O Planeta TV

"Salve Jorge", a nova novela das nove!

Por: Formada em História, Glória Perez começou sua carreira como autora de telenovelas em 1983, sendo colaboradora de Janete Clair em “Eu prometo’. Assinou as minisséries “Desejo” (1990), “Hilda Furacão” (1998), “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes” (2007) e a

"Salve Jorge", a nova novela das nove!

Globo - 21h
Novela de: Glória Perez
Direção geral de: Fred Mayrink
Núcleo: Marcos Schechtmann

A AUTORA

Formada em História, Glória Perez começou sua carreira como autora de telenovelas em 1983, sendo colaboradora de Janete Clair em “Eu prometo’. Assinou as minisséries “Desejo” (1990), “Hilda Furacão” (1998), “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes” (2007) e as novelas “Eu prometo” (colaborando com Janete Clair), “Partido Alto” (em parceria com Aguinaldo Silva), Carmem (TV Manchete, 1985), “Barriga de Aluguel” (1991), “Explode Coração” (1995), “O Clone” (2001) e “América” (2005). Seu último trabalho, “Caminho das Índias” (2009), foi a primeira produção nacional a ganhar o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela.

"Salve Jorge", a nova novela da autora, irá abordar assuntos como tráfico internacional, fé, coragem e paixão. Em entrevista ao site O Planeta TV, ela falou um pouco sobre esse novo trabalho. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra!

A SINOPSE

Escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink, ‘Salve Jorge’ é a próxima novela das nove da Rede Globo e tem estreia prevista para 22 de outubro.

A protagonista, Morena (Nanda Costa), foi criada no morro dominado pelo tráfico, entre metralhadoras, fuzis e tiroteios. Filha de Lucimar (Dira Paes) e mãe de Júnior (Luiz Felipe Mello) aos 14 anos, amadureceu cedo. Tem personalidade, atitude, marra; a sensualidade livre da mulher do povo. Guerreira, encara seus “dragões” de frente, mantendo a capacidade de acreditar nos seus sonhos aliada à fé e à coragem para seguir o duro caminho que leva até eles.

É no cenário da pacificação do Complexo do Alemão que ela encontra Theo (Rodrigo Lombardi), oficial da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, como tantos brasileiros. Nem tudo, porém, se resolve quando acontece o amor. Pressionada por graves problemas familiares, Morena antevê uma grande oportunidade no convite de Lívia (Cláudia Raia) para trabalhar, por alguns meses apenas, fora do país. Só que atrás da aparência de mulher sofisticada e acima de qualquer suspeita, Lívia chefia uma rede internacional de tráfico de pessoas, crime que gera lucro de bilhões de dólares por ano.

A paixão de Morena e Theo, pontuada por tantos encontros e desencontros, na luta para escapar das garras da máfia do tráfico humano, constitui a espinha dorsal da história, e há de movimentar e gerar consequência em todos os núcleos e personagens que serão apresentados a seguir.

O tráfico de pessoas ainda é pouco conhecido da maioria da população, apesar de fazer tantas vítimas. Essa forma de escravidão, característica do século XXI, é a grande campanha social de ‘Salve Jorge’. “Há muitas vertentes deste comércio de indivíduos e vamos abordá-lo para três fins: sexo, trabalho doméstico e adoção ilegal. É uma campanha de esclarecimento, que vai contar com a participação mais do que especial de Carolina Dieckmann (Jéssica)”, explica Glória Perez.

Compõem ainda o grupo de jovens traficadas: Rosangela (Paloma Bernardi) e Waleska (Laryssa Dias), que vão sofrer e lutar, cada uma a seu modo, para escapar de tanta opressão.

ELENCO

RODRIGO LOMBARDI - Theo
NANDA COSTA - Morena
CLAUDIA RAIA - Lívia
FLÁVIA ALESSANDRA - Érica
GIOVANNA ANTONELLI - Heloísa
VERA FISCHER - Irina
CAROLINA DIECKMANN - Jéssica
MURILO ROSA - Élcio
CLÉO PIRES - Bianca
ALEXANDRE NERO - Stênio
LETÍCIA SPILLER - Antônia
CACO CIOCLER - Celso
DIRA PAES - Lucimar
DOMINGOS MONTAGNER - Zyah
NATÁLIA DO VALLE - Ada
STÊNIO GARCIA - Arturo
ANA BEATRIZ NOGUEIRA - Rachel
NICETE BRUNO - Dona Leonor
NÍVEA MARIA - Isaurinha
ANTONIO CALLONI - Mustafá
ZEZÉ POLESSA - Berna
DALTON VIGH - Carlos
CRISTIANA OLIVEIRA - Yolanda
LIZANDRA SOUTO - Amanda
TOTIA MEIRELLES - Wanda
MARCELO AIROLDI - Inspetor Barros
ANDRÉ GONÇALVES - Miro
CISSA GUIMARÃES - Maitê
ELISANGELA - Esma
WALDEREZ DE BARROS - Syla
JANDIRA MARTINI - Farid
SUZANA FAINI - Dona Áurea
JONAS MELLO - Ismael
EVA TODOR - Dália
CRIS VIANA - Rita
MARIANA RIOS - Drica
IVAN MENDES - Pepeu
TÂNIA KHALLIL - Ayla
ERNANI MORAES - Kemal
BETTY GOFMANN - Tia Sarila
OSCAR MAGRINI - Coronel Garcia
OTAVIANO COSTA - Haroldo
PALOMA BERNARDI - Rosângela
FERNANDA PAES LEME - Tenente Márcia
LEONARDO CARVALHO - Tenente Drago
SIDNEY SAMPAIO - Ciro Bastos
ODILON WAGNER - Tompson
SACHA BALI - Beto
FRANCISCO CARVALHO - Seu Galdino
BRUNA MARQUEZINE - Lurdinha
NEUZA BORGES - Dona Diva
WALTER BREDA - Clóvis
NANDO CUNHA - José
SOLANGE BADIN - Delzuíte
LUCY RAMOS - Sheila
MUSSUNZINHO - Sidney
ROBERTA RODRIGUES - Maria Vanúbia
PAULA PEREIRA -Nilcéia
TIAGO ABRAVANEL - Demir
MONIQUE CURI - Lena
NARJARA TURETTA - Buquê
DUDA RIBEIRO - Adam
ANDERSON MULLER - Murat
DUDA NAGLE - Caíque
FLAVIA GUEDES - Tamar
ANTONIA FREIRING - Deborah
TAMMY MIRANDA - Joyce
ISAAC BARDAVID - Zeki
ADRIANO GARIB - Russo
KARINA FERRARI - Samantha
DANY MORENO - Aysha
LARYSSA DIAS - Waleska
JULIA MENDES - Zoe
LUCI PEREIRA - Bené
CLARISSE DERZIE LUZ - Fátima
TEUDABARA / CONCEIÇÃO CAMAROTTI - Creusa
LUIS FELIPE MELO - Júnior
CAMILA DE FREITAS
KÍRIA MALHEIROS - Maíra
YAGO MACHADO - menino Aldeia
FREDERICO VOLKMAN - Pequeno Ekran

OS UNIVERSOS DA HISTÓRIA

A saga de Morena (Nanda Costa) e Theo (Rodrigo Lombardi) terá como cenários o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro pós-pacificação, e a Turquia, local de encontro entre Ocidente e Oriente. “A Turquia exerce um fascínio sobre todos nós. É um país formado por várias camadas históricas, orgulhoso de sua identidade multicultural”, diz o diretor de núcleo Marcos Schechtman.

Nessa nação pulsante, a brasileira Bianca (Cleo Pires) conhecerá o turco Zyah (Domingos Montagner), cogitando se dedicar a um homem pela primeira vez, apesar das grandes diferenças que os separam. Ela é cosmopolita, moderna e efervescente. Ele, rústico e forte como a Capadócia. Será que conseguirão viver um grande amor?

É por meio de tal atração avassaladora, dos núcleos compostos por aldeões do interior da Capadócia e dos comerciantes do lendário Grand Bazaar que o público poderá conhecer mais sobre a Turquia, terra de São Jorge.

Quando a princesa guerreira do Alemão encontra o cavaleiro protetor…

Há uma pergunta que sempre é feita no eclodir de uma paixão: por onde eles se atraíram?

Antes de mais nada, pode-se dizer que esse é um caso típico onde os opostos se atraem. Theo (Rodrigo Lombardi) é um Capitão do Exército. Ainda que pertença à categoria considerada mais liberal entre os militares – a cavalaria – é um homem que segue regras e só sabe viver de acordo com planejamentos. Ele precisa que tudo à sua volta esteja em ordem e perfeitamente hierarquizado.

Morena (Nanda Costa) é o inverso disso: tudo nela é improviso e liberdade. Essas características desafiam Theo e o encantam. Até mesmo o desamparo de sua situação social, o faz sentir-se forte e protetor.

Há eletricidade entre os dois. E um obstáculo sempre presente: a Tenente Érica, (Flávia Alessandra), namorada de Theo quando ele conhece Morena.

Quando o terceiro vértice do triângulo é a moça ideal…

Theo (Rodrigo Lombardi) e Érica (Flávia Alessandra) trabalham juntos, servindo no mesmo regimento da Cavalaria do Exército. Têm em comum a paixão pelos animais, a disciplina militar e o temperamento justo e generoso. São as afinidades que aproximam os dois.

Áurea (Suzana Faini), mãe de Theo, acha que finalmente, após tantos namoros sem importância, seu filho encontrou em Érica o par ideal. E assim teria sido, se a vida não implicasse também em acordes dissonantes.

Os desencontros do casal serão usados constantemente nas armações do Capitão Élcio (Murilo Rosa), antagonista de Theo e seu rival nas competições de hipismo.

Quando o mal se esconde atrás de uma elegante mulher…

Lívia (Claudia Raia), vilã da trama, é uma mulher sofisticada, estilosa e inteligente, acima de qualquer suspeita. Apresenta-se como agenciadora de talentos artísticos, com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Em função dessas atividades, costuma passar longas temporadas fora do Brasil.

Esse é o retrato oficial. O que fica na sombra é a atividade de agenciadora para tráfico de pessoas. Peça chave na engrenagem dessa nova modalidade de crime, contrata olheiros e providencia as falsificações necessárias para viabilizar a viagem das vítimas, que seduz com promessas de turnês esplendorosas e ofertas de empregos, muito bem pagos, no exterior.

As jovens embarcam acreditando que rapidamente terão dinheiro suficiente para mudar de vida e ajudar a família, mas caem nas garras de uma quadrilha competente, formada pela aliciadora e auxiliar direta, Wanda (Totia Meireles), a gerente de boates, Irina (Vera Fischer), e o chefe da segurança, o Russo (Adriano Garib).

A VILÃ

Lívia (Claudia Raia), vilã da trama, é uma mulher sofisticada, estilosa e inteligente, acima de qualquer suspeita. Apresenta-se como agenciadora de talentos artísticos, com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Em função dessas atividades, costuma passar longas temporadas fora do Brasil.

Esse é o retrato oficial. O que fica na sombra é a atividade de agenciadora para tráfico de pessoas. Peça chave na engrenagem dessa nova modalidade de crime, contrata olheiros e providencia as falsificações necessárias para viabilizar a viagem das vítimas, que seduz com promessas de turnês esplendorosas e ofertas de empregos, muito bem pagos, no exterior.

As jovens embarcam acreditando que rapidamente terão dinheiro suficiente para mudar de vida e ajudar a família, mas caem nas garras de uma quadrilha competente, formada pela aliciadora e auxiliar direta, Wanda (Totia Meireles), a gerente de boates, Irina (Vera Fischer), e o chefe da segurança, o Russo (Adriano Garib).

A DELEGADA X O ADVOGADO

É no escritório de Stenio (Alexandre Nero), Haroldo (Otaviano Costa) e Deborah (Antonia Frering) que Morena vai trabalhar como ajudante geral e trocar confidências com a secretária Lena (Monique Curi), antes de se envolver nas armadilhas de Lívia.

Stenio é um profissional de reconhecida competência. Vaidoso física e intelectualmente, está divorciado há tempos da respeitada delegada Heloisa (Giovanna Antonelli), ainda que, na opinião dos amigos, o casal não tenha conseguido se separar de verdade.

Estão sempre em desavença: na vida pessoal por causa dos desmandos da filha Drika (Mariana Rios), que encontrou um noivo mais inconsequente do que ela, Pepeu (Ivan Mendes); na vida profissional porque Stenio sempre defende e solta os suspeitos que a criteriosa delegada prende. E olha que não são poucos.

Dedicada, Helô (Giovanna Antonelli) tem também uma equipe fiel: o detetive Barros (Marcello Airoldi) e a oficial de cartório Joyce (Thammy Miranda), chamada de escrivã Jô. No decorrer da trama, fará ainda concurso para Delegada Federal e comandará a investigação sobre o tráfico humano, num jogo de gato e rato com a insidiosa Lívia.

A CIDADE CENOGRÁFICA

A Istambul de Salve Jorge possui 5,3 mil metros quadrados de área construída. O grande destaque é a versão cenográfica do Grand Bazaar, um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, onde trabalham Mustafa (Antonio Calloni) e Demir (Tiago Abravanel). Assim como o original, é cheio de corredores, restaurantes e lojas de souvenirs, doces e tapetes. Muitos dos elementos que decoram o local foram importados do país. “Trouxemos de lá as famosas luminárias, os olhos turcos de vidro, tapetes dos mais variados de kilim a suzanne, colchas, tecidos e muita cerâmica, mas também reproduzimos muitas peças por meio de plotagem”, conta

Na Istambul cenográfica há também um aqueduto, inspirado no aqueduto de Valente, e uma área com as típicas yalı, casas de madeira tradicionais otomanas e outra inspirada nos prédios da famosa rua Istiklal, repleta de prédios neoclássicos, que caracterizam a parte européia da cidade. É aqui que fica o prédio onde viverão os personagens de Drika (Mariana Rios) e Pepeu (Ivan Mendes). Outros destaques são: o restaurante 380º, inspirado no restaurante real 360º, localizado no alto de um prédio que, com ajuda de backlots, terá uma vista linda para o Bósforo. O detalhe final da cidade é o portão que reproduz a entrada do Palácio Küçüksu, locação real situada no lado asiático de Istambul e que na história servirá como casa da família de Mustafa e Berna (Zezé Polessa).

Já a Capadócia tem uma extensão de cinco mil metros quadrados que se dividem em área rural e área turística. A parte rural reproduz as formações rochosas típicas da região. Nessa parte, se destaca a entrada da caverna onde vive Zyah (Domingos Montagner). Também nela, localiza-se a aldeia em que residem a família de Farid (Jandira Martini) e Sarila (Betty Gofman), que contém forração de tapetes, fogões típicos e mesas de refeição baixas. “O ambiente da Capadócia é muito impactante, muito diferente e tentamos reproduzir tudo isso aqui, especialmente a geografia tão peculiar”, afirma Juliana Carneiro. A parte turística tem como ponto de partida a cidade de Göreme e suas inúmeras lojas de turismo que alugam quadriciclos e vendem passeios de balão. As cores usadas na cidade são os tons pastéis, ocres e areia para dar o toque solar, iluminado, como a Capadócia original.

O Complexo do Alemão cenográfico tem 1,8 mil metros quadrados e 14 grandes edificações, que representam casas e estabelecimentos comerciais.

As características e os elementos típicos como ruas estreitas, fios, escadas externas e caixas d´água estão bem presentes. A maior parte das casas possui uma pequena laje, que proporciona sempre um ponto de vista superior, uma das características mais marcantes deste tipo de construção. A maior delas, a laje do Miro (André Gonçalves), fica no centro da cidade e tem três andares. De lá de cima, os turistas da história vão poder apreciar a paisagem do Rio de Janeiro inserida no vídeo por meio de efeitos especiais.

Estão localizados no Alemão cenográfico: a casa de Morena (Nanda Costa), o botequim do Clóvis (Walter Breda) e a venda do Galdino (Francisco Carvalho).

EM BUSCA DE SUAS ORIGENS

Pepeu (Ivan Mendes) e Drika (Mariana Rios) não param de se meter em encrencas. Por conta disso, Stenio (Alexandre Nero) envia o casal para Istambul, aproveitando que seu grande amigo turco Mustafa (Antonio Calloni) lhe ofereceu sociedade em uma loja. A intenção é que Pepeu aprenda o valor do trabalho, se afaste das más companhias e não o coloque em escândalos.

Mustafa é um homem rico e moderno, casado com Berna (Zezé Polessa) e pai adotivo de Aisha (Dani Moreno), que saiu do Brasil ainda bebê. Já criada, no entanto, a jovem começa a questionar os pais sobre seu processo de adoção e sonha conhecer sua família biológica. Ela irá trilhar o caminho de volta às suas origens e se surpreenderá muito nessa trajetória.




Comentários (1) Postar Comentário

luiz fernando comentou:

e muito legal e enteressante pq nao tem um significado maldoso

Veja também