O remake terá o desafio de manter [ou elevar] os índices de audiência de "Terra e Paixão".
Renascer conta a história de José Inocêncio, um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida, mas que desenvolve uma difícil relação com o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva) desde seu nascimento.
Talvez a maior de suas conquistas seja o amor da jovem e pura Maria Santa (Duda Santos). A arrebatadora paixão entre os dois gera quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva), o único que não teve a oportunidade de conviver com a mãe, que morre ao dar à luz. A fatalidade com Maria Santa provoca a revolta em José Inocêncio, que por toda a vida culpa João Pedro pela morte de seu grande amor.
A indiferença e a mágoa marcam a relação entre o patriarca e o caçula ao longo dos anos. Apesar do desprezo e de ter tido negadas as oportunidades que foram concedidas aos irmãos, João Pedro sente enorme admiração por este pai. Seu único desejo é ter o amor paterno.
Anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) colocará à prova todos esses sentimentos quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher. A situação faz renascer sentimentos que estavam adormecidos ou que até então eram desconhecidos para ambos.
"Renascer pisa em um Brasil mais profundo de forma mais potente. Assim como 'Pantanal', são obras épicas, atemporais e que estão na memória afetiva do público e da televisão, e que agora temos a possibilidade de trazê-las para os dias de hoje. Porque o tempo escreve com a gente. E os valores foram muito ressignificados de 30 anos para cá. Isso determina a maneira como abordar e tratar as narrativas e de como se traduz aquela cena ou dramaturgia para os dias atuais. Ter essa chance de novo é mais um presente que o destino me reservou", avalia Bruno Luperi, que está adaptando a trama.
Com estreia marcada para o dia 22 de janeiro de 2024, Renascer tem direção artística de Gustavo Fernandez; direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Confira o trailer, de 3 minutos, repleto de cenas inéditas de "Renascer"
Programado para ter 197 capítulos, o remake terá o desafio de manter os índices de audiência de sua antecessora [Terra e Paixão], que vem registrando médias em torno dos 30 pontos na Grande São Paulo.