Escrita por Walther Negrão, a trama das 6 mostra as belezas e os contrastes entre o rural e o urbano.
Araguaia, a novela que misturou tradição e modernidade no horário das 6, chega nesta segunda-feira, 27, ao Globoplay. A trama escrita por Walther Negrão, que traz no elenco principal Murilo Rosa, Cleo Pires, Milena Toscano e Lima Duarte promete emocionar o público com a história e as belíssimas imagens da natureza exuberante do Rio Araguaia - que atravessa estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país.
E foram as águas de um rio que contaram muitas histórias do folhetim. Das suas margens surgiram grandes paixões e mistérios. Antoninha (Regina Duarte) acredita que os homens da sua família que vivem no Araguaia estão condenados à morte por causa de uma maldição que dura há mais de um século. Por isso, faz seu filho Fernando (Edson Celulari), ainda pequeno, ser criado bem longe do rio pela amiga Mariquita (Laura Cardoso). Mas os segredos do passado vêm à tona quando ela fica doente e recebe a visita do filho e do neto Solano (Murilo Rosa), que nunca havia conhecido.
Fernando tem um desfecho trágico ao colocar os pés no rio Araguaia. A mãe também morre logo no início da trama. O adestrador de cavalos Solano decide permanecer, mesmo sabendo da maldição que pode causar sua morte. Lá, ele se apaixona por Manuela (Milena Toscano), jovem de temperamento forte, comprometida e filha de Max (Lima Duarte), um fazendeiro poderoso que manda nos moradores da região e passa por cima de todos para defender os próprios interesses.
Rivais
Max torna-se inimigo número um de Solano, já que o jovem passa a se dedicar para garantir condições dignas ao povo e a construir uma nova cidade com bases cooperativistas, ameaçando os interesses do ricaço. O justiceiro, que desafia o destino em nome da justiça e do amor, também vai precisar lidar com outro dilema: a culpa de se sentir atraído pela madrasta Estela (Cleo Pires), viúva de seu pai e descendente dos indígenas responsáveis pela maldição da família.
Em alta definação
Todas essas belezas, contradições e riquezas da região - até então pouco exploradas na TV - puderam ser vistas em alta definição no horário das 6 pela primeira vez. Juntamente com as histórias envolventes dos personagens, esse universo novo fez com que Araguaia fosse indicada ao Emmy Internacional na categoria melhor telenovela. O prêmio ficou com Laços de Sangue, co-produção da TV Globo com a emissora portuguesa SIC.
Tramas paralelas
A novela levou ainda para o público assuntos importantes para debate e reflexão. Como a adoção de crianças mais velhas e o mal de Alzheimer, doença vivenciada por Mariquita (Laura Cardoso). Outro destaque foi o núcleo do circo Gran Tenório, comandado por Terê (Thaís Garayp) e com o palhaço Pimpinela (Nando Cunha) e Neca (Emílio Orciollo Netto) no elenco.
E ainda a recém-saída de Malhação, Mariana Rios fez sua primeira personagem em novelas: Nancy, que sonhava em arrumar um homem rico e ir para a cidade. Aos 15 anos, Bruna Marquezine deu vida a Terezinha, uma órfã acolhida pelo Padre Emílio (Otávio Augusto).
Prontos para mergulhar nessa história? Indicada ao Emmy Internacional e com direção de Marcos Schechtman, a trama de 166 capítulos já pode ser conferida na íntegra no streaming como parte do projeto de resgate de clássicos da teledramaturgia.