O público já havia pedido mais leveza.
O que a TV Globo costuma fazer quando uma de suas novelas não vai bem de repercussão?. Pode até está indo razoavelmente bem de audiência, mas de pouco engajamento. Pois bem, em “Amor de Mãe”, a primeira escrita por Manuela Dias, segundo informações dos jornalistas Márcia Pereira e Daniel Castro, do UOL, a direção de dramaturgia determinou que a novela passasse a ter foco central nos protagonistas; clareassem mais as cenas; eliminassem personagens que não estavam agradando ou funcionando; e parassem com as imagens tremidas (de cinema), utilizadas em cenas de ação com o profissional com câmera na mão. E, segundo consta, o todo poderoso Silvio de Abreu, também pediu para que melhorassem a sonoplastia.
Um dos primeiros pedidos de Silvio de Abreu, ainda no mês de dezembro, já foi atendido. A novela ganhou um núcleo cômico. A pesquisa de discussão detectou que o público sentia falta de leveza na história.
“Amor de Mãe” tem reagido no Ibope. Sua média geral de 28 já saltou para 29 pontos e, nos últimos dias, vem com facilidade ultrapassando a casa dos 30 pontos. A novela terminará em maio, com 155 capítulos.
Postado em Bastidores Amor de Mãe Globo Manuela Dias Novelas Silvio de Abreu TV Globo
18,8 pontos
Os momentos finais de Alma Gêmea continuam surpreendendo na faixa do fim de tarde.
3,6 pontos
Reapresentação de As Aventuras de Poliana foi uma das atrações menos assistidas do SBT.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
BRUNO comentou:
Eu gosto da novela desde o início. São perceptíveis as mudanças pontuais, que, na minha opinião, não precisariam acontecer, principalmente em termos de direção, mas, enfim...a novela não perdeu a sua essência. Agora temos um grande vilão.
Mag Gama respondeu:
Amor de mãe é novela pra adultos, quem quiser comédia vá assistir a das 7. Isis valverde finalmente está fazendo o melhor papel da vida.
Agnes comentou:
Foram mudanças bem sutis, porquê mal dá pra perceber uma interferência na obra, que pra mim, já era perfeita. Independente de audiência eu acredito que ADM conseguiu sair da zona de conforto e nos deu uma obra de excelente qualidade.
marcelinho comentou:
Tarde demais!! O publico não tem mais interesse de acompanhar ..ainda mais se uma começar aompanhar agora não vai entender ***** nenhuma ..com esse rolo todo de quem é filho de quem!!
Robson respondeu:
Tarde demais uma porra,a novela está reagindo pra sua informação.Cara idiota
marcelinho respondeu:
Robson ..a novela é ruim e ponto!! Não tem um pingo de repercussão ..parece que nem existe!! V não ve ninguém comentando seja na internet ou boca boca a novela é fria ..ACEITA QUE DÒI MENOS! Se essa novela conseguir algum dia atingir um ibope aima de 36 pontos ..comemorem bastante fazer como ganhar um campeonato mundial!!
Robson respondeu:
Ruim é a sua opinião,ela tem repercussão e audiência sim,é bem falada ,falada nas ruas,vc que é burro e não entende porra nenhuma de dramaturgia,seu otário.
Ruan comentou:
Se não gostam que vão ver séries que não tem toda essa lenga lenga que estão reclamando! Linguagem de novela é isso mesmo! enrolação, embromação um monte de personagem pra tirar o foco principal e encher linguiça pra fazer uma estória ruim durar nove meses. Não vejo a hora da Globo extinguir novela da programação e só fazer séries de no máximo 60 dias de duração.
André Ouacht-Èrnatti respondeu:
A Globo não vai extinguir as novelas pelo mesmo motivo que o brasileiro gosta de futebol. A TV brasileira foi forjada do rádio (novelas e o "Repórter Esso" na hora certa). A TV americana foi forjada do cinema (onde não há a regularidade do hábito, histórias rápidas, etc.)
Ruan respondeu:
André, Futebol nada tem a ver com novela. Do mesmo jeito que o rádio extinguiu as novelas e mudou seu conteúdo a tv também está evoluindo e vai extinguir as novelas e produzir somente séries goste você ou não. Globoplay tá aí pra mostrar que a transição chegou e as novelas estão com os dias contados. E questão de tempo.
André Ouacht-Èrnatti respondeu:
Você não entendeu nada do que eu disse. As novelas no Brasil NUNCA irão acabar pelo mesmo motivo que o brasileiro gosta de futebol. A nossa TV brasileira herdou a linearidade e o hábito do rádio. Ao contrário da TV americana que herdou a agilidade do cinema: por lá apenas o jornal é no mesmo horário. O resto muda de acordo com a audiência. Sua opinião é a mesma de quase 70 anos atrás que dizia que a TV acabaria com o rádio e que o cinema idem com o teatro. Não precisa lacrar com frases feitas, é só constatar o óbvio.
Diogo comentou:
Toda novela com essa inovação de cinema é sempre a mesa história, mas a globo não aprende com o erro. Em Babilônia aconteceu a mesma coisa, a fotografia era horrível (não sei como alguém chama isso de bela fotografia) e no meio da novela foi exigido que clareassem as imagens, pra quê? para a globo fazer tudo de novo em outra novela!
Bruno respondeu:
Que bom ver que outras pessoas se incomodam com isso, não entendo como uma potência como a Globo não vê que isso pode ser um dos principais motivos de suas novelas não terem mais a audiência de antes. No começo daquela O Outro Lado do Paraíso a audiência tava baixa e houve críticas que era pesada, muito escura, etc., (como se todas as outras tb não fossem)... disseram que iam mudar, eu não acompanhava, mas quando via alguma coisa não via mudança nenhuma, tava a mesma escuridão e falta de cores de sempre, e as novelas seguintes continuaram todas a mesma coisa. É um visual extremamente desagradável e cansativo, e como falaram aqui ficam todas com a mesma cara. Vai ter mau gosto assim não sei onde...
Fabio comentou:
NEM PRECISAVA DE GRUPO DE DISCUSSÃO. SÓ OLHAR OS SITES DE TVS, POIS IA VER O QUE INCOMODAVAM OS TELESPECTADORES, O PONTO FORTE DA NOVELA É TEXTO E AS BOAS ATUAÇÕES. PONTOS FRACOS JÁ FOI DITO, IMAGEM DE CINEMA, FORMATO DE SÉRIE, VÁRIAS HISTÓRIAS QUE NINGUÉM SE INTERESSAVAM, FALTOU CONSOLIDAR AS HISTÓRIAS DAS PROTAGONISTAS. OU SEJA A AUTORA VEIO COM UMA BOA HISTÓRIA PRA CONTAR, MAS ALGO DEU ERRADO E ELA SAIU ATIRANDO PRA TDS OS LADOS, E AGORA CORRER PRA ENTREGAR BEM PRA LÍCIA. GOSTO DA NOVELA MAS NÃO SOU ALIENADO E DETECTO OS SEUS DEFEITOS. A NOVELA PODE SER PESADA, TER SUSPENSE, DRAMA. DESDE QUE SEJA BEM CONTADO FUNCIONA, ELA CONTOU À NOVELA COM PRESSA E NÃO COM AGILIDADE, MUITO CHORORÔ E NÃO COM EMOÇÃO. FALEI O MESMO DE ERAMOS SEIS, QUE É MARAVILHOSA MAS QUE NÃO PRENDE. DIFERENTE VEM SALVE-SE QUEM PUDER, QUE FOCOU NAS PROTAGONISTAS E POR ISSO TEM PÚBLICO CATIVO. ESSA É UMA OBSERVAÇÃO DE UM TELESPECTADOR.
Diogo respondeu:
Realmente a autora está confundindo pressa com agilidade. Não gosto da novela e fala isso pelos 50 capítulos que vi e parei mas Manuela Dias exageraaaaaaaaaaa muito, vai escrevendo uma desgraça em cima da outra, não se aprofunda nem no drama de uma desgraça e já parte pra outra, ninguém consegui digerir nada. Isso não é agilidade, soa de mal gosto. Além disso as coincidências pra mim já tá virando motivo de chacota, tá muito exagerado também.
Robson respondeu:
Digo,vc não gosta da novela,pq não entende nada sobre ela,e a Manuela não exagerada em nada.Sua opinião é de crítico amador.
Ricardo Lacerda comentou:
Intubar núcleo cômico é bizarro demais. Sem necessidade. Penso assim: a novela é ótima do jeito que é. Se as pessoas não gostam paciência
Ono comentou:
As mudanças são perceptíveis e a gente já começa a notar uma queda na qualidade. Uma pena que aos poucos estão colocando o selo "pastelão do Sílvio de Abreu" em uma novela que estava indo bem. Essa palhaçada de inserir esses núcleos de humor constrangedores alcançou até essa novela. Chega a dar vergonha ver as cenas dos personagens de Milham Cortaz, daquele filho mais novo da Lourdes etc. A novela precisava de um outro tipo de leveza, com histórias menos densas e sem requintes de violência, e não aquele falso humor do qual ninguém ri. Acho que enquanto o Sílvio de Abreu estiver a frente da teledramaturgia, nunca mais teremos uma novela que preste. Mesmo que ela comece boa, ele vai dar um jeito de estragar. Se ela tiver qualidade, ele vai dar um jeito de transformá-la num lixo.
Fernando comentou:
A novela é ótima, os pobres de espírito e de intelecto é que reclamaram e a Globo acata por ser o seu público maior. Infelizmente o povão gosta de novela de pobre.
Apresentada por Luiza Possi, atração vai ao ar aos sábados, ao meio-dia.
Documentário marca os cinco anos da morte do apresentador e traz depoimentos inéditos de familiares sobre os últimos momentos do apresentador.
Saiba mais sobre o personagem oferecido ao ator, que se destacou na segunda temporada de Rensga Hits!.
Manuela Dias garante que a personagem não será transformada em uma "boazinha".
Rejeitado, Rudá é vítima de petição online.
Confira outras novidades na programação da Globo na área músical.
A novela retorna à grade da Globo no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro.
A emissora ainda não confirmou oficialmente o dia de exibição.
O Globo Esporte perderá cinco minutos de duração.
A novela está sendo adaptada pela roteirista Manuela Dias.
Marcos Mion grava temporada de verão do programa.
A edição vai comemorar os 50 anos de parceria do cantor com a Globo.
Inicialmente, a atriz foi cogitada para interpretar Heleninha.
Apresentadora mostra bastidor do local que o responsável pelo personagem fica durante o programa.
O projeto havia sido inicialmente apresentado à Globo em 2021, mas não avançou na emissora.
A emissora confirmou que a cobertura esportiva não terá um programa diário dedicado.