O Planeta TV

A semana do capítulo 100 de "Além da Ilusão"

Os atores Paloma Duarte e Eriberto Leão e a autora Alessandra Poggi comentam as viradas e fazem um balanço da novela.

por Redação, em 31/05/2022

A semana do capítulo 100 de "Além da Ilusão"

‘Além da Ilusão’ entra na semana do capítulo 100, que vai ao ar no dia 2 de junho, com muita emoção e viradas na trama. Nos próximos capítulos, o personagem Plínio (Nikolas Antunes) chega na história como o astro da radionovela que irá contracenar com Margô (Marisa Orth) e movimenta a Rádio local ao se envolver com Leopoldo (Michel Blois). Isadora (Larissa Manoela) e Davi/ Rafael (Rafael Vitti) reatam o namoro depois de mais uma tentativa frustrada de Joaquim (Danilo Mesquita) para separar os dois, quando o mágico conta que Iolanda (Duda Brack) decidiu ir embora com Toninho, e o tão esperado beijo entre Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte), enfim, acontece, durante a comemoração surpresa para Clarinha, organizada por ele. Heloísa fica emocionada e se entrega a emoção. Eles se beijam e passam a tarde juntos. “Acho interessante que o público no Twitter chame o desenvolvimento desse casal como “slow burn” – essa imagem de algo queimando devagarzinho explica bem o andamento dessa relação, que vem sendo construída lentamente desde o início da novela. Heloísa já disse que sente algo por Leônidas, mas que a culpa por ter perdido a filha é maior que a vontade de ser feliz novamente. Então, o que podemos esperar desse beijo é que Leônidas vai se encher ainda mais de esperanças e decidir agir para que Heloísa se permita ser feliz novamente: vai prometer a ela que vai encontrar sua menina. Em breve, ele começará a desconfiar que pode ser a Olívia”, comenta a autora Alessandra Poggi.
 
E revivendo o passado que o atormentou, Matias (Antonio Calloni) flagra Isadora na cama com Davi nas mesmas circunstâncias em que encontrou Elisa (Larissa Manoela) há 10 anos. No primeiro momento, ele acha que está vendo Elisa viva e depois se dá conta de que é Isadora. Leônidas (Eriberto Leão) chega a tempo de tirar o ex-juiz de lá e o impede de cometer mais uma loucura. “Matias vai ver Isadora na cama com Davi e exigir que ele se case com a filha para reparar a “desonra”. Acontece que Joaquim vai descobrir que o inimigo se deitou com Iolanda na noite de Natal e vai dar um jeito de fazer a vedete interromper a cerimônia despejando essa revelação no meio da igreja, na frente de todos os convidados. Sentindo-se traída, Isadora vai terminar com Davi mais uma vez, para desespero do nosso querido mágico”, adianta a autora.
 
Confira as entrevistas abaixo:
 
ENTREVISTA COM A AUTORA ALESSANDRA POGGI

Autora Alessandra Poggi. Foto: Globo/Sergio Zalis

Que balanço faz até esse momento da novela?

É muito gratificante ver que essa história, criada com tanto carinho e cuidado, está sendo apreciada pelo público e fazendo felizes as pessoas que a assistem e que a produzem. Vejo elenco, diretores, produtores e equipe técnica felizes e se divertindo com esse trabalho. Vejo o público vibrando e se emocionando com os acontecimentos nas redes sociais. Então posso dizer que até o momento meu sentimento é de missão cumprida, de ter conseguido proporcionar a todos uma novela que encanta e traz alegria. 

Você é bem ativa nas redes sociais e costuma acompanhar a repercussão da novela com frequência. Como sente o retorno do público?

Acompanho a repercussão da novela diariamente no Twitter e no meu Instagram profissional, onde costumo postar as chamadas do dia e, depois que o capítulo vai ao ar, mais um post comentando sobre algum acontecimento da trama. Acho interessante acompanhar as torcidas, os fandoms e até as fanfics. Sinto que o público acompanha a história com atenção e interesse, que vibra com os casais românticos, que se diverte com o núcleo de humor. E que sabe reclamar também quando não está gostando de alguma situação. Vejo o Twitter como uma grande sala onde todos estão assistindo juntos à novela. Então considero um ótimo termômetro para sentir se a novela está agradando ou não. Até o momento, a meu ver, o saldo é positivo!

Sobre o casal “Helônidas”, um dos momentos mais esperados é o beijo do casal. Como é para você, como dona da história, acompanhar essa expectativa do público? O que pode adiantar dessa trama daqui pra frente?

Acho interessante que o público no Twitter chame o desenvolvimento desse casal como “slow burn” – essa imagem de algo queimando devagarzinho explica bem o andamento dessa relação, que vem sendo construída lentamente desde o início da novela. Heloísa já disse que sente algo por Leônidas, mas que a culpa por ter perdido a filha é maior que a vontade de ser feliz novamente. Então, o que podemos esperar desse beijo é que Leônidas vai se encher ainda mais de esperanças e decidir agir para que Heloísa se permita ser feliz novamente: vai prometer a ela que vai encontrar sua menina. Em breve, ele começará a desconfiar que pode ser a Olívia.

Muitas viradas ainda vão acontecer nos próximos dias, com novos casais se formando, casamentos realizados e desfeitos, vitória do vilão. O que pode destacar? 

O maior acontecimento dos próximos dias, na minha opinião, é Heloísa descobrindo que Rafael na verdade é Davi, o rapaz acusado de ter matado sua sobrinha. Vamos também ter o flagra de Matias, que vai ver Isadora na cama com Davi e exigir que ele se case com a filha para reparar a “desonra”. Acontece que Joaquim vai descobrir que o inimigo se deitou com Iolanda na noite de Natal e vai dar um jeito de fazer a vedete interromper a cerimônia despejando essa revelação no meio da igreja, na frente de todos os convidados. Sentindo-se traída, Isadora vai terminar com Davi mais uma vez, para desespero do nosso querido mágico. Teremos também a primeira vez de Heloísa e Leônidas, o casamento de Abílio e Augusta, o romance de Leopoldo e Plínio – o galã das radionovelas, a recaída de Eugênio e Violeta e o início de uma aproximação romântica de Lorenzo e Letícia. 

O público tem se emocionado muito com a novela. Considera que está cumprindo a promessa do início da trama?

Eu havia prometido uma história romântica, que faria as pessoas suspirarem de amor junto com os personagens, e que trouxesse esperança aos corações depois de dois anos de pandemia. Pelo retorno positivo que estou tendo do público, pelos comentários e mensagens que tenho recebido online, acho sim que estou cumprindo essa promessa. 

Alguma curiosidade de bastidor que ache legal dividir nesse momento com o público?

Sim! Os atores gostaram do apelido que os internautas me deram no Twitter e agora muitos me chamam de “mãe”!  rs

ENTREVISTA COM PALOMA DUARTE 

Você tem recebido muitas críticas positivas desde o início da novela. Como é pra você, depois de tantos anos de carreira, receber esse carinho genuíno do público e da crítica especializada? 

É muito gratificante. Heloísa era uma incógnita, não tinha ideia de como seria recebida. Não é uma personagem simples. Ela é muito complexa e cheia de segredos. A compreensão da trama era muito importante na construção. Estou muito grata.

Como está sendo a repercussão do público com relação ao casal Heloísa e Leônidas (Helônidas)? 

Helônidas virou xodó e é muito fofo o carinho da galera nas redes e nas ruas.

Como é a parceria com o Eriberto Leão? Alguma curiosidade de bastidor?

Eri (Eriberto) é um baita parceiro, ser humano lindo, grande amigo. Construímos juntos cada detalhe desse casal. Sempre rimos muito e adoro estar com ele.

Depois de tantos capítulos e a espera do público por esse momento, como foi gravar o primeiro beijo e a primeira noite do casal Heloísa e Leônidas?

Foi ótimo! A cena ficou linda e tenho certeza que o pessoal que estava na “sofrência “ irá lavar a égua! Imagina, quase 100 capítulos esperando? Poggi (a autora) é danada!

Como você define a relação de Leônidas e Heloísa? 

São duas pessoas muito semelhantes em suas dores e dúvidas mas Leônidas é mais esperançoso que Helô (Heloísa). Acho que a dor foi o que os aproximou primeiro. Mas é uma relação engraçada também, tem muito bom humor neles, implicâncias que o público adora. Acho que humor é uma marca da Poggi (a autora) em seus casais, sempre que possível.

O que o público pode esperar do casal para os próximos capítulos?

Tudo. 

ENTREVISTA COM ERIBERTO LEÃO

O público torce muito por Leônidas desde o início da novela, principalmente no que se refere aos sentimentos dele por Heloísa? Como você vê essa relação do público com o personagem? 

O público ele sempre vai se identificar com personagens que amam verdadeiramente. Penso que essa é uma busca de todos nós, tanto amarmos verdadeiramente, como sermos amados verdadeiramente, incondicionalmente. O Leônidas é um romântico, um apaixonado, ele ama amar e fico muito feliz de ter esse carrinho do público, essa resposta que veio logo no início e que vem só aumentando durante nossa jornada, que agora está chegando a níveis altíssimos e penso que ainda vai aumentar mais a partir do momento em que esse amor começa a ser retribuído também (a Heloísa sempre retribuiu esse amor, mas sutilmente). É o que se chama de slow burn, um casal que vai acontecendo muito aos poucos. De um lado você tem o Leônidas extremamente apaixonado e do outro uma Heloísa que teve um amor à primeira vista, mas que tem toda a sua história, que a impede de se entregar a esse amor. Então, todo toque, cada olhar, cada suspirada faz com que o público se emocione e torça cada vez mais pelo casal. 

Foto: Paulo Belote/Globo

Como está sendo a repercussão do público com relação ao casal Heloísa e Leônidas (Helônidas)? Você acompanha nas redes? Recebe o carinho das pessoas quando sai na rua?

A repercussão tem sido muito grande. A gente está muito feliz. Eu não sou tão ativo nas rede sociais, mas não tem como eu não saber, pois sempre chegam muitas mensagens pra mim. Acho que é tão grande que acabo sabendo mesmo sem ter uma presença constante nas redes e é só gratidão por essa repercussão gigante, e nas ruas também recebo muito carrinho. É outro termômetro maravilhoso, a gente sabe quando está funcionado quando tem esse retorno, graças a Deus a gente está tendo...muito!

Como é a parceria com Paloma Duarte? Alguma curiosidade de bastidor?

É maravilhosa. Sem dúvida alguma Paloma é uma das maiores parceiras, colegas de cena que eu tive na minha vida. A gente é muito apaixonado pelos personagens, pela novela, faz com muito amor, tem muita sintonia e está muito feliz. A gente se diverte muito. Tem um lugar misturado entre Paloma e Heloísa e Eriberto e Leônidas que a gente leva para o set e é muito bacana. Deixa a gente com mais vontade de estar fazendo a cena, de estar no set.

Depois de tantos capítulos e a espera do público por esse momento, como foi gravar o primeiro beijo e a primeira vez do casal Heloísa e Leônidas?

O casal foi acontecendo muito devagar, mas a gente aproveitou cada detalhezinho, cada momento, cada respirada, cada toque de mão, cada palavra. Então tudo foi muito degustado e a gente soube construir essa relação, que veio muito devagar, para termos o primeiro beijo. Mas foi sempre muito intenso, então essa expectativa do devagar, mas com muita intensidade, verdade, amor, paixão e muito brilho nos olhos faz com que a expectativa do público pelo beijo seja como uma panela de pressão. Você vai esquentando, esquentado, bota ali um fogo brando devagarzinho, devagarinho, mas chega uma hora que está fervendo e é o que vai acontecer. Vai ser esse primeiro beijo, essa primeira tarde de amor deles. Nossa expectativa foi como a do público e eu posso adiantar que ela foi linda, foi um dia muito mágico, muito especial mesmo. 

Como você define a relação de Leônidas e Heloísa?

São duas pessoas com traumas amorosos, diferentes, mas muitos difíceis. O da Heloísa mais claro, mas o do Leônidas também muito profundo, porque ele foi traído pelo próprio pai, algo que eu nunca pensaria que podia acontecer. O pai se casa com a noiva dele e isso faz com que ele abandone a faculdade de medicina faltando um mês para se formar. Iria seguir a carreira do pai de psiquiatra, e a Heloísa todo mundo sabe o trauma da história dela envolvendo a filha com o Matias. São dois personagens que têm dores profundas, traumas profundos e que se encontram exatamente por que possuem essa precariedade enorme, mas ainda mantiveram a luz nos olhos, uma alegria triste constante e uma vontade de ser feliz. O Leônidas de uma forma muito mais explícita, consciente, e a Heloísa de uma forma mais inconsciente, tanto que quando ela encontrar a filha, ela vai se permitir ser feliz, que é o objetivo de todos nós na vida, sermos felizes. E é uma relação de muita poesia, verdade, respeito, compreensão e principalmente de muita cumplicidade. Eu diria que Heloísa e Leônidas têm muita cumplicidade. Apesar de antes viverem como gato e rato também, cumplicidade sempre houve, aliás há uma cumplicidade entre gatos e ratos.  

O que o público pode esperar do casal para os próximos capítulos?

Muita emoção! Cenas lindíssimas, um amor verdadeiro transbordando pela tela. Eu realmente penso que o sucesso dos personagens, desse casal, vem desse amor verdadeiro que todo mundo busca e almeja, e que às vezes é tão difícil de sintonizar no amor, nas confusões que a nossa civilização tem vivenciado, esse período tão difícil. Eu vejo o amor como a solução para tudo, realmente acredito na cura através do amor como o Leônidas também acredita na história do Matias e também a história da Heloísa. Ele tem certeza que o amor que ele tem por ela vai curá-la de todos os traumas, de todas as dores do passado e é o que vai acontecer. Vai ter a cura e não é à toa que um dos temas de Heloísa e Leônidas é a música "A Cura"  de Lulu Santos. 

‘Além da Ilusão’ é criada e escrita por Alessandra Poggi, com direção artística de Luiz Henrique Rios. A obra é escrita com Adriana Chevalier, Letícia Mey, Flávio Marinho e Rita Lemgruber. A direção geral de Luís Felipe Sá e direção de Tande Bressane, Jeferson De e Joana Clark. A produção é de Mauricio Quaresma e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.   

Com informações da Comunicação Globo


Deixe o seu comentário