
Excesso de personagens em "Amor de Mãe" chama a atenção. Quem se atentou sobre isto foi o jornalista Flávio Ricco, do UOL, que comentou que o elenco da próxima novela das nove contará com cerca de 70 personagens.
E uma fica uma pergunta no ar? Será que Manuela Dias não cometerá os mesmos erros de Waclyr Carrasco? O homem – “que manda na Globo” – esnobou os veteranos, como Betty Faria, Rosamaria Murtinho, Tonico Pereira, Rosi Campos, Laura Cardoso, dentre outros.
Os 70 personagens de “Amor de Mãe” serão subdivididos em 9 diferentes núcleos.
“Amor de Mãe” marcará a estreia de Manuela Dias como autora de uma novela das nove. Ela já tem cerca de 70 capítulos escritos, que estão sendo supervisionados por Ricardo Linhares e dirigidos por José Luiz Villamarim.
O folhetim tem data de estreia confirmada para o dia 25 de novembro. Trata-se da substituta de “A Dona do Pedaço” na faixa das 21h. Da Globo.
Comentários (5) Postar Comentário
Uma novela às 21h com no máximo 50 personagens fixos já estaria de bom tamanho. Todo o elenco poderia ter destaque. Não tem como um autor (a) ter um elenco enorme, é muito trabalho, além de ocorrer as falhas de pouco destaque. Acho que além dos números dos capítulos, o elenco também deveria ter uma nova regra. E acabar com as panelinhas entre autores e direção, evitaria o excesso de exposição e saturação do elenco entre uma produção e outra.
Fiz um curso de roteiro de TV com foco em novelas e minisséries. Certa feita esse assunto veio a baile. Na verdade uma novela inteira tem em torno de 100 personagens contando claro participações especiais e eventuais. Mas na sinopse costumam citar apenas 50 principais e 20 participações. Inclusive o Aguinaldo Silva diz isso num dvd. Não importa o número de personagens. Importa a trama que você vai contar. Tem trama com método cíclico como A PRÓXIMA VÍTIMA que tinha muitos personagens e todos eles tinham um valor. Uns saiam outros entravam. Normal.
Elenco enorme, mas nao vi o nome de grandes atores como Regina Duarte,
Tarcisio Meira, Gloria Menezes, Tony Ramos, Fernanda Montenegro,
Eva Wilma, Arlete Salles, Ary Fontoura, Cássia Kiss, Irene Ravache, Lima Duarte, etc.
Tirando a Suzana Vieira e o Fagundes, no ar, o resto sumiu.
Cadê esse povo?
Mulheres Apaixonadas, em 2003, sem participações especiais, tinha 105 personagens e 203 capítulos! Isso refuta a idéia de que novelas com elenco e número de capítulos enormes não são boas! Pelo contrário, deveria-se aproveitar todos esses personagens! Amor de Mãe deveria ter entre 200 e 240 capítulos! Não é necessário 70 personagens e 155 capítulos para se ter uma boa novela!
Pelas imagens até agora parecia uma novela mais enxuta com poucos personagens. difícil ter uma novela assim no horário nobre, mais centralizada com poucos personagens.