O Planeta TV

Conheça o universo de "Araguaia", a próxima novela das seis

Por: As belezas de Goiás estarão diariamente em nossas telas através da novela \"Araguaia\", que estreia nesta segunda-feira na faixa das 18h. O texto de Walther Negrão vai misturar histórias rurais, adrenalina de esportes radicais e a agitação dos grandes cen

Conheça o universo de "Araguaia", a próxima novela das seis

Novela de: Walther Negrão
Direção de núcleo de: Marcos Schechtman
Direção-geral de: Marcos Schechtman e Marcelo Travesso
Direção de: Fred Mayrink, Luciano Sabino e Alexandre Klemperer

APOSTA EM BELAS IMAGENS E MUITOS ROMANCES

As belezas de Goiás estarão diariamente em nossas telas através da novela "Araguaia", que estreia nesta segunda-feira na faixa das 18h. O texto de Walther Negrão vai misturar histórias rurais, adrenalina de esportes radicais e a agitação dos grandes centros com a missão de manter elevada a audiência do horário. Murilo Rosa é o protagonista do folhetim. Ele interpretará Solano, um homem que tem origem em uma maldição indígena lançada sobre as mulheres de sua família, em 1845. O antigo feitiço condena à morte, à beira do rio Araguaia, todos os homens de sua família. Por isso, sua avó Antoninha (Regina Duarte) se viu obrigada a entregar o filho Fernando (Edson Celulari) ainda muito pequeno aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso). Muiitos anos depois, Solano volta ao Araguaia para desafiar a sina de "homem marcado para morrer". Lá, ele conhece e se apaixona por Manuela (Milena Toscano), filha de seu maior inimigo, Max (Lima Duarte), com quem trava verdadeiras batalhas políticas.

Já Edson Celulari será Fernando, um homem de meia idade casado com a jovem e bela Estela (Cleo Pires). Sem dinheiro, ele leva a esposa para Pirenópolis, onde vivem seu filho Solano (Murilo Rosa) e sua mãe de criação, Mariquita (Laura Cardoso). Ao chegar à cidade, Fernando e sua família recebem uma notícia que muda o rumo de suas vidas: a mãe biológica de Solano, Antoninha (Regina Duarte), está muito doente. Surpresa, ela os recebe já muito fraca e se emociona muito ao conhecer o filho,o neto e a nora, e ao rever Mariquita (Laura Cardoso), sua amiga de longa data. Antoninha revela então motivo pelo qual entregou seu filho …. Fernando decide permanecer na região e, uma noite antes de partir, morre na cama sem nenhuma causa aparente. Estela passa a contar com o apoio do enteado, que a convida para morar no Araguaia com ele. Surge uma paixão… Histórias paralelas, romances, disputas políticas, aventura … tudo isso a partir desta segunda-feira através do texto de Walther Negrão. Quem já assistiu a algumas imagens de “Araguaia” garante que a fotografia é uma das armas para atrair a atenção do telespectador.

A MALDIÇÃO

A história da nova novela das seis da Rede Globo se passa no interior do Brasil, às margens do Rio Araguaia. Antoninha (Regina Duarte), uma mulher de fibra, por volta de seus 70 anos, está gravemente doente, e será a responsável por uma reviravolta na vida dos moradores da região.

Antoninha vive solitária em sua grande estância, dividindo seu espaço apenas com a fiel escudeira Aspásia (Flávia Guedes). Mas essa história promete mudar com a chegada de Fernando (Edson Celulari), seu único filho.
Junto com o bon vivant Fernando, desembarcarão no Araguaia seu filho, o charmoso Solano (Murilo Rosa), a esposa de Fernando, a bela e jovem Estela (Cleo Pires), e a mãe de criação dele, Mariquita (Laura Cardoso).

Ao chegar à região, o trio vislumbra toda a beleza do Rio Araguaia: suas praias de areia muito branca e sua água cristalina repleta de turistas, jovens sarados praticando os mais variados esportes. A primeira impressão é de haverem chegado a um paraíso escondido no meio do sertão. Mas logo no início de sua estada, o trio será surpreendido pelas consequências de uma terrível maldição pregada pelos índios da tribo Karuê e que se perpetua há mais de um século na família de Antoninha.

ELENCO

MURILO ROSA - Solano
CLÉO PIRES - Estela
MILENA TOSCANO - Manuela
EVA WILMA - Beatriz
LIMA DUARTE - Max
JÚLIA LEMMERTZ - Amélia
LAURA CARDOSO - Mariquita
THIAGO FRAGOSO - Vítor
ANINHA LIMA - Lenita
BRENDA DINIZ - Maria
BRUNA MARQUEZINE - Terezinha
CADU PASCHOAL - Pedro
CHRISTOVAM NETTO - Marreta
CINARA LEAL - Safira
DIOGO OLIVEIRA - Apoena
DOUGLAS MOREIRA - André
EDUARDO COUTINHO - Miguel
EMÍLIO ORCIOLLO NETTO - Neca
FLÁVIA GUEDES - Aspásia
FREDERICO WOLKMAN - Tomé
GÉSIO AMADEU - Cirso
LAURA BARRETO - Madalena
LUCIANA CARNIELLI - Lurdinha
LUCIANO SCALIONI - Bruno
LUIGI MATHEUS - Mateus
MARIANA RIOS - Nancy
NANDA LISBOA - Ametista
NANDO CUNHA - Pimpinela
OTÁVIO AUGUSTO - Padre Emílio
PAULA PEREIRA - Dora
RAPHAEL VIANA - Frederico
RAQUEL VILLAR - Esmeralda
RICARDO CASTRO - Caroço
ROBERTA PIRAGIBE - Verônica
SUZANA PIRES - Janaína
TÂNIA ALVES - Pérola
THAÍS GARAYP - Terê
THIAGO OLIVEIRA - Tavinho
TURÍBIO RUIZ - Xamã
YUNES CHAMI - Mamed
ALINE BARCELLOS
ÂNGELO ANTÔNIO
KARINA FERRARI
MARIA JOÃO CHIAPETA
e
REGINA DUARTE - Antoninha
EDSON CELULARI - Fernando

O MANDA-CHUVA DA REGIÃO

Apesar de ter passado a maior parte de sua vida sozinha, Antoninha sempre teve um admirador não tão secreto: o poderoso proprietário de terras e rico comerciante da região, Max (Lima Duarte). Por causa do amor não correspondido, Max casou-se com Amélia (Júlia Lemmertz) e teve dois filhos, Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana), mas jamais desistiu de tentar conquistar Antoninha, que sempre o menosprezou. O grande fazendeiro enriqueceu de maneira nebulosa há muitas décadas e manda nas terras e nos moradores da região.

VIDA NOVA PARA OS MORADORES DO ARAGUAIA

Inconformado com as injustiças sofridas pelos moradores das redondezas do Rio Araguaia, o corajoso Solano está disposto a enfrentar o poderoso Max. O jovem irá investir seu tempo e dinheiro e fará de tudo para garantir ao povo condições dignas de vida e trabalho.

Com a ajuda da “madrasta” Estela, do padre da região, o dedicado Emílio (Otávio Augusto) e da charmosa viúva Janaína (Suzana Pires), além dos trabalhadores do Araguaia, Solano irá se dedicar à construção de uma cidade pensando na melhoria da qualidade de vida do povo. Esse projeto irá despertar a fúria de Max, que se revelará um inimigo poderoso de Solano.

AMORES IMPOSSÍVEIS

Para complicar ainda mais o embate entre Max e Solano, o jovem justiceiro vai acabar se apaixonando pela filha do inimigo, a princesinha do Araguaia, Manuela (Milena Toscano).

Apesar das inúmeras diferenças entre Manuela e Solano e de ela já estar comprometida com o genro dos sonhos de seu pai, Vitor (Thiago Fragoso) os dois não vão conseguir lutar contra esse amor por muito tempo. Mas também não vão conseguir vivê-lo com facilidade.

Além de Vitor e Max, Manuela e Solano terão que lidar com um obstáculo chamado Estela. A bela “madrasta” do jovem se aproximará cada vez mais e revelará sua paixão proibida por ele.

A CHAMADA

O site capturou imagens da chamada de elenco. Confira:

INVESTIMENTOS

Uma maldição lançada aos homens da família de Antoninha (Regina Duarte) é o fio condutor da próxima novela das seis, "Araguaia", da Globo, que estreia na segunda-feira (27). Esta será a primeira novela do horário exibida em alta definição. Com muitas cenas gravadas às margens do rio que dá o nome ao folhetim, a substituta de "Escrito Nas Estrelas" é cheia de mistérios, sensualidade, romance e natureza. "A história começa com uma maldição indígena que tem origem no século passado e que passa, através de várias gerações, até chegar no protagonista Solano (Murilo Rosa), que é um homem marcado para morrer", explica o autor Walther Negrão.

Segundo o diretor geral Marcos Schechtman, o Araguaia é uma região a ser desbravada pela televisão. Ele também considera que, mesmo com a evolução das telecomunicações, as cidades de Goiás por onde foram rodadas cenas da novela --São Félix, Luis Alves e Pirenópolis-- ainda mantêm origens e velhos costumes. "O Pantanal e a Amazônia, por exemplo, já foram cenários de algumas histórias e já são suficientemente conhecidos. A bacia do Araguaia não é tão popular e carrega uma história plena, que passa pela questão indígena, pela Guerrilha e pela veneração que os habitantes do Centro-Oeste têm pelo rio", diz Schechtman.

O drama do protagonista Solano tem origem em uma maldição indígena lançada sobre as mulheres de sua família, em 1845. Esse antigo feitiço condena à morte, à beira do rio Araguaia, todos os homens de sua família. Por isso, sua avó Antoninha (Regina Duarte), se viu obrigada a entregar o filho Fernando (Edson Celulari), ainda pequeno aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso). Desconhecendo o passado, Solano vai pela primeira vez à terra da avó para conhecê-la e decide desafiar a sina de homem marcado para morrer. No Araguaia, ele vive uma grande paixão com Manuela (Milena Toscano), filha de seu maior inimigo, Max (Lima Duarte). Estela (Cleo Pires), madrasta de Solano, vai fazer de tudo para conquistar o coração do enteado e Vitor Villar (Thiago Fragoso) não vai deixar que o heroi consiga tudo assim tão fácil.

Ao todo foram 40 dias em que elenco e produção estiveram na região do Araguaia. O rio nasce no estado de Goiás e faz divisa natural entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. São aproximadamente 2.114 quilômetros com fauna e flora riquíssimas.

Para Milena Toscano não houve problema algum estar tão próxima da vida selvagem. "O rio é cheio de jacarés, mas tinha uma equipe do Corpo de Bombeiros assessorando todos", conta a atriz que interpreta sua primeira protagonista na TV. O empenho para fazer sempre o melhor também está na ala dos atores veteranos. Lima Duarte machucou o joelho durante as gravações quando andava a cavalo. "Mas se precisar que eu fique em cima do cavalo eu fico", diz o ator bem humorado que interpreta o vilão Max.

Para viver Antoninha, Regina Duarte usou uma máscara de látex para envelhecer, maquiagem para aprofundar as rugas e uma peruca branca para completar a transformação. "Emagreci uns dois quilos pra minha pele ficar mais flácida, porque quando você emagrece, cai, né?!", diz a atriz, aos risos.

Murilo Rosa, todos os dias em Goiás foram inesquecíveis. “Conheci índios, nadei com jacarés, não ao lado deles, mas próximo”, revela. Para o ator, um dos pontos fortes da novela está no fato de o diretor-geral Marcos Schetschman ter gravado inúmeras cenas de paisagens para inserir ao longo da trama. “Foi isso que ele fez em 'Caminho das Índias' e deu muito certo. Teremos Araguaia do início ao fim. Não será só no início e depois o Araguaia desaparece”, comemora.





Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também