O Planeta TV

23 anos de Caldeirão: relembre os quadros mais emblemáticos do programa

Inicialmente com a apresentação de Luciano Huck e hoje com a de Marcos Mion, o programa colecionou momentos marcantes; confira os quadros de destaque.

por Redação, em 01/11/2023

Créditos: Divulgação/@caldeiraocommion

O Caldeirão é o programa televisivo da Rede Globo exibido nas tardes de sábado há mais de duas décadas. Ele é uma mistura de bom humor, convidados especiais, música, brincadeiras, entrevistas, uma plateia animada e, principalmente, quadros marcantes.

O primeiro episódio foi ao ar em 8 de abril de 2000, às 14h30, sob a apresentação de Luciano Huck. Ao longo dos anos, foi dirigido por grandes nomes da área de produção, como Boninho, Hélio Vargas, Mário Meirelles, Rodrigo Cebrian, Ignácio Coqueiro, entre outros.

Por muito tempo, o programa foi chamado de Caldeirão do Huck, mas a sua última edição foi ao ar em 28 de agosto de 2021, para inaugurar uma nova era a partir de 4 de setembro do mesmo ano, com a estreia do apresentador Marcos Mion nas telas da Rede Globo de televisão.

Com a novidade, também surgiram novos quadros para entreter o público, como “Isso a Globo Mostra”, “Sobe o Som” e “Tem ou Não Tem” (uma adaptação do game show “Family Feud”).

No entanto, a tradição de 23 anos se dá por alguns quadros específicos que ficaram marcados na história dos programas de auditório brasileiros, e é justamente sobre eles que falaremos a seguir. Acompanhe a leitura e confira!

5 principais quadros da história do Caldeirão

1.    Lata Velha

Esse quadro nos mostrava que a paixão por automóveis é verdadeira, e que, para o dono, vale tudo para reformar um carro antigo e torná-lo uma verdadeira máquina.

Ele estreou em 17 de maio de 2005, e renovou diversos veículos ao redor do país como ônibus, caminhões, motocicletas, limusines e até carrinhos de brinquedo – com a condição de que o proprietário cumprisse um determinado desafio.

2.    Vou de Táxi

Inspirado no hit de sua esposa, Angélica, o quadro foi lançado em 29 de abril de 2006; basicamente, o apresentador Luciano Huck se passava por um taxista, dava carona para pessoas e as entrevistava. Foram diversas histórias emocionantes como reencontros de casais ou de familiares, entrevistas com personalidades internacionais, entre outros casos.

3.    Soletrando

Um clássico que, além de entreter, também ressaltava a importância do estudo da língua portuguesa. Na competição, 27 estudantes entre 12 e 16 anos representavam os estados do Brasil, para saber quem soletrava palavras corretamente em um dado tempo.

Ele estreou em 3 de março de 2007 e tinha como prêmio o valor de R$ 100 mil para ser investido na educação do vencedor. Ele era produzido em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o projeto Amigos da Escola.

4.    Agora ou Nunca

Lançado um ano depois da estreia do programa, uma família que enfrentava uma dificuldade financeira encarava um desafio para conquistar R$ 10 mil. No entanto, os participantes ensaiavam durante uma semana para realizar a tarefa em uma única tentativa.

5.    Lar Doce Lar

Esse, certamente, é um dos clássicos do programa em que uma família é escolhida para ter sua casa completamente reformada, do teto ao chão. Ele foi lançado em 8 de abril de 2006, e, além da reconstrução, a produção também presenteava o ganhador com o tradicional azulejo do Lar Doce Lar.

A obra era assinada por um arquiteto e tinha o patrocínio de diversas empresas. Cada detalhe era projetado de modo que retratasse a história e os gostos da família, desde o piso porcelanato até os quadros na parede tinham um valor sentimental.


Deixe o seu comentário