O Planeta TV

Ana Beatriz Nogueira revela ser portadora de esclerose múltipla

Atriz revela crise durante gravação de Caminho das Índias.

por Redação, em 04/02/2018

Foto: Divulgação/TV Globo

Em entrevista à jornalista Patrícia Kogut, do O Globo, a atriz Ana Beatriz Nogueira revelou que é portadora de esclerose múltipla há nove anos. Ela explica porque manteve o segredo: “O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar “café com leite” na vida. Mas quem controla a vida?”.

Ana relembrou que teve uma crise durante as gravações de Caminho das Índias. Ela se recordou de uma cena com Antonio Calloni, seu marido na novela. Ela teria que atravessar o estúdio e levar uma garrafa de champanhe até Vera Fischer, que aguardava parada do lado oposto.

“Eu estava vendo duplo e embaçado. Pedi ao Calloni para me dizer de que lado estava a Vera: eu via duas Veras. Ele sinalizou, tirei uma reta e fui.”, explicou.

Segundo o médico Drauzio Varella, esclerose múltipla é um distúrbio inflamatório crônico do sistema nervoso central, caracterizado por surtos recorrentes de atividade imunológica que agridem a camada de mielina que envolve os nervos (como a capa em volta da fiação elétrica de uma casa). A causa é desconhecida. Não é doença infecciosa nem contagiosa. Como em outras doenças autoimunes, há predomínio entre as mulheres. A proporção é de três para cada homem. Embora existam fatores genéticos envolvidos, a maioria dos pacientes não relata casos na família. Nada que o indivíduo possa ter feito ou deixado de fazer impede o aparecimento da doença. Os primeiros sintomas geralmente se instalam entre os 20 e os 40 anos. 
 


Deixe o seu comentário