O Planeta TV

Às vésperas do aniversário do SBT, Silvio Santos morre aos 93 anos

O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira.

por Redação, em 17/08/2024

Silvio Santos. Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, faleceu na manhã deste sábado (17) aos 93 anos, um dia antes de o SBT celebrar seus 43 anos de existência. O apresentador estava internado desde julho com diagnóstico de H1N1 e voltou a ser hospitalizado em 1º de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Mesmo nunca tendo anunciado oficialmente sua aposentadoria, Silvio estava afastado das gravações desde setembro de 2022.

O SBT, emissora fundada por Silvio, se manifestou através de sua assessoria de imprensa:

"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações."

Nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Silvio Santos começou sua carreira como camelô antes de se tornar um dos apresentadores mais queridos do Brasil. Ele iniciou sua trajetória na televisão em 1958 e fundou o SBT em 1981, onde seu Programa Silvio Santos se tornou uma das atrações mais longevas e populares da TV brasileira.

Ao longo de sua carreira, Silvio Santos conquistou o público com seu carisma, espontaneidade e inovações na TV, transformando-se em uma figura emblemática da cultura brasileira. Seu legado inclui também o sucesso em diversos empreendimentos, como a liderança do Grupo Silvio Santos.

Silvio Santos deixa a viúva, Íris Abravanel, e seis filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca, Renata, Cíntia e Silvia. Sua contribuição para a televisão e o entretenimento no Brasil será eternamente lembrada e celebrada por gerações.

De acordo com o boletim médico do hospital Albert Einstein, Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por influenza (H1N1). Ele será enterrado em um cemitério próprio, localizado em uma propriedade particular da família, sem velório. “Cumprindo sua vontade, não haverá velório”, informa um comunicado do SBT.

A Família Abravenel deu mais detalhes sobre a cerimônia de despedida:

"Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.

Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo  com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. 

Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele.  E assim vamos fazer. 

Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.

Com muito carinho e respeito a todos vocês,

Família Abravanel"

Muitos famosos prestaram homenagens ao apresentador na manhã deste sábado, entre eles, a Globo se pronunciou, agradecendo ao que ele fez pela televisão brasileira.


Deixe o seu comentário