O Planeta TV

Amor Perfeito: conheça Jorge Florêncio, intérprete de Jesus

Numa entrevista exclusiva ao gshow, o ator carioca se emociona com o trabalho na novela das 6 e fala da ligação com a fé e a religião.

por Redação, em 08/05/2023

Amor Perfeito: conheça Jorge Florêncio, intérprete de Jesus

Assim como no livro "Marcelino, Pão e Vinho", que serviu de inspiração para a novela Amor Perfeito, o protagonista, criado em meio a padres em uma Irmandade, vai ver e falar com Jesus.

Na novela das 6, este encontro será na próxima semana, quando Marcelino (Levi Asaf) estiver à beira da morte, vítima da picada de um escorpião. E quem interpreta Jesus é o ator Jorge Florêncio, um carioca, solteiro, de 37 anos, leonino, devoto de São Jorge, que além de artista é terapeuta holístico e, nas horas vagas, curte se exercitar e estar com os amigos e familiares para papos regados a cerveja e vinho.

Como você viu na foto, não se trata de um Jesus loiro de olhos claros, como normalmente é representado. É um homem negro, assim como o nosso Marcelino.

"Nos dias de hoje, poder viver um Jesus não eurocêntrico numa novela é de grande relevância para sociedade como um todo. Eu me sinto agraciado, um presente divino", diz Jorge Florêncio, em entrevista exclusiva ao gshow, portal de Entretenimento da TV Globo.

Amor Perfeito não é a estreia do ator em novelas, ele atuou em Velho Chico, Novo Mundo, Amor de Mãe e Pantanal.

Qual foi a sua reação ao saber que interpretaria Jesus negro na novela?

Quando o André Câmara (diretor artístico da novela) me ligou e me contou qual seria o personagem, minha cabeça deu um nó, um misto de medo e alegria. É uma imensa responsabilidade, eu, um ator de classe média, nascido e criado no subúrbio carioca de Del Castilho, dar vida a Jesus Cristo. É de uma gigantesca representatividade ser visto por pessoas que, assim como eu, não tinham referências de santidades dentro do cristianismo ou nas grandes produções com temáticas cristãs. O que víamos e ainda vemos são imagens de anjos e santos, sempre no estereótipo da pela clara.

Você segue alguma religião?

Eu tenho muita fé e costumo dizer que não tenho religião. Sou nascido e criado dentro do cristianismo, fui batizado e fiz primeira comunhão, inclusive sou devoto de São Jorge. Porém, acredito em muitas outras formas de expressar a fé, que vão além de templos, casas e igrejas.

Como é a sua ligação com Jesus, conversa com ele, como faz o Marcelino, ou é algo distante?

Tenho uma relação próxima com Jesus Cristo. Agradeço sempre, mesmo nos momentos de dificuldades. Acredito que são nesses momentos que nos fortalecemos para seguir adiante. Como diz o ditado, "mar calmo nunca fez bom marinheiro". Então, costumo agradecer sempre, mas quando tenho que brigar, brigo também. Com a gente não tem meias palavras, rs. Jesus é amor, é amigo, minha comunicação com ele é sempre sincera e cercada de afeto e verdade.

Como foi a preparação para o papel?

O André me pediu que emagrecesse para viver o papel, desde então minha rotina de exercícios se modificou. Passei a focar nos treinos mais curtos e com menos carga. Meu objetivo era ficar menor e com corpo menos marcado. Já perdi quase 10kg desde que comecei. Sempre gostei de treinar muito e pesado, mas, nesse período, tive que abrir mão da vaidade em prol do trabalho.

Assim que soube que faria Jesus, busquei entender um pouco mais sobre o evangelho. Sempre achei uma leitura difícil e confusa, e, mesmo sabendo que a temática central da novela não é sobre passagens bíblicas, julguei importante fazer esses estudos por conta própria. Pra isso conto com as orientações do meu amigo e estudante de teologia João Marcos Freitas, que também é artista e músico. Nossos diálogos são sempre leves e descontraídos. Nunca imaginei que falar do evangelho poderia ser tão divertido e enriquecedor.

Sentiu algo diferente ao gravar a primeira cena?

Muito. Gravei as primeiras cenas na cachoeira do Juju, em Baependi, sul de Minas Gerais. Era a cena de salvamento de Marcelino recém-nascido. Na sequência, Jesus caminha sobre as águas e resgata o menino antes de ele cair despenhadeiro abaixo. Estar ali, na beira do penhasco, sozinho diante da imensidão, me deixou extremamente sensível e emocionado. Ali eu pude entender como somos pequenos perto da existência divina e, ao mesmo tempo, gigantes, já que fazemos parte do todo. Senti fortemente a presença do Espírito Santo e tive a certeza de que aquele era o meu lugar e que não poderia ser diferente. Acredito nos propósitos de Deus para cada um de nós. Que a minha voz sirva de instrumento, transformação e acalanto aos que precisam, assim como eu me sinto acolhido por Cristo nesse trabalho.

Como acha que vai ser a reação do público?

Confesso que estou bastante curioso com isso, eu espero que seja a melhor o possível! Nossa novela reverencia o amor acima de todas as coisas, e eu acredito que é assim que deva ser. É tão bonito ligar a TV e ver tanta gente linda, diversa, de tantas cores e plural, assim como nosso Brasil, que a mim só me cabe a certeza de que a entrada de Jesus na trama só vai potencializar ainda mais esse discurso e esse desejo de espalhar amor, um amor genuíno nas suas mais diversas formas.

O fato de, além de ator, ser terapeuta holístico te ajudou a se aproximar do papel?

Sem dúvida. A terapia holística busca a cura em métodos e formas não tradicionais, busca a solução do problema não na resolução do sintoma, mas na procura da causa. Isso nos instiga a fazer a leitura do ser como um todo e não partes de um corpo.

Quais são seus hobbies?

Costumo pedalar, correr, fazer caminhadas ao ar livre e descobrir lugares bons de passear fora da rota turística do Rio. Adoro estar sozinho e fazer trilhas, estar em contato com a natureza me alimenta. Gosto também de treinar pesado (quando posso, rs) e amo tomar café e vinho! Gosto de estar com meus amigos pra voltar a ser criança. Também não dispenso sentar num boteco e tomar uma cerveja gelada.

Acha que o assédio vai aumentar com a novela? E como lida com o assédio?

Eu acho que vai, rs. As redes sociais já dão sinais. Desde que saiu o anúncio de que eu seria Jesus Cristo, em Amor Perfeito, os números só crescem e quase que diariamente recebo mensagens de pessoas curiosas pela minha chegada definitiva na novela. Eu procuro responder o que consigo, dentro do possível, e acho bacana essa troca direta com os seguidores. Isso me aproxima do público, que é a minha prioridade.

Como são os bastidores da novela, já está integrado ao elenco?

O elenco é um ponto fora da curva. Sempre que possível marcamos encontros fora dos estúdios pra descontrair e jogar papo fora, a galera é muito unida. É uma mistura boa que faz tudo ser mais colorido e valer a pena!!!! Eu amo.


Deixe o seu comentário