O profissional fica livre para negociar com outras plataformas.
Após o insucesso de "Travessia" (2023), Mauro Mendonça Filho não conseguiu evitar a inclusão na lista de demissões da TV Globo. O diretor, reconhecido por dois prêmios Emmy Internacional - por "O Astro" (2011) e "Verdades Secretas" (2015) - encerrou seu contrato com a emissora após 40 anos de dedicação. A notícia foi veiculada na versão online do jornal Folha de São Paulo.
A Globo confirma a saída do profissional, que também desempenhou papel na produção de outras novelas, como "Negócio da China" (2008), "O Outro Lado do Paraíso" (2017), "Amor à Vida" (2013), "Dupla Identidade" (2014) e "Gabriela" (2012).
O filho dos renomados atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho é mais uma personalidade de destaque a se desligar da Globo, que optou por abandonar os prolongados contratos de exclusividade. Nos últimos anos, diversos atores, escritores e apresentadores tiveram suas relações trabalhistas reformuladas.
Atualmente, os profissionais assinam contratos válidos por obra, ou seja, apenas durante a produção da novela ou série. Em contrapartida, eles ficam livres para negociar com outras plataformas.
Um exemplo disso é Rogério Gomes, conhecido como Papinha, que encerrou sua colaboração com a Globo após implantar o remake de "Pantanal" (2022). Logo em seguida, foi convidado para coordenar os trabalhos de "Guerreiros do Sol", previsto para ser lançado em 2025 no GloboPlay.