Um estudo realizado na América Latina revela as chaves por trás do consumo desse fenômeno da DISCOVERY que o tornam tão atraente.
Um grupo de sobreviventes isolados em um ambiente selvagem, sem comida, água ou roupas, deve enfrentar o desafio de superar as condições mais extremas, demonstrando sua força mental e habilidades para se manter em segurança. Esse é o lema de LARGADOS E PELADOS (Naked and Afraid), o programa de maior sucesso da DISCOVERY, que estreou seu primeiro episódio há 10 anos, em novembro de 2013, e transcendeu fronteiras com várias adaptações feitas em diferentes partes do mundo, tornando-se o programa mais assistido do canal na América Latina. Mas o que leva os telespectadores a consumir esse formato? Por que são tão atraídos para testemunhar a luta pela sobrevivência humana nas condições mais extremas? Uma investigação da DISCOVERY analisa esse fenômeno e as razões por trás de seu sucesso.
O estudo da DISCOVERY sobre o que está por trás do interesse pelo reality show LARGADOS E PELADOS foi feito pela consultoria Netquest em agosto de 2023, que entrevistou um grande grupo de telespectadores em países da América Latina, incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, sobre suas preferências e motivações para assistir a esse tipo de conteúdo, que é baseado na vida real.
O Estudo
Entre os participantes da pesquisa, quase todos conheciam LARGADOS E PELADOS. No entanto, o programa é mais popular entre o grupo jovem de entrevistados, com idade entre 18 e 34 anos. Além disso, a maior parte dos parte de espectadores é do sexo masculino, embora também haja um grande interesse no reality show entre as mulheres.
Tratando-se dos elementos mais atraentes do formato reality de aventura, em primeiro lugar destaca-se a curiosidade sobre as habilidades de sobrevivência (43%), seguida pelo interesse na natureza humana e sua reação em contextos de alta pressão (41%), a atração por ambientes hostis e o estresse que essas situações extremas despertam (40%) e o entretenimento gerado pelas aventuras e desafios propostos pelo programa (39%). As motivações dos espectadores para escolher um reality show de sobrevivência são principalmente o fato de que o programa os entretém (36%), que gera curiosidade (32%), que existe um interesse por aventura, vida animal ou sobrevivência (30%), que é divertido (25%) ou que são atraídos pela proposta do programa em geral (23%).
Os entrevistados também foram questionados sobre seus hábitos de assistir ao formato. Embora a maioria das pessoas opte por assistir a esse tipo de programa sozinha (38%), um número significativo de participantes prefere assisti-lo com seu parceiro (31%) e, em uma proporção bem menor, outros optam por assisti-lo com seus pais, filhos ou amigos.
Os participantes também demonstraram grande interesse em produções baseadas na vida real, como documentários, séries de não-ficção estreladas por pessoas reais e outros tipos de reality shows. Nesses formatos, eles encontram um conteúdo imersivo, que desperta a curiosidade e tem o fator surpresa do inesperado. Além disso, o formato pode ser uma ótima fonte de conhecimento, promovendo também uma conexão muito especial entre os protagonistas e seu público, por meio de empatia, identificação e emoção.
Falando mais sobre Brasil
Ainda, tratando-se especificamente do Brasil, dados coletados pelo Kantar Ibope Media, demonstram que a franquia de Largados e Pelados é líder absoluta do canal Discovery há seis anos consecutivos, não saindo da primeira posição desde o ano de 2018! De acordo com a pesquisa, das cinco produções Discovery mais vistas em 2023, 4 integram a franquia, sendo elas: a versão original de Largados e Pelados e os spin-offs Largados e Pelados: França, Largados e Pelados: Latam e Largados e Pelados: Sozinhos.
LARGADOS E PELADOS se estabeleceu como o programa de maior sucesso da DISCOVERY na América Latina, com uma grande comunidade de fãs que compartilham sua profunda paixão pela aventura e sobrevivência nas condições mais extremas, bem como outros tipos de espectadores atraídos pela curiosidade.
Comemore os 10 anos de LARGADOS E PELADOS com a DISCOVERY e não perca a programação especial durante o mês de novembro: a estreia de seu spin-off LARGADOS E PELADOS: A COMPETIÇÃO (Naked and Afraid: Last One Standing), além de rever os episódios mais extremos ao longo do mês.
Sobre o Discovery
O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais de 200 países e territórios.
©2023 Warner Bros. Discovery. Discovery Channel e seu logotipo são marcas da Warner Bros. Discovery. Todos os direitos reservados.
Sobre discovery+
discovery+ é o serviço definitivo de streaming da vida real da Discovery, Inc. discovery+ apresenta mais de 25 mil episódios de programas clássicos e atuais do portfólio icônico de canais da Discovery, além de uma ampla gama de séries originais e exclusivas dispostas em segmentos nos quais as marcas Discovery têm uma forte posição de liderança, incluindo Kids, Família, Casa e Decoração, Comida, Sobrevivência e Aventura, Relacionamentos, Crime, Paranormal e Mistério, Saúde e Estilo de Vida, documentários de alta qualidade, além de Natureza e Animais, Ciência e Tecnologia e Motores. Para mais informações, visite discovery+ e também em uma variedade de plataformas e dispositivos.
©2023 Warner Bros. Discovery. discovery+ e seu logotipo são marcas da Warner Bros. Discovery. Todos os direitos reservados.