No Brasil, as novelas desempenham um papel de destaque, contribuindo para a expressão cultural e para o desenvolvimento da indústria do entretenimento
Na década de 1950, em um momento em que o teatro era fortemente cultuado, surgiu no Brasil a primeira novela. Pioneira no gênero, conhecida como "Sua Vida me Pertence", então transmitida pela extinta TV Tupi, em 1951, iniciou uma era que perdura até hoje. De fato, o Brasil é um grande exportador de conteúdo audiovisual quando o assunto se refere às telenovelas.
Porém, esse formato acabou ganhando mais destaque na década de 1960, com a estreia do título "O Direito de Nascer", em 1964, também na TV Tupi. Essa novela tornou-se um tremendo sucesso, e marcou o início da popularização das novelas brasileiras na televisão.
No entanto, as telenovelas começaram a ser realmente exportadas com a obra "O Bem-Amado", um grande sucesso na América Latina a partir do ano de 1976. Seu sucesso foi tão grande que, em 2017, acabou recebendo uma versão mexicana chamada "El Bienamado".
Atualmente, o Brasil compete na indústria com as novelas turcas, que também estão tomando espaço no cenário global. Todavia, quando se pensa na totalidade, as novelas brasileiras continuam imbatíveis em suas exibições no mundo, com produções vendidas para muitos países.
Avenida Brasil
Uma das novelas mais marcantes que transcendeu as fronteiras geográficas foi "Avenida Brasil". Com sua estreia em 2012, a trama que girou em torno da vida de Nina e da vingança de Rita acabou conquistando o coração de muitos espectadores no mundo. A telenovela foi vendida para 130 países, além de ter sido dublada em 19 idiomas. Além disso, tornou-se líder de audiência no Uruguai, Venezuela, Argentina, Chile, Marrocos e Paraguai.
Caminho das Índias
Sem dúvidas, “Caminho das Índias” foi outra telenovela que deixou marcas no cenário internacional. A trama, que explorou diretamente os contrastes culturais entre Brasil e Índia, conseguiu conquistar audiências em muitos países. De fato, a trama de Glória Perez tornou-se a primeira novela brasileira a vencer um Emmy Internacional.
Além disso, é importante ressaltar que a obra consta na lista de folhetins mais vendidos de toda a Rede Globo. A telenovela foi transmitida em 118 países, com destaque grande de exibições na Europa, Ásia e África.
Senhora do Destino
Entre as novelas de grande sucesso no Brasil, “Senhora do Destino” não poderia ficar de fora. A trama, que foi ao ar nos anos de 2004 e 2005, conquistou grande sucesso no Brasil e em alguns mercados internacionais, também. “Senhora do Destino” recebeu prêmios e foi vendida para muitos países, contribuindo para a sua popularidade a nível global.
A Vida da Gente
Escrita por Lícia Manzo e transmitida em 113 países, a novela ocupa o terceiro lugar no ranking das telenovelas mais exportadas no Brasil. Além disso, a produção também foi eleita no ano de 2015 pelo Jornal Espanhol 20 minutos como a décima telenovela brasileira da história.
Na realidade, seu sucesso foi tão grande que recebeu destaque no site Variety, conquistando audiência recorde em países como Estados Unidos, Israel, Macau e Holanda. No transcorrer do tempo, as novelas brasileiras evoluíram em termos de produção, enredo e qualidade, consolidando-se como uma das formas mais influentes de entretenimento no país.
No fim, hoje, em um mundo globalizado, para aqueles que, assim como os espectadores dessas novelas, também se interessam por entretenimento de outros países, é possível utilizar uma conta internacional para fazer pagamentos globais de streamings e consumir conteúdos de outros países.