Após ameaças, SBT prepara dossiê contra o Ibope
Após o Ibope confirmar algumas mudanças em seus métodos de aferição de audiência, como o descarte de dados coletados entre crianças de 4 a 11 anos, o SBT resolveu produzir uma investigação nos números e métodos do instituto.
A ideia do SBT é a de fazer com que os dados coletados gerem um dossiê a ser apresentado à imprensa e ao mercado publicitário.
A emissora de Silvio Santos começou a desconfiar de mudanças nos métodos do Ibope após ver sua audiência cair no período matutino, no qual sua programação é predominantemente infantil. Além disso, Record e Globo foram favorecidas com tal artifício, já que não possuem no horário da manhã programas infanto-juvenis.
Em novembro, um mês de período escolar ativo, o SBT possuía, na Grande São Paulo, 6.3 pontos de média diária (7h/0h), segundo o jornalista Daniel Castro. Em janeiro, um mês de férias escolares, o SBT caiu pra 5.3 enquanto a Record conquistava 5.6; em março, o SBT caiu para 5.1 enquanto a Record subiu para 6.3.