Último capítulo de Volta Por Cima emociona, mas não bate recorde de audiência

Fim de "Volta Por Cima" registra terceiro pior ibope das sete desde a pandemia.

Publicidade
Volta por Cima. Foto: Reprodução/Globo
Volta por Cima. Foto: Reprodução/Globo

Após sete meses e 180 capítulos no ar, Volta Por Cima chegou ao fim neste sábado (26/04), no dia do aniversário de 60 anos da Globo. A trama das sete, escrita por Claudia Souto, conquistou uma base sólida de fãs, mas enfrentou oscilações ao longo de sua trajetória. Embora tenha começado bem, com média inicial em torno de 22 pontos na Grande São Paulo, a novela acabou perdendo fôlego em alguns momentos e encerra sua exibição com uma média geral de 19,7 pontos, segundo dados prévios.

O último capítulo de Volta Por Cima, exibido um pouco mais tarde por conta da grade especial de aniversário da emissora - das 19h25 às 20h22 - , marcou 19,6 pontos de audiência e chegou a picos de 20,6 durante os momentos mais emocionantes, como o parto de Madalena (Jéssica Ellen) dentro do ônibus e o desfecho redentor de Osmar (Milhem Cortaz). Apesar da forte campanha de divulgação na reta final, a novela não bateu recorde em seu último capítulo — sua melhor marca foi registrada no capítulo 176, quando alcançou 24,2 pontos.

Se a média de 19,6 pontos for confirmada no consolidado, o desfecho de Volta Por Cima será o terceiro de menor audiência entre as novelas das sete desde a retomada das produções pós-pandemia, à frente apenas de Quanto Mais Vida, Melhor! (2022) e Vai na Fé (2023), que registraram 22,1 e 23,4 pontos respectivamente em seus finais.

Confira o ranking das médias de audiência do último capítulo das novelas das sete da Globo após a pandemia:

  • 2021: Salve-se Quem Puder – 29

  • 2022: Quanto Mais Vida, Melhor! – 24

  • 2022: Cara e Coragem – 20

  • 2023: Vai na Fé – 27

  • 2024: Fuzuê – 21

  • 2025: Volta Por Cima – 20

Apesar de não ter sido um fenômeno de audiência, Volta Por Cima deixa um saldo positivo: foi elogiada pela crítica por abordar temas como superação, perdão e justiça social, além de lançar novos talentos e consagrar Jéssica Ellen como protagonista em horário nobre. A partir de segunda-feira (28), a faixa das sete será ocupada por Dona de Mim, nova novela de autoria de Rosane Svartman.

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!