As surpresas do capítulo desta sexta-feira, 30.
Camilo (Maurício Destri) está totalmente desiludido desde que desistiu de pedir a mão de Jane (Pâmela Tomé) no sarau. O rapaz está triste e recluso em sua casa, o que faz Susana (Alessandra Negrini) e Darcy (Thiago Lacerda) temerem por sua saúde. Ele se recusa a se alimentar e não tem mais ânimo de fazer nada. “Se eu morrer por falta de comida, qual é o problema? Com o vazio que estou sentindo agora, talvez seja melhor morrer mesmo! Agora me deixem em paz!”, anuncia Camilo, no auge da sua tristeza.
Para grande surpresa de todos, Julieta (Gabriela Duarte) chega exigindo explicações pelo estado de saúde do filho. Darcy explica que Camilo sofre por amor, e Julieta logo quer saber quem é a moça que despertou o sentimento em seu filho. Susana dá a sua versão de Jane: “Ela é uma menina fria e calculista! A mãe é uma embusteira que treina as cinco filhas para o golpe do baú”. Irritada com a falta de pulso de Susana, Julieta educadamente pede licença a Darcy para falar em particular com a amiga.
“Você deixou esse relacionamento ir longe demais. No primeiro sinal de que ele estava se encantando por essa menina, tinha que ter sido implacável!”, diz a rainha do café, impassível. Susana pede desculpas e admite que talvez tenha sido branda demais com Camilo e subestimado a inteligência de Jane.
Julieta não deixa barato e coloca Susana em seu lugar: “E talvez eu tenha superestimado a sua... Desculpe a dureza, mas suas ironias não têm lugar aqui nessa conversa. Eu não cheguei onde cheguei sendo condescendente.” Após a conversa, Julieta assume ter se aborrecido demais com o assunto, e precisa poupar forças para um outro problema que a trouxe ao Vale do Café: as terras do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura).
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir da próxima sexta-feira, dia 30. ‘Orgulho e Paixão’ Marcos Bernstein, escrita por Marcos Bernstein e Victor Atherino, a novela tem direção artística de Fred Mayrink.