O Planeta TV

Conheça o universo da próxima novela das sete, Haja Coração!

Especial: Confira os detalhes dos principais personagens.

Por: Com informações da assessoria da TV Globo.

Os protagonistas. Foto: Globo

O colorido de Haja Coração, próxima novela das sete, está presente nos cenários, figurinos, cabelos e até no diálogo dos personagens. Com um elenco afiado quando o assunto é fazer rir, a trama de Daniel Ortiz é marcada pela leveza e agilidade nos acontecimentos que envolvem Tancinha (Mariana Ximenes), Apolo (Malvino Salvador) e companhia. 
 
Tancinha, a protagonista, tem sangue quente. Quente também é o seu look. Sensual como as atrizes do cinema italiano, a feirante abusa dos decotes, da cintura marcada, dos cabelos volumosos e dos tamancos. Mas se engana quem pensa que ela não desce do salto. Tancinha não faz cerimônia quando percebe que alguém passou dos limites na hora de um galanteio. O frescor e a alegria da personagem se estendem ao seu cenário. Na cozinha, além das frutas, legumes e verduras sempre à vista, há azulejos decorados e louças coloridas compondo o cenário.
 
Aliás, a casa de Tancinha, chefiada pela matriarca Francesca (Marisa Orth), traz em seus detalhes a história desta família com descendência italiana. Nos cômodos, um pouquinho de cada Di Marino que mora por ali: em destaque estão os diversos porta-retratos de diferentes épocas, animais de louça, e até uma coleção de bailarinas de gesso comprada numa feira do Bexiga, em referência ao desejo não realizado da mãe de Tancinha  de ser dançarina.
 
O grande amor de Tancinha, Apolo, é também seu vizinho. O subúrbio paulistano está ali compondo o ambiente, especialmente no quarto em que ele divide com o irmão, Adônis (José Loreto). A paixão por caminhões inspirou a decoração do cômodo, que é parte da casa de Nair (Ana Carbatti), a professora que adotou os rapazes quando eles ainda eram crianças e ficaram órfãos. A sala é solar e tem uma harmonia que resulta do bom gosto de Nair em adquirir peças e distribuí-las naquele espaço. Eles não são ricos, mas o gosto pelas artes pode ser comprovado em objetos como vasos, quadros e pinturas.

“Procuramos construir um cenário com vida. Além do colorido na decoração das casas da vila, foram inseridos objetos envelhecidos, como se estivessem desgastados pelo uso. Há também muita ação nesses espaços. Nas casas da Tancinha e do Apolo, as pessoas fazem faxina, assistem TV, brigam, comemoram, tudo quase ao mesmo tempo, e a construção dos cômodos se presta a isso”, afirma a produtora de arte Silvana Estrella.

Teodora (Grace Gianoukas) e Aparício (Alexandre Borges). Foto: Divulgação/Globo 

Do outro lado da cidade estão as famílias endinheiradas, tanto aquelas que ostentam riqueza, quanto as eu já tiveram muita grana no passado. Os Abdala, por exemplo, não têm do que reclamar quando o assunto é a situação financeira da casa. Tem dinheiro de sobra, e mania de exagerar também. Quer uma prova disso? A casa de Teodora (Grace Gianoukas) é toda trabalhada no dourado. Chega a doer os olhos. Além disso, tanto a mansão quanto seus moradores, como sua irmã, Lucrécia (Claudia Gimenez), usam e abusam do vermelho, uma referência à origem libanesa da família. “Na mansão Abdala, tudo é ostentação: muito brilho, prata, cristais e porcelanas”, conta Silvana.

Beto (João Baldasserini) e Tamara (Cléo Pires) também não precisam contar moedas para pagar suas contas no final do mês. Jovens e ricos, os irmãos são bem próximos. A casa deles reflete com fidelidade traços das personalidades dos dois, e tem na decoração móveis e objetos descolados, modernos e escolhidos por alguém que sabe como compor um ambiente refinado.          

Por fim, uma cobertura localizada nos Jardins. Apesar do endereço privilegiado, é possível perceber que o lugar já teve seus dias de sofisticação. Rebeca (Malu Mader), a dona do apartamento, tem um gosto clássico, tipicamente paulistano. Mas, com o tempo e a falta de dinheiro, o estado do imóvel foi deixando a desejar. Começaram a faltar quadros, os móveis foram se deteriorando e a pintura perdeu vida. Uma reforma caprichada é muito bem-vinda. E é exatamente isso que acontece quando Penélope (Carolina Ferraz ) e Leonora (Ellen Rocche) passam a dividir o mesmo teto com Rebeca. O inusitado é a origem dos recursos que elas conseguem para bancar os reparos, já que as três juntas estão mais duras do que coco verde.   

Tacinha e Apolo

Foto: Globo

A beleza de parar o trânsito – ou a feira – e a aparência delicada podem confundir alguns desavisados, mas não se engane: Tancinha (Mariana Ximenes) tem personalidade forte e não leva desaforo para casa. Filha da feirante Francesca (Marisa Orth), a jovem ajuda a mãe em sua barraca de frutas e faz sucesso entre os clientes pelo jeito sensual e ao mesmo tempo ingênuo. “Acho que posso usar a sensualidade como um instrumento para a Tancinha. Ela não se preocupa em ser sensual, simplesmente é. É muito autêntica. Bateu, levou”, conta Mariana.
 
Mas, quando o assunto é Apolo (Malvino Salvador), seu vizinho e grande amor desde a adolescência, o coração de Tancinha amolece completamente. Apesar de o caminhoneiro também ter temperamento explosivo e ser extremamente ciumento, são muito apaixonados um pelo outro e sonham se casar. Assim como a namorada, Apolo ajuda a família e batalha por uma vida melhor.

Foto: Divulgação/Globo 

Quando o desejo de se casarem estiver prestes a virar realidade, Beto (João Baldasserini) entrará na vida de Tancinha, disposto a conquistá-la – a princípio, para ganhar uma aposta. A aproximação entre a filha de Francesca e Beto levará Apolo à loucura, rendendo ao publicitário alguns hematomas pelo corpo. Como se não bastasse isso, a irmã de Beto, Tamara (Cleo Pires), começará a se envolver com Apolo, numa das idas e vindas do namoro dele com a feirante. Entre encontros e desencontros desse quarteto, Tancinha e Apolo vão se esbarrar e balançar um pelo outro muitas vezes.
 
“É a primeira vez que faço par com a Mariana e estou descobrindo nela uma grande parceira de cena. Passamos por um período de preparação antes de começarmos a gravar, que foi importante para termos mais segurança um no outro e passarmos isso para o público”, relata Malvino.

Beto e Tamara

Beto e Tamara. Foto: Divulgação/Globo

Bonito, rico, charmoso e um dos publicitários mais brilhantes de São Paulo. Um partidão desses poderia ter qualquer mulher a seus pés – e tem. Ou, pelo menos, quase todas. Beto Velázquez (João Baldasserini) está acostumado a estalar os dedos e ter as modelos mais lindas ao seu lado. Esse jogo, porém, vai virar quando o publicitário conhecer a feirante Tancinha (Mariana Ximenes). Ele se encantará pela beleza selvagem da jovem e fará de tudo para conquistá-la e separá-la do caminhoneiro Apolo (Malvino Salvador). A princípio, o empenho será apenas para ganhar uma aposta e provar ao melhor amigo, Henrique (Nando Rodrigues), que continua o mesmo conquistador de sempre. Afinal, como Beto mesmo diz, mulher nenhuma manda em seu coração. Tolinho. Quando se der conta, estará perdidamente apaixonado por Tancinha.

Irmã e cúmplice de Beto, Tamara (Cleo Pires) também ameaçará o amor de Tancinha e Apolo. Viciada em esportes radicais e dona de uma boate, Tamara é uma mulher exuberante que, apesar de demostrar ser descolada, tem uma desconfiança crônica dos homens, considerando todos cafajestes. O coração da jovem, no entanto, vai balançar quando ela conhecer Apolo. Numa das idas e vindas do namoro do caminhoneiro com Tancinha, Tamara entrará nessa história e se apaixonará por ele. A partir daí, o quarteto amoroso estará formado.

Família Di Marino

Foto: Divulgação/Globo

Não há quem passe pela feira na qual a família de Tancinha (Mariana Ximenes) trabalha e consiga resistir a, pelo menos, experimentar um pedaço de melão ou conferir o quão doce estão as laranjas expostas. Ao lado da mãe, Francesca (Marisa Orth), a matriarca da família Di Marino, Tancinha e as irmãs Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia) conquistam os clientes não apenas pela qualidade das frutas oferecidas, mas pela simpatia com que fazem a propaganda. 
 
Apesar do alto astral no ambiente de trabalho, Francesa e as filhas passaram alguns anos com o coração apertado, enquanto Giovanni (Jayme Matarazzo), o primogênito, esteve preso por um crime que jura não ter cometido. Após sair da cadeia, o jovem também vai trabalhar na feira para ajudar a mãe e as irmãs.
 
Linda e sensual, Carmela só pega no batente por obrigação. Odeia e vida de pobre que leva e tem planos para sair dali e conquistar novos horizontes, nem que para isso tenha que puxar o tapete de muita gente. A caçula, Shirlei, é bem diferente: romântica e acredita que pode ter um futuro melhor estudando e trabalhando. É bonita como as irmãs, mas introvertida devido a um defeito na perna, que a deixou manca. 
 
Francesca faz tudo pelos quatro filhos e nunca deixou faltar nada em casa desde que seu marido, Guido (Werner Schünemann) sumiu, há 20 anos. A feirante acredita plenamente que Aparício Varela (Alexandre Borges), de quem Guido era grande amigo, é o responsável pelo desaparecimento, e não descansará até descobrir o que realmente aconteceu. 

Fedora e Leozinho

Fedora Abdala vai ficar apaixonada por Leozinho. Foto: Globo

A menina rica, invejada e popular nas redes sociais que encontra seu príncipe encantado. Nos sonhos de Fedora Abdala (Tatá Werneck), isso é o mínimo que o destino lhe reserva. Com uma autoestima inabalável, a filha de Teodora (Grace Gianoukas) e Aparício (Alexandre Borges) foi criada com todos os mimos possíveis e não faz nada da vida além de comprar e ostentar. Quando Leozinho (Gabriel Godoy) cruzar seu caminho apresentando-se um milionário recém-chegado do exterior, a herdeira dos Abdala cairá de amores pelo rapaz. 
 
O que Fedora nem imagina é que seu “príncipe” não passa de um malandro que vive de pequenos golpes e que, apesar de se fazer de muito apaixonado, só está mesmo interessado no patrimônio da família dela. A entrada na vida da patricinha foi cuidadosamente premeditada por um superior misterioso. O plano é diabólico: Leozinho deverá se casar com a jovem e eliminar um a um os Abdala, até que se torne o herdeiro universal de todos os bens da família. Leozinho não levou em consideração apenas um detalhe: a possibilidade de se apaixonar de verdade por Fedora.

Amigas inseparáveis

Leonora, Rebeca e Penélope. Foto: Divulgação/Globo

Unidas, vencerão? Leonora (Ellen Rocche), Rebeca (Malu Mader) e Penélope (Carolina Ferraz) têm estilos e perfis diferentes, mas irão se unir em prol de um mesmo objetivo: encontrar um marido rico, para cada uma delas. A ruiva é uma ex-BBB que ainda acredita ser famosa, e fará de tudo pela da fama; diferente de Penélope que quer esquecer o passado ao lado do ex-marido, e conta com o apoio dos filhos Beto e Tamara; já a renomada arquiteta Rebeca está recomeçando do zero, viúva e falida, ela retorna ao Brasil e terá uma grande surpresa. As três vão se conhecer em um spa e logo estarão inseparáveis.

Rebeca é o grande amor da juventude de Aparício, mas foi abandonada quando ele decidiu se casar com Teodora, de olho na grana da família Abdala. No entanto, agora o destino fará que os dois se reencontrem no Grand Bazzar e a arquiteta vai acreditar que o golpe do baú não deu certo, ao ver o ex-namorado vestido de faxineiro.

Elenco

Mariana Ximenes – Tancinha
Malvino Salvador – Apolo
João Baldasserini – Beto Velazquez
Cléo Pires – Tamara
Tatá Werneck – Fedora
Gabriel Godoy – Leonardo Raposo
Alexandre Borges – Aparício Varela
Malu Mader – Rebeca Rocha
Carolina Ferraz – Penélope Bacellar
Ellen Roche – Leonora Lammar
Grace Gianoukas – Teodora Abdala
Marcelo Médici – Agilson
Cláudia Jimenez – Lucrécia
Ágatha Moreira – Camila
Jayme Matarazzo – Giovanni
Nando Rodrigues – Henrique Braga
Fernanda Vasconcellos – Bruna Vidal
Marisa Orth – Francesca Di Marino
Werner Schünemann – Guido
Chandelly Braz – Carmela
Sabrina Petráglia – Shirley
José Loreto – Adonis
Johnnas Oliva – Enéas Carvalho
Conrado Caputo – Renan
Marcela Valente – Larissa
Nuno Leal Maia – Rodrigo Furtado
Betty Gofman – Vitória
Ana Carbatti – Nair Pereira
Marcos Pitombo – Felipe
Karen Junqueira – Jéssica
Duda Mamberti – Ariovaldo
Renata Augusto – Dinalda
Bruna Griphao – Carolina Talarico
Júlia Faria – Estelinha Salgado
Cadu Libonati – Murilo Duarte
Nina Frosi – Marina
Sabrina Souza – Rose
Hilda Rabello – Marieta
Igor Pushinov – Dinamite
Isabel Wilker – Adriana
Eunice Bráulio – Gracita
Tiago Homci – Eduardo

E as crianças:

Yasmin Simões – Tancinha 
Luís Felipe Mello – Apolo 
Melissa Maia – Beatriz
Henry Fiuka – Nicolas

Clipe

Veja as primeiras cenas da novela, inspirada em Sassaricando, de Silvio de Abreu, exibida em 1987.

Haja Coração estreia na próxima terça (31), às 19h30, na Globo.
 





Comentários (1) Postar Comentário

Fernando Oliveira comentou:

Mais Adonis e menos Apolo, por favor!!!!!

Veja também