O Planeta TV

"Altas Horas" presta homenagem a uma das maiores sambistas do país: Alcione

Especial conta com a participação de Criolo, Diogo Nogueira, Elymar Santos, Lauana Prado, Mumuzinho e Neguinho da Beija-Flor.

por Redação, em 12/04/2024

Foto: TV Globo/Maurício Fidalgo

O ‘Altas Horas’ promete tirar o público para sambar – com uma pitada de sofrência de amor - na noite do próximo sábado, dia 13, com uma edição especial em homenagem a uma das maiores sambistas do país: Alcione. A cantora, compositora e multi-instrumentista soma mais de 50 anos de carreira; tem presença frequente no Carnaval carioca, sendo Mangueirense de coração; e inspira uma série de outros artistas, independente do estilo musical. Alguns deles comparecem ao palco do ‘Altas’ para endossar a homenagem, compartilhando a influência que a artista tem sobre suas carreiras, cantando com ela ou para ela. São eles: Criolo, Diogo Nogueira, Elymar Santos, Karinah, Lauana Prado, Mumuzinho, Neguinho da Beija-Flor, MV Bill e Rebecca.

Serginho Groisman comanda a celebração, convidando Alcione a contar sua história. Ela revela as profissões anteriores à de artista, como vendedora numa loja de discos e professora no estado do Maranhão, onde nasceu e cresceu. Ela não poderia deixar de cantar, e apresenta sucessos como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Você Me Vira a Cabeça” e “Loba”.

Os demais convidados, também grandes nomes da música, se declaram a Alcione. Criolo diz: “Ouvir Alcione é ter esperança de que podemos ser amados um dia [...], é um tanto de Brasil que nos orgulha”; Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, outro importante sambista, cresceu com a convivência de Alcione, e recorda passagens da infância com ela. Elymar Santos, por sua vez, que dedicou um álbum à Alcione, agradece a oportunidade de fazer parte da homenagem: “Hoje são 50 anos de carreira, e me orgulho muito de ter participado das celebrações dos 40 anos, quando fiz um álbum para ela”.

Foto: Globo/Maurício Fidalgo

Karinah, atuante em projetos na Mangueira, inclusos sociais, assim como Alcione, expõe sua inspiração para o trabalho na escola de samba: “O mínimo que a gente tem que fazer é retribuir e fazer o bem como você”. Lauana, que canta sertanejo, não esconde sua admiração: “[...] sempre foi uma referência para mim a forma como ela interpreta”, conta.

Mumuzinho, que tem a voz por vezes associada à de Alcione, revela como a conheceu: “Isabel Fillardis foi quem me apresentou a Alcione [...]”, enquanto Neguinho da Beija-Flor, amigo de longa data, recorda, com Alcione, apresentações que fizeram juntos. MV Bill também relembra o surgimento de sua relação com a cantora: “Minha mãe é fã, ela ouvia todas as músicas [...]”. E Rebecca reforça a importância de Alcione como inspiração para mulheres negras.

Alguns musicais confirmados na homenagem são “Faz Uma Loucura Por Mim”, “Garoto Maroto”, “Meu Ébano” e “Estranha Loucura”.

O ‘Altas Horas’ tem apresentação de Serginho Groisman, direção geral de Serginho Groisman e Adriano Ricco, e vai ao ar aos sábados depois de ‘Renascer'. 


Deixe o seu comentário