O Planeta TV

Antonio Fagundes é o misterioso Ubiratan em "Se eu Fechar os Olhos Agora"

A minissérie será exibida a partir de abril, na Globo.

por Redação, em 24/03/2019

Ubiratan (Antônio Fagundes). Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

Ele não diz a que veio. Misterioso e introspectivo, esconde de todos a verdadeira razão por viver em São Miguel, cidade fictícia do interior do Rio de Janeiro. Ubiratan, interpretado por Antonio Fagundes, esconde segredos que não pretende revelar para qualquer pessoa. “Ele tem uma tristeza, uma amargura, um sofrimento que acho impossível de apagar pelas coisas que ele passou, que são muito difíceis de esquecer”, adianta Fagundes. 

O caminho de Ubiratan cruza com o dos meninos Paulo (João Gabriel D'Aleluia) e Eduardo (Xande Valois) e daí nasce uma improvável parceria. O encontro acontece por acaso, durante uma tentativa de descobrir o que realmente aconteceu com a jovem Anita (Thainá Duarte) assassinada no lago. Misterioso, Ubiratan inicialmente rejeita qualquer aproximação com Paulo e Eduardo, mas, aos poucos, vencido pela insistência dos garotos, aceita ajudá-los. Eles nem imaginam o perigo que correm ao vasculharem histórias e segredos que as pessoas mais poderosas de São Miguel fazem de tudo para manter bem guardados. “O encontro com essas duas crianças curiosas e cheias de vida é um ‘casamento’ interessante porque um complementa o outro. O Ubiratan dá uma certa maturidade aos dois e as crianças dão vigor a ele. É um trio de detetives bem curioso”, afirma Fagundes. 

Já a relação de Paulo e Eduardo é bem mais antiga. Apesar de virem de famílias bem diferentes, os dois cresceram juntos e inseparáveis na pequena de São Miguel. Estudam na mesma classe e são amigos de todas as horas, não deixando que nada interfira no companheirismo que construíram. Eduardo é filho de um casal de classe média que luta para dar o melhor ao menino, enquanto Paulo não sabe o que é receber amor dentro de casa. Órfão de mãe, foi criado pelo pai, o açougueiro Joel (Paulo Rocha) que, ao contrário da família de Eduardo, faz questão de deixar claro que o filho não tem a menor importância para ele. As únicas demonstrações de afeto vêm de Antônio (Eike Duarte), irmão por parte de pai. “O Eduardo, que é o chapinha dele, é como se fosse a família do Paulo”, descreve João Gabriel. “Um fala uma coisa e o outro nem precisa completar a frase porque já está entendido. Essa junção dos dois é muito bonita. Foi uma das coisas que mais me tocou no livro do Edney Silvestre”, explica o autor Ricardo Linhares

Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

Mesmo com os problemas em casa, Paulo é um menino forte, que tenta ver o lado bom das coisas. Quando não estão estudando, uma das principais diversões dos garotos é brincar no lago que fica nos arredores da cidade. E, é numa manhã qualquer, ao fugirem de uma conversa com o diretor do colégio, que Paulo e Eduardo se depararam com o corpo de Anita (Thainá Duarte) às margens do lago. Aquela imagem nunca mais sairia da memória dos dois. “A história começa com a descoberta deste crime, mas a investigação é apenas a espinha dorsal que dá o arco dramático da minissérie. Eu uso a estrutura de thriller psicológico para abordar os dramas dos personagens, as frustrações, os segredos e os desejos reprimidos daquela sociedade”, conta Linhares

De início, ter encontrado o corpo daquela jovem parece complicar a vida de Paulo e Eduardo, que são levados para a delegacia e passam por um extenso interrogatório. Porém, quando Francisco (Renato Borghi), o viúvo de Anita, confessa ter matado a esposa, os meninos são liberados e a situação aparentemente fica resolvida. Uma dúvida, no entanto, paira no ar: como aquele homem, tão frágil, teria conseguido matar a moça sozinho? A desconfiança aumenta quando o repórter Cassiano (Pierre Baitelli) levanta suspeitas de que algo naquela história não faz sentido e ameaça investigar o ocorrido. A morte do jornalista deixa Paulo e Eduardo ainda mais assustados e com a certeza de que alguma peça está fora do lugar. “O Eduardo é um menino tímido, carinhoso, gentil, que ao longo da série vai querer descobrir quem está fazendo tudo isso, e fazer justiça”, pontua Xande Valois. 

Com estreia prevista para abril na Globo e no Globoplay, ‘Se eu fechar os olhos agora’ é uma minissérie escrita por Ricardo Linhares com direção artística de Carlos Manga Jr., inspirada no livro de Edney Silvestre. No elenco estão ainda nomes como Murilo Benício, Débora Falabella, Mariana Ximenes, Gabriel Braga Nunes, Jonas Bloch, Betty Faria, Antônio Grassi, Enzo Romani, Lidi Lisboa, Vitor Thiré, Gabriel Falcão, Marcela Fetter, entre outros.


Deixe o seu comentário