabia como agir com ele, é tudo muito novo. Cansada de pedir para ele sair do computador, ela um dia chegou em casa do trabalho e jogou o notebook na parede. Sem computador, ele tentou jogar no celular. Mas acabou desistindo e, assim, abandonou o vício. Hoje meu irmão é mecânico de moto”, conta.
Modelo do bairro
Criada no Conjunto do Ipase, um complexo residencial na Vila da Penha, subúrbio do Rio, Duda sempre soube que queria seguir na carreira artística. Como a mãe Raphaela a criou sozinha, faltava verba financeira para pagar cursos de interpretação para a filha que logo cedo teve sua beleza reconhecida pelo comércio do bairro.
“Virei modelo das lojinhas da comunidade. Ganhava às vezes 50 reais para posar. Sempre quis ser artista, mas não sabia como.”
Malhação
Até que, com 18 anos, sem nunca ter cursado teatro ou TV na vida, foi convidada para fazer um teste para “Malhação -Toda Forma de Amar”. “Passei e fiz a Paula. Logo em seguida veio a pandemia do Covid.”
Filme com Nicolas Prattes
No tempo que precisou ficar em lockdown, Duda aproveitou para estudar através de cursos online da internet. Ela também fez um intensivão assistindo a muitas novelas e a vários trabalhos de Taís Araujo, de quem é fã número 1. Desde então não parou mais.
“Fiz meu primeiro filme, ‘Pronto, Falei’, com direção de Michel Tikhomiroff, ao lado de Nicolas Prattes e Romulo Arantes Neto. Vivi uma jornalista, Rafaella, e esse filme foi muito importante para mostrar para a minha família que a mulher preta pode ocupar esse lugar.”
Faculdade de Nutrição
No próximo filme que acabou de rodar, “Um Ano Inesquecível”, ela vive uma jovem de 18 anos, de Madureira, na Zona Norte do Rio, envolvida com Carnaval.
Atualmente a família deixou a Vila da Penha e se mudou para Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Apesar da carreira estar voando, Duda pensa em fazer faculdade de Nutrição, diferente da mãe, que sonhava em vê-la advogada.
“Minha mãe está muito orgulhosa de mim. No início ela ficou com medo e até eu me surpreendi com a rapidez que os trabalhos apareceram.”