Sarau promete fortes emoções.
Assim que Jane (Pâmela Tomé) se recupera da forte gripe que a deixou de cama na casa dos Bittencourt e a fez estreitar laços com Camilo (Maurício Destri), o herdeiro da rainha do café decide promover uma festa para pedir a mão de Jane em casamento. Mesmo a contragosto de Susana (Alessandra Negrini), é organizado um grande sarau nos jardins da mansão da fazenda Bittencourt e todos da região são convidados, incluindo, é claro, a família Benedito.
Os jardins da fazenda Bittencourt estão floridos e com tendas espalhadas por todos os lados para que os convidados possam se acomodar e apreciar as atrações oferecidas por Camilo. “Gostaria de dar boas vindas aos meus convidados. Queremos retribuir nossa calorosa recepção aqui no Vale do Café com esse sarau: teremos música em nossa tenda e depois apresentação dos talentos locais!”, diz Camilo, estourando a champanhe e dando por iniciado o Sarau.
Nem todos os presentes estão felizes com a festa. Inconformada com a audácia de Camilo, Susana decide acabar com os planos de casamento do único filho de Julieta (Gabriela Duarte) e Jane com uma jogada combinada com sua fiel governanta, Petúlia (Grace Gianoukas).
A festa está animada com a presença da mesma banda que tocou na festa de Ema (Agatha Moreira), e também pela presença de malabaristas e artistas circenses. Como Elisabeta está com Darcy e afastada de todos, Ofélia logo dá por falta da filha mais velha, e pede para Jane ir à procura da irmã na casa dos Bittencourt. Por uma porta entreaberta, Jane se surpreende ao ver Camilo de joelhos ensaiando a clássica cena do pedido de casamento. A moça seca seus olhos de tamanha emoção e se contém, sem deixar o rapaz perceber que o pedido de noivado não será mais surpresa, e sai de fininho quando finalmente encontra a irmã: “Elisabeta! Finalmente te encontrei... Você não vai acreditar! Ele vai me pedir em casamento, eu o vi ensaiando o pedido!”. Antes mesmo de Elisabeta reagir, Camilo surge na tenda do Sarau convidando todos para uma dança.
Percebendo que Camilo está prestes a fazer o pedido a Jane, Susana põe o seu plano em ação e se dirige a Darcy para provar que as irmãs Benedito são interesseiras. Ele estranha, mas ela insiste: “Se trata de algo que Lídia, a irmã mais nova, deixou escapar e que explica muita coisa!”. Darcy concorda em ouvir Lídia (Bruna Griphao), mesmo sem acreditar em Susana.
Ardilosa, Susana propõe que Lídia dance com Darcy e conte a ele os planos de Ofélia para casar suas filhas, como se ele fosse se divertir com a história e Lídia assim o faz. “Pois então. Naquele dia do temporal, em que Jane veio aqui para visitar vocês, mamãe mandou Jane vir a pé, mesmo sabendo que ela ficaria gripada”, diz Lídia, sem perceber que está prejudicando o futuro de sua irmã. Questionada por Darcy se isso tudo fora ideia de Ofélia, a mocinha confirma sem hesitar: “Sim, mamãe é muito esperta, e está sempre pensando na melhor maneira de casar as filhas com os melhores partidos. É isso que uma boa mãe faz”. Convencido de que realmente as irmãs Benedito só estão interessadas no dinheiro de seus pretendentes, Darcy resolve impedir que Camilo e Jane fiquem noivos e chama o amigo para conversar e contar tudo o que ouviu.
Triste com a constatação, Darcy resume os fatos para Camilo: “Sei que muitas vezes sou culpado de dar mais voz à minha razão do que a meu coração, mas nesse caso... Sinto muito, meu amigo, acho que vai ser melhor assim. Acho que, ao menos, você deve adiar esse pedido até ter certeza da veracidade de tudo isso”. Arrasado, Camilo volta para a tenda do Sarau e continua a festa convidando a sua amada para uma dança. Jane, espantada com a frieza de Camilo o questiona com toda a sua inocência: “Então... você não vai me pedir em casamento?”. Sem acreditar, Camilo responde: “Então é verdade. Eu ainda tinha um fio de esperança de que fosse um mal entendido, mas pelo visto esse era o seu plano o tempo todo”. Sem entender o motivo de tantas ofensas, Jane segura o choro, mas assim que acaba a dança ela corre para os braços da irmã aos prantos: “Ele me humilhou, Elisa. Disse que era tudo planejado, como se eu fosse uma interesseira”. Chocada, Elisabeta encara Darcy, desaprovando a atitude de Camilo.
Essas cenas estão previstas para irem ao ar a partir da próxima quinta-feira, dia 29. ‘Orgulho e Paixão’ Marcos Bernstein, escrita por Marcos Bernstein e Victor Atherino, a novela tem direção artística de Fred Mayrink.