
Em entrevista à jornalista Patrícia Kogut, do O Globo, a atriz Ana Beatriz Nogueira revelou que é portadora de esclerose múltipla há nove anos. Ela explica porque manteve o segredo: “O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar “café com leite” na vida. Mas quem controla a vida?”.
Ana relembrou que teve uma crise durante as gravações de Caminho das Índias. Ela se recordou de uma cena com Antonio Calloni, seu marido na novela. Ela teria que atravessar o estúdio e levar uma garrafa de champanhe até Vera Fischer, que aguardava parada do lado oposto.
“Eu estava vendo duplo e embaçado. Pedi ao Calloni para me dizer de que lado estava a Vera: eu via duas Veras. Ele sinalizou, tirei uma reta e fui.”, explicou.
Segundo o médico Drauzio Varella, esclerose múltipla é um distúrbio inflamatório crônico do sistema nervoso central, caracterizado por surtos recorrentes de atividade imunológica que agridem a camada de mielina que envolve os nervos (como a capa em volta da fiação elétrica de uma casa). A causa é desconhecida. Não é doença infecciosa nem contagiosa. Como em outras doenças autoimunes, há predomínio entre as mulheres. A proporção é de três para cada homem. Embora existam fatores genéticos envolvidos, a maioria dos pacientes não relata casos na família. Nada que o indivíduo possa ter feito ou deixado de fazer impede o aparecimento da doença. Os primeiros sintomas geralmente se instalam entre os 20 e os 40 anos.
Comentários (3) Postar Comentário
Excelente atriz, que pena ser acometida de uma doença maldita dessa! Que Deus abençõe dela poder viver muitos anos mais com saúde, força Ana!
Por Deus! Que ela tenha a sorte de retardar os efeitos da doença, para que possamos desfrutar da sua presença ilustre e talento na telinha. Cláudia Rodrigues está sofrendo demais com essa enfermidade, muita luz e sorte às duas!
Que ela consiga manter pensamentos elevados para retardar a evolução da doença. Grande Atriz.