O Planeta TV

Ação, realidade e diversidade: série Original Globoplay "O Jogo que Mudou a História" é anunciada na CCXP

por Redação, em 02/12/2023

Foto: Juliane Araújo e Raphael Logam. Foto: César Diógenes

Anunciada na CCXP como uma das grandes novidades do streaming da Globo para 2024, a série Original Globoplay 'O Jogo que Mudou a História' é inspirada em fatos e ambientada durante as décadas de 1970 e 1980, retratando a gênese da organização das facções criminosas do Rio de Janeiro e como uma partida de futebol influenciou para a eclosão de uma guerra que que durou 25 anos. A pré-estreia da produção foi realizada nesta sexta, dia 1° de dezembro, durante a feira. A obra de 10 episódios tem criação e produção de José Junior, direção geral de Heitor Dhalia e é uma parceria do Globoplay com a AfroReggae Audiovisual e a Paranoid.

"Durante a trama, vemos o nascimento da primeira grande facção do narcotráfico, no fim dos anos 1970, e exploramos todo o desdobramento a partir do início dessa organização e de outras”, antecipa José Junior. "'O Jogo que Mudou a História' tem muitos protagonistas, a grande maioria de atores negros e nordestinos, como Jonathan Azevedo, Bukassa Kabengele, Pedro Wagner e Jailson Silva. Todo o resto do elenco seguindo essa mesma composição de pessoas pretas, das favelas e nordestinas, refletindo a realidade brasileira e exaltando essa grande massa popular que temos no nosso país". 

A série é um mergulho intenso para quem quer conhecer o Rio por uma outra perspectiva, a das favelas. E são três famosas comunidades cariocas que inspiram a trama: Vigário Geral, Parada de Lucas e o Morro do Juramento. Mas foi em um presídio em Ilha Grande, palco de tortura e violência, onde tudo começou. São dois novatos nesse ambiente que apresentam as regras desse universo ao público: Egídio (Ravel Andrade) um jovem sem histórico criminoso ou de militância política que é preso depois de atropelar a filha de um general, e Jesus Pedra (Raphael Logam), um novo carcereiro que nem imagina o que lhe aguarda na ilha. É pelo olhar dos dois que o público será apresentado a vida dentro do presídio. Com integrantes diversos, dois grupos comandam o lugar, de um lado a falange "Jacaré"; e do outro, a "Turma do Fundão", composta por assaltantes de banco e presos políticos. O choque entre esses dois grupos é a origem de uma guerra que ultrapassa os muros do presídio de Ilha Grande. Como consequência, favelas que antes viviam em harmonia agora pertencem a diferentes facções, como é o caso das fictícias comunidades Padre Nosso e Parada Geral.

Foto: César Diógenes/TV Globo

"O Jogo que Mudou a História" reúne ainda Pedro Wagner, Jailson Silva, Bukassa Kabengele, Sergio Laurentino, Babu Santana, Álamo Facó, Vanessa Giácomo, Alli Willow, Samuel Melo, Claudia Mauro, Tatiana Tibúrcio, Kizi Vaz, Talita Younan, Rômulo Braga, Leo Bahia, João Fernandes, Breno de Filippo, Diego Raymond, Fabrício Assis, Giulia Tavares, Juliane Araújo, Rogério Blanck, Marcio Borges, Gilson da Maia, além das participações especiais de Otavio Muller, Julio Andrade, Leonardo Bricio, Natália Lage, Marcelo Serrado, Marcello Melo, Wilson Rabelo, Jimmy London, Pretinho da Serrinha e Lucio Mauro Filho.

A série Original Globoplay é criada e produzida por José Junior; com direção geral de Heitor Dhalia; direção de Heitor Dhalia, Matias Mariani e Claudio Borrelli; com redação final de José Junior e Gabriel Maria; e roteiro de José Junior, Gabriel Maria, Clara Meirelles, Bruno Passeri, Manaíra Carneiro e Bruno Paes Manso. A produção é da AfroReggae Audiovisual e da Paranoid.   


Deixe o seu comentário