Convidados a participar do programa comandado por Fátima Bernardes, atores foram transparentes ao tratar de assuntos sensíveis.
Falar sobre momentos conturbados da vida não é fácil para a maioria das pessoas, para outras, no entanto, faz parte de um processo de cura e também de libertação dividir vivências difíceis, principalmente se o relato ajudar outras pessoas. Foi com esse espírito que Fabio Assunção e Felipe Camargo participaram do Assim Como a Gente.
Os atores falaram abertamente da bem-sucedida luta contra os vícios em álcool e em drogas, do amor à profissão e também aos filhos e promoveram um belo desfecho à atração comandada por Fátima Bernardes. Se perdeu o talk show, fica tranquilo, que o gshow destacou cinco momentos marcantes do programa desta sexta-feira (1º) para você.
Transparentes, os artistas destacaram que, na visão deles, o álcool é a porta de entrada para o vício em outras drogas. Livre do vício há mais de 26 anos, Felipe lembrou que tomou a atitude por causa do filho, Gabriel, da união com a atriz Vera Fisher, de quem se separou em 1995.
"Parei no dia do meu aniversário, tinha vindo de uma recaída. Falei: 'Vou me dar esse presente'. Meu primeiro filho foi uma grande força para eu tomar essa decisão. Você está se gostando tão pouco, que tem que buscar uma motivação extra nessa hora", relembrou. Já Fabio destacou, que, para ele, o mais difícil, era enfrentar a desaprovação alheia.
"Sempre tive muita vergonha de falar desse assunto. Foi muito mais dolorido falar sobre isso e ser julgado do que ter vivido o processo que vivi. A maneira como a sociedade olha para isso, de uma forma extremamente moralista, de difícil compreensão. Lidar com essa carga, para mim, foi o maior sofrimento", pontuou.
Ambos destacaram que o principal fator para se livrar das drogas é aceitar a impotência diante do vício, assim como preconiza a primeira regra do Alcóolicos Anônimos (AA) e do Narcóticos Anônimos (NA). Felipe lembrou que a primeira pessoa a falar com ele sobre o problema que viveu foi a mãe, quando ele manifestou preocupação com o filho.
"Ela disse: 'Sabe quando no avião avisa para colocar a máscara primeiro em você depois no outro? Você tem que colocar primeiro em você, cuidar de você'. Isso foi muito forte", contou ele. Para Fabio, um dos pontos mais importantes do processo de recuperação é focar no que você quer, sem dar atenção às críticas, que não forem construtivas.
"Quando você toma a decisão de não querer mais, ainda demora dez anos para conseguir ou até mais. O grande ponto são os estigmas: quando você muda esse quadro, muda sua consciência, se reconecta com o presente e muda sua vida", ponderou o artista.
Embora nunca tenham dividido o mesmo núcleo em uma novela, eles atuaram em "Pátria Minha" (1994). Na ocasião, Felipe foi afastado da trama devido a problemas causados pelo vício. Convidado a falar sobre o colega, Fabio fez um relato sincero sobre este recorte da vida de ambos.
"Estava do seu lado quando você teve um momento profissional difícil. Jamais poderia imaginar que estaria naquela situação e senti muita empatia por você. Quando aconteceu comigo, você me ligou. Acho que quando vivemos um processo como esse, vale a pena se a gente se transformar, botar os pés no chão e puser a mão na massa. Nunca te vi se vitimizar ou botar a culpa em outras pessoas. A responsabilidade é nossa, pelas nossas vidas. Você sempre foi uma referência para mim, porque vejo transformação em você".— Fabio Assunção
"Assim Como a Gente" tem direção artística de Fellipe Ayala, sob o comando de Raoni Carneiro e com o auxílio de Luciana Biazzi. A produção é de Taluana Grieco e Leilanie Silva e o roteiro de Fabrício Marta. O programa vai ao ar no GNT e no Globoplay, às sextas-feiras, às 21h30.